Educação, esfera pública e o agir comunicativo da luta por reconhecimento estudo sobre as ofensas racistas contra o goleiro Aranha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Felipe Mattei
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16421
Resumo: A presente dissertação “Educação, esfera pública e o agir comunicativo da luta por reconhecimento: estudo sobre as ofensas racistas contra o goleiro Aranha” tem por objetivo estudar a relação entre a educação, a esfera pública e o agir comunicativo, para que se possam investigar as atitudes racistas envolvidas no caso do goleiro Mário Lúcio Duarte Costa (goleiro Aranha), com base na teoria de Axel Honneth: Luta por Reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais (2012). A hipótese permeia a possibilidade, dentro da relação intersubjetiva dos sujeitos, na esfera da educação no espaço público, da contribuição ou não para a diminuição das práticas racistas. Para isso, como objetivos secundários, faz-se necessário expor as obras de Jürgen Habermas, (2012; 2014) como aparato teórico para a análise coesa sobre a esfera pública e o agir comunicativo, que possibilitam a argumentação pela educação contra as formas de desrespeito. Promove-se, ao longo da dissertação, a interlocução entre as teorias e o contexto da realidade social, como uma metonímia da comunicação existente na sociedade por meio da internet (mídia digital), analisando os agentes envolvidos, suas consequências no convívio social e o que este recorte traz como efeito para a sociedade contemporânea, meio que educa os seus agentes e os transformam. O caso analisado nesta dissertação apresenta como agentes envolvidos o goleiro Aranha, a torcedora Patrícia Moreira, a imprensa, a mídia digital e a sociedade, o que possibilita a realização de interpretações possíveis sobre a luta do movimento negro e o quanto a sociedade está ou não se transformando, com base na construção de conceitos que nos permitem fazer uma reflexão a respeito do racismo na sociedade brasileira.
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