Automovel e cidade: fim do pacto?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grieco, José Luiz Rogé Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16097
Resumo: O presente estudo compreende a análise da cultura do automóvel observando tanto aspectos funcionalistas, operacionais da presença e do uso do carro que reverberam na conformação morfológica das cidades, como também os significados simbólicos que sustentam um arcabouço ideológico que age como neutralizador do dispositivo automóvel na sociedade moderna. A análise busca compreender o lugar do automóvel na dimensão do urbano (cidade/público/coletivo), na esfera da habitação (casa/privado/individual), assim como as interfaces estabelecidas com modais de deslocamento de menor e maior escala. A reflexão histórica sobre a implantação da indústria automobilística contribui na tese para o vislumbre de panoramas que revelam mudanças culturais na sociedade e consequentemente no espaço urbano vivido pelo homem contemporâneo. As tecnologias emergentes para a mobilidade individual, cujos conceitos, em grande medida, já se pronunciavam no despontar da modernidade, estão, nos dias de hoje, se concretizando de maneira mais diversificada e demandam redefinições de políticas públicas para deslocamentos individuais e coletivos. As questões atuais da mobilidade urbana vêm construindo um paradigma mais restritivo à automobilidade, instaurando o que pode ser chamado de uma crise atual do uso do automóvel, marcada pela intensificação de movimentos sociais que questionam a continuidade do “pacto” estabelecido ao longo do século XX entre a cidade e o automóvel.
id PUC_CAMP-5_6f7242e830444aa4c076625ce04e1ca3
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16097
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Automovel e cidade: fim do pacto?Automóvel e cidadeMorfologia urbana e regionalCultura urbana e automóvelAutomobilidadeNovos modais de deslocamentoMovimentos urbanos contra o uso do automóvelAutomobile and cityUrban and regional morphologyUrban and automobile cultureSelf mobilityNew travel modalsUrban movements against the use of the automobileO presente estudo compreende a análise da cultura do automóvel observando tanto aspectos funcionalistas, operacionais da presença e do uso do carro que reverberam na conformação morfológica das cidades, como também os significados simbólicos que sustentam um arcabouço ideológico que age como neutralizador do dispositivo automóvel na sociedade moderna. A análise busca compreender o lugar do automóvel na dimensão do urbano (cidade/público/coletivo), na esfera da habitação (casa/privado/individual), assim como as interfaces estabelecidas com modais de deslocamento de menor e maior escala. A reflexão histórica sobre a implantação da indústria automobilística contribui na tese para o vislumbre de panoramas que revelam mudanças culturais na sociedade e consequentemente no espaço urbano vivido pelo homem contemporâneo. As tecnologias emergentes para a mobilidade individual, cujos conceitos, em grande medida, já se pronunciavam no despontar da modernidade, estão, nos dias de hoje, se concretizando de maneira mais diversificada e demandam redefinições de políticas públicas para deslocamentos individuais e coletivos. As questões atuais da mobilidade urbana vêm construindo um paradigma mais restritivo à automobilidade, instaurando o que pode ser chamado de uma crise atual do uso do automóvel, marcada pela intensificação de movimentos sociais que questionam a continuidade do “pacto” estabelecido ao longo do século XX entre a cidade e o automóvel.The study comprises the analysis of the culture of the automobile observing both functionalist, operational aspects of the presence and use of the car that reverberate in the morphological conformation of cities, as well as the symbolic meanings that support an ideological framework that acts as neutralizing the automobile artifact in modern society. The analysis seeks to understand the place of the automobile in the urban dimension (city/public/collective), in the sphere of housing (home/private/individual) as well as the interfaces established with smaller and larger-scale travel modes. The historical reflection on the implementation of the automotive industry contributes, in the thesis, to the glimpse of panoramas that reveal cultural changes in society and consequently in the urban space lived by contemporary man. Emerging technologies for individual mobility, whose concepts, to a large extent, have already spoken in the emerging of modernity are, nowadays, materializing in a more diverse way and demand redefinitions of public policies to individual and collective displacements. The current issues of urban mobility have been building a paradigm more restrictive on self-mobility, establishing what can be called a current crisis of the use of automobiles, marked by the intensification of social movements that question the continuity of the " pact" established throughout the twentieth century between the city and the automobile.PUC-CampinasSantos Junior, Wilson Ribeiro dosPontifícia Universidade Católica de CampinasGrieco, José Luiz Rogé Ferreira2022-02-17T13:43:36Z2022-02-17T13:43:36Z2020-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/160974458038519734728porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-05-04T19:37:30Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16097Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-05-04T19:37:30Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Automovel e cidade: fim do pacto?
title Automovel e cidade: fim do pacto?
spellingShingle Automovel e cidade: fim do pacto?
Grieco, José Luiz Rogé Ferreira
Automóvel e cidade
Morfologia urbana e regional
Cultura urbana e automóvel
Automobilidade
Novos modais de deslocamento
Movimentos urbanos contra o uso do automóvel
Automobile and city
Urban and regional morphology
Urban and automobile culture
Self mobility
New travel modals
Urban movements against the use of the automobile
title_short Automovel e cidade: fim do pacto?
title_full Automovel e cidade: fim do pacto?
title_fullStr Automovel e cidade: fim do pacto?
title_full_unstemmed Automovel e cidade: fim do pacto?
title_sort Automovel e cidade: fim do pacto?
author Grieco, José Luiz Rogé Ferreira
author_facet Grieco, José Luiz Rogé Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos Junior, Wilson Ribeiro dos
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Grieco, José Luiz Rogé Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Automóvel e cidade
Morfologia urbana e regional
Cultura urbana e automóvel
Automobilidade
Novos modais de deslocamento
Movimentos urbanos contra o uso do automóvel
Automobile and city
Urban and regional morphology
Urban and automobile culture
Self mobility
New travel modals
Urban movements against the use of the automobile
topic Automóvel e cidade
Morfologia urbana e regional
Cultura urbana e automóvel
Automobilidade
Novos modais de deslocamento
Movimentos urbanos contra o uso do automóvel
Automobile and city
Urban and regional morphology
Urban and automobile culture
Self mobility
New travel modals
Urban movements against the use of the automobile
description O presente estudo compreende a análise da cultura do automóvel observando tanto aspectos funcionalistas, operacionais da presença e do uso do carro que reverberam na conformação morfológica das cidades, como também os significados simbólicos que sustentam um arcabouço ideológico que age como neutralizador do dispositivo automóvel na sociedade moderna. A análise busca compreender o lugar do automóvel na dimensão do urbano (cidade/público/coletivo), na esfera da habitação (casa/privado/individual), assim como as interfaces estabelecidas com modais de deslocamento de menor e maior escala. A reflexão histórica sobre a implantação da indústria automobilística contribui na tese para o vislumbre de panoramas que revelam mudanças culturais na sociedade e consequentemente no espaço urbano vivido pelo homem contemporâneo. As tecnologias emergentes para a mobilidade individual, cujos conceitos, em grande medida, já se pronunciavam no despontar da modernidade, estão, nos dias de hoje, se concretizando de maneira mais diversificada e demandam redefinições de políticas públicas para deslocamentos individuais e coletivos. As questões atuais da mobilidade urbana vêm construindo um paradigma mais restritivo à automobilidade, instaurando o que pode ser chamado de uma crise atual do uso do automóvel, marcada pela intensificação de movimentos sociais que questionam a continuidade do “pacto” estabelecido ao longo do século XX entre a cidade e o automóvel.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-20
2022-02-17T13:43:36Z
2022-02-17T13:43:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16097
4458038519734728
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16097
identifier_str_mv 4458038519734728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210247233732608