Falando pra galera: narrativas sobre a experiência de profissionais da saúde em um projeto social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zaparoli, Carolina Teixeira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15972
Resumo: Esta pesquisa objetivou compreender a experiência de profissionais de saúde pública em relação à participação em um projeto denominado Falando Pra Galera, desenvolvido por uma organização não governamental. Trata-se de um estudo qualitativo de inspiração fenomenológica. Os referenciais teóricos norteadores foram os conceitos de Carl Rogers sobre aprendizagem significativa e os princípios pedagógicos propostos por Paulo Freire. A pesquisadora entrevistou sete profissionais da saúde: psicólogo, terapeuta ocupacional, agente comunitário de saúde, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, dentista e médico. Objetivando apreender a experiência vivida pelos participantes.A partir de encontro dialógico entre a pesquisadora e cada um dos profissionais, foram construídas sete narrativas compreensivas. As narrativas trouxeram à tona elementos significativos da experiência vivida pelos profissionais. Concluiu-se que o ambiente de aprendizagem proporcionado pelo projeto aos profissionais em relação ao desenvolvimento de atividades com adolescentes aproxima-se da proposta de Rogers para uma aprendizagem significativa, ao incluir elementos afetivos e cognitivos, além de ter sido auto-dirigido. A experiência possibilitou aos profissionais resgatar elementos de sua própria adolescência, fazendoos saírem da condição de expectadores para assumirem uma postura pessoal, qualificada e eficaz. Proporcionou-lhes ainda um espaço para a experimentação de outras maneiras de ser profissional da saúde. Esta pesquisa sinaliza a importância de propostas que visem qualificar a prática dos profissionais da saúde a partir de estratégias que valorizem a experiência pessoal, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde SUS -- no Brasil.
id PUC_CAMP-5_7870a13f9e73a33f3ded79d2c819d6c6
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15972
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Falando pra galera: narrativas sobre a experiência de profissionais da saúde em um projeto socialTalking to the Kids: narratives on the experience of health professionals in a social projectatenção psicológica em instituiçõesprevenção e intervenção psicológicapesquisa fenomenológicaaprendizagem significativapsychological attention in institutionspsychological prevention and interventionphenomenological researchmeaningful learningEsta pesquisa objetivou compreender a experiência de profissionais de saúde pública em relação à participação em um projeto denominado Falando Pra Galera, desenvolvido por uma organização não governamental. Trata-se de um estudo qualitativo de inspiração fenomenológica. Os referenciais teóricos norteadores foram os conceitos de Carl Rogers sobre aprendizagem significativa e os princípios pedagógicos propostos por Paulo Freire. A pesquisadora entrevistou sete profissionais da saúde: psicólogo, terapeuta ocupacional, agente comunitário de saúde, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, dentista e médico. Objetivando apreender a experiência vivida pelos participantes.A partir de encontro dialógico entre a pesquisadora e cada um dos profissionais, foram construídas sete narrativas compreensivas. As narrativas trouxeram à tona elementos significativos da experiência vivida pelos profissionais. Concluiu-se que o ambiente de aprendizagem proporcionado pelo projeto aos profissionais em relação ao desenvolvimento de atividades com adolescentes aproxima-se da proposta de Rogers para uma aprendizagem significativa, ao incluir elementos afetivos e cognitivos, além de ter sido auto-dirigido. A experiência possibilitou aos profissionais resgatar elementos de sua própria adolescência, fazendoos saírem da condição de expectadores para assumirem uma postura pessoal, qualificada e eficaz. Proporcionou-lhes ainda um espaço para a experimentação de outras maneiras de ser profissional da saúde. Esta pesquisa sinaliza a importância de propostas que visem qualificar a prática dos profissionais da saúde a partir de estratégias que valorizem a experiência pessoal, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde SUS -- no Brasil.This research objectified to comprehend the experience of public health professionals in relation to the participation in a project called Talking to the Kids developed by a non governamental organization. It is a qualitative study of phenomenological inspiration. The theoretical framework included the concepts of Carl Rogers on significant learning and the pedagogical principles developed by Paulo Freire. The researcher interviewed seven health professionals: psychologist, occupational therapist, health communitarian agent, nurse, nurse aid, dentist and medical doctor. Objectifying to focus on the - experience lived by the participants and communicated during an encounter between the researcher and each one of the professionals, seven comprehensive narratives were constructed. The narratives had brought to clear significant elements of the experience lived by the professionals. It was concluded that the learning environment offered by the project to the professionals in relation to the development of activities with adolescents come close to the rogerian proposal for a meaningful learning, due to the inclusion of affective and cognitive elements, beyond having been auto-directed. The experience made possible for the professionals to rescue elements of their own adolescence and also it made them leave the condition of observers to assume qualified and efficient personal attitudes. It provided an experimental setting for the participants in order to allow them to try other ways to be a health professional. This research signals the importance of proposals that aim to characterize health professionals practices from strategies that value the personal experience, contributing for the reinforcement of the Unique Health System SUS in Brazil.PUC-CampinasCury, Vera EnglerPontifícia Universidade Católica de CampinasZaparoli, Carolina Teixeira2022-02-16T19:00:06Z2022-02-16T19:00:06Z2011-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/159722804126037446870porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-19T12:41:28Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15972Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-19T12:41:28Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Falando pra galera: narrativas sobre a experiência de profissionais da saúde em um projeto social
Talking to the Kids: narratives on the experience of health professionals in a social project
title Falando pra galera: narrativas sobre a experiência de profissionais da saúde em um projeto social
spellingShingle Falando pra galera: narrativas sobre a experiência de profissionais da saúde em um projeto social
Zaparoli, Carolina Teixeira
atenção psicológica em instituições
prevenção e intervenção psicológica
pesquisa fenomenológica
aprendizagem significativa
psychological attention in institutions
psychological prevention and intervention
phenomenological research
meaningful learning
title_short Falando pra galera: narrativas sobre a experiência de profissionais da saúde em um projeto social
title_full Falando pra galera: narrativas sobre a experiência de profissionais da saúde em um projeto social
title_fullStr Falando pra galera: narrativas sobre a experiência de profissionais da saúde em um projeto social
title_full_unstemmed Falando pra galera: narrativas sobre a experiência de profissionais da saúde em um projeto social
title_sort Falando pra galera: narrativas sobre a experiência de profissionais da saúde em um projeto social
author Zaparoli, Carolina Teixeira
author_facet Zaparoli, Carolina Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cury, Vera Engler
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Zaparoli, Carolina Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv atenção psicológica em instituições
prevenção e intervenção psicológica
pesquisa fenomenológica
aprendizagem significativa
psychological attention in institutions
psychological prevention and intervention
phenomenological research
meaningful learning
topic atenção psicológica em instituições
prevenção e intervenção psicológica
pesquisa fenomenológica
aprendizagem significativa
psychological attention in institutions
psychological prevention and intervention
phenomenological research
meaningful learning
description Esta pesquisa objetivou compreender a experiência de profissionais de saúde pública em relação à participação em um projeto denominado Falando Pra Galera, desenvolvido por uma organização não governamental. Trata-se de um estudo qualitativo de inspiração fenomenológica. Os referenciais teóricos norteadores foram os conceitos de Carl Rogers sobre aprendizagem significativa e os princípios pedagógicos propostos por Paulo Freire. A pesquisadora entrevistou sete profissionais da saúde: psicólogo, terapeuta ocupacional, agente comunitário de saúde, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, dentista e médico. Objetivando apreender a experiência vivida pelos participantes.A partir de encontro dialógico entre a pesquisadora e cada um dos profissionais, foram construídas sete narrativas compreensivas. As narrativas trouxeram à tona elementos significativos da experiência vivida pelos profissionais. Concluiu-se que o ambiente de aprendizagem proporcionado pelo projeto aos profissionais em relação ao desenvolvimento de atividades com adolescentes aproxima-se da proposta de Rogers para uma aprendizagem significativa, ao incluir elementos afetivos e cognitivos, além de ter sido auto-dirigido. A experiência possibilitou aos profissionais resgatar elementos de sua própria adolescência, fazendoos saírem da condição de expectadores para assumirem uma postura pessoal, qualificada e eficaz. Proporcionou-lhes ainda um espaço para a experimentação de outras maneiras de ser profissional da saúde. Esta pesquisa sinaliza a importância de propostas que visem qualificar a prática dos profissionais da saúde a partir de estratégias que valorizem a experiência pessoal, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde SUS -- no Brasil.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-17
2022-02-16T19:00:06Z
2022-02-16T19:00:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15972
2804126037446870
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15972
identifier_str_mv 2804126037446870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210256060645376