O purgatório no imaginário do ocidente moderno, a partir da perspectiva de Joseph Ratzinger
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16636 |
Resumo: | A realidade sobre as coisas últimas e dos mistérios da Escatologia, que dizem respeito à ventura final de cada pessoa humana, mostram-se motivo de inquietação no que tange as investigações teológicas de todos os tempos. Essa realidade baseia-se, sobremaneira, no mistério pascal de Cristo, que ocupa lugar central na fé cristã e encabeça a hierarquia de verdades. Embora tenha já Jesus, desde a Revelação à comunidade apostólica, afirmado a realidade da visão beatífica ou do estado de auto-exclusão eterno, há ainda algo de muito conflituoso, sobretudo no diálogo ecumênico, no que tange o dogma do Purgatório. Essa realidade, afirmada pela Igreja, não se enquadra entre os novíssimos, já que é um estado de consciência que tende a ser extinto. Conquanto, carrega em seu bojo debates taxativos e incólumes. Isso se deve a uma interpretação que coaduna o mistério do estado intermediário entre a morte e a visão beatífica a uma espécie de câmara de torturas e castigos, donde se esquiva, ou, onde sequer aparece a Misericórdia de Deus. Nesse contexto, há um paralelo panorama entre aquilo que é, de fato, a doutrina da Igreja sobre o estado de purificação e aquilo que corresponde ao imaginário popular e que colabora ou deteriora as explicitações acerca desse. Assim, no diálogo ordenado de forma metodológica, pode-se compreender o que permanece sobre o imaginário do Purgatório e a sua Doutrina, no desenrolar da história para uma aplicação pastoral, de sentido antropológico e teológico, da oração pelas almas. Estas, completamente partícipes da comunhão dos santos, recebem como sufrágios as indulgências que se lhe ofertam pela oração dos vivos e pelos méritos dos santos. Desse modo, responde-se à indagação hodierna do que, de fato, tenha permanecido sobre tal Doutrina e o que, ao invés, traveste-se de fantasia e causa impiedade e olhar soslaio aos que se apresenta. |
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