Falando pra galera: narrativas sobre a experiência de profissionais da saúde em um projeto social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15972 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou compreender a experiência de profissionais de saúde pública em relação à participação em um projeto denominado Falando Pra Galera, desenvolvido por uma organização não governamental. Trata-se de um estudo qualitativo de inspiração fenomenológica. Os referenciais teóricos norteadores foram os conceitos de Carl Rogers sobre aprendizagem significativa e os princípios pedagógicos propostos por Paulo Freire. A pesquisadora entrevistou sete profissionais da saúde: psicólogo, terapeuta ocupacional, agente comunitário de saúde, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, dentista e médico. Objetivando apreender a experiência vivida pelos participantes.A partir de encontro dialógico entre a pesquisadora e cada um dos profissionais, foram construídas sete narrativas compreensivas. As narrativas trouxeram à tona elementos significativos da experiência vivida pelos profissionais. Concluiu-se que o ambiente de aprendizagem proporcionado pelo projeto aos profissionais em relação ao desenvolvimento de atividades com adolescentes aproxima-se da proposta de Rogers para uma aprendizagem significativa, ao incluir elementos afetivos e cognitivos, além de ter sido auto-dirigido. A experiência possibilitou aos profissionais resgatar elementos de sua própria adolescência, fazendoos saírem da condição de expectadores para assumirem uma postura pessoal, qualificada e eficaz. Proporcionou-lhes ainda um espaço para a experimentação de outras maneiras de ser profissional da saúde. Esta pesquisa sinaliza a importância de propostas que visem qualificar a prática dos profissionais da saúde a partir de estratégias que valorizem a experiência pessoal, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde SUS -- no Brasil. |
id |
PUC_CAMP-5_7870a13f9e73a33f3ded79d2c819d6c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15972 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
Falando pra galera: narrativas sobre a experiência de profissionais da saúde em um projeto socialTalking to the Kids: narratives on the experience of health professionals in a social projectatenção psicológica em instituiçõesprevenção e intervenção psicológicapesquisa fenomenológicaaprendizagem significativapsychological attention in institutionspsychological prevention and interventionphenomenological researchmeaningful learningEsta pesquisa objetivou compreender a experiência de profissionais de saúde pública em relação à participação em um projeto denominado Falando Pra Galera, desenvolvido por uma organização não governamental. Trata-se de um estudo qualitativo de inspiração fenomenológica. Os referenciais teóricos norteadores foram os conceitos de Carl Rogers sobre aprendizagem significativa e os princípios pedagógicos propostos por Paulo Freire. A pesquisadora entrevistou sete profissionais da saúde: psicólogo, terapeuta ocupacional, agente comunitário de saúde, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, dentista e médico. Objetivando apreender a experiência vivida pelos participantes.A partir de encontro dialógico entre a pesquisadora e cada um dos profissionais, foram construídas sete narrativas compreensivas. As narrativas trouxeram à tona elementos significativos da experiência vivida pelos profissionais. Concluiu-se que o ambiente de aprendizagem proporcionado pelo projeto aos profissionais em relação ao desenvolvimento de atividades com adolescentes aproxima-se da proposta de Rogers para uma aprendizagem significativa, ao incluir elementos afetivos e cognitivos, além de ter sido auto-dirigido. A experiência possibilitou aos profissionais resgatar elementos de sua própria adolescência, fazendoos saírem da condição de expectadores para assumirem uma postura pessoal, qualificada e eficaz. Proporcionou-lhes ainda um espaço para a experimentação de outras maneiras de ser profissional da saúde. Esta pesquisa sinaliza a importância de propostas que visem qualificar a prática dos profissionais da saúde a partir de estratégias que valorizem a experiência pessoal, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde SUS -- no Brasil.This research objectified to comprehend the experience of public health professionals in relation to the participation in a project called Talking to the Kids developed by a non governamental organization. It is a qualitative study of phenomenological inspiration. The theoretical framework included the concepts of Carl Rogers on significant learning and the pedagogical principles developed by Paulo Freire. The researcher interviewed seven health professionals: psychologist, occupational therapist, health communitarian agent, nurse, nurse aid, dentist and medical doctor. Objectifying to focus on the - experience lived by the participants and communicated during an encounter between the researcher and each one of the professionals, seven comprehensive narratives were constructed. The narratives had brought to clear significant elements of the experience lived by the professionals. It was concluded that the learning environment offered by the project to the professionals in relation to the development of activities with adolescents come close to the rogerian proposal for a meaningful learning, due to the inclusion of affective and cognitive elements, beyond having been auto-directed. The experience made possible for the professionals to rescue elements of their own adolescence and also it made them leave the condition of observers to assume qualified and efficient personal attitudes. It provided an experimental setting for the participants in order to allow them to try other ways to be a health professional. This research signals the importance of proposals that aim to characterize health professionals practices from strategies that value the personal experience, contributing for the reinforcement of the Unique Health System SUS in Brazil.PUC-CampinasCury, Vera EnglerPontifícia Universidade Católica de CampinasZaparoli, Carolina Teixeira2022-02-16T19:00:06Z2022-02-16T19:00:06Z2011-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/159722804126037446870porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-19T12:41:28Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15972Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-19T12:41:28Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Falando pra galera: narrativas sobre a experiência de profissionais da saúde em um projeto social Talking to the Kids: narratives on the experience of health professionals in a social project |
title |
Falando pra galera: narrativas sobre a experiência de profissionais da saúde em um projeto social |
spellingShingle |
Falando pra galera: narrativas sobre a experiência de profissionais da saúde em um projeto social Zaparoli, Carolina Teixeira atenção psicológica em instituições prevenção e intervenção psicológica pesquisa fenomenológica aprendizagem significativa psychological attention in institutions psychological prevention and intervention phenomenological research meaningful learning |
title_short |
Falando pra galera: narrativas sobre a experiência de profissionais da saúde em um projeto social |
title_full |
Falando pra galera: narrativas sobre a experiência de profissionais da saúde em um projeto social |
title_fullStr |
Falando pra galera: narrativas sobre a experiência de profissionais da saúde em um projeto social |
title_full_unstemmed |
Falando pra galera: narrativas sobre a experiência de profissionais da saúde em um projeto social |
title_sort |
Falando pra galera: narrativas sobre a experiência de profissionais da saúde em um projeto social |
author |
Zaparoli, Carolina Teixeira |
author_facet |
Zaparoli, Carolina Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cury, Vera Engler Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zaparoli, Carolina Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
atenção psicológica em instituições prevenção e intervenção psicológica pesquisa fenomenológica aprendizagem significativa psychological attention in institutions psychological prevention and intervention phenomenological research meaningful learning |
topic |
atenção psicológica em instituições prevenção e intervenção psicológica pesquisa fenomenológica aprendizagem significativa psychological attention in institutions psychological prevention and intervention phenomenological research meaningful learning |
description |
Esta pesquisa objetivou compreender a experiência de profissionais de saúde pública em relação à participação em um projeto denominado Falando Pra Galera, desenvolvido por uma organização não governamental. Trata-se de um estudo qualitativo de inspiração fenomenológica. Os referenciais teóricos norteadores foram os conceitos de Carl Rogers sobre aprendizagem significativa e os princípios pedagógicos propostos por Paulo Freire. A pesquisadora entrevistou sete profissionais da saúde: psicólogo, terapeuta ocupacional, agente comunitário de saúde, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, dentista e médico. Objetivando apreender a experiência vivida pelos participantes.A partir de encontro dialógico entre a pesquisadora e cada um dos profissionais, foram construídas sete narrativas compreensivas. As narrativas trouxeram à tona elementos significativos da experiência vivida pelos profissionais. Concluiu-se que o ambiente de aprendizagem proporcionado pelo projeto aos profissionais em relação ao desenvolvimento de atividades com adolescentes aproxima-se da proposta de Rogers para uma aprendizagem significativa, ao incluir elementos afetivos e cognitivos, além de ter sido auto-dirigido. A experiência possibilitou aos profissionais resgatar elementos de sua própria adolescência, fazendoos saírem da condição de expectadores para assumirem uma postura pessoal, qualificada e eficaz. Proporcionou-lhes ainda um espaço para a experimentação de outras maneiras de ser profissional da saúde. Esta pesquisa sinaliza a importância de propostas que visem qualificar a prática dos profissionais da saúde a partir de estratégias que valorizem a experiência pessoal, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde SUS -- no Brasil. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02-17 2022-02-16T19:00:06Z 2022-02-16T19:00:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15972 2804126037446870 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15972 |
identifier_str_mv |
2804126037446870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1807210256060645376 |