Enfermeiro educador, enfermeiro professor : formação e práticas educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Carlos Alberto Martinez de
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15415
Resumo: Este trabalho nasceu da inquietação acerca da formação do enfermeiro para o trabalho educativo. Objetivou verificar os valores atribuídos pelos Enfermeiros à função de educador e docente do profissional de enfermagem. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada no ano de 2003 na Faculdade de Saúde Tecsoma, em Paracatu, Minas Gerais. Participaram da pesquisa, como sujeitos, cinco docentes e usou-se como procedimento de coleta de dados entrevista semi-estruturada. Trabalhou-se a análise do conteúdo das entrevistas transcritas, a partir de duas categorias: a) motivações para a atividade profissional; b) a relação enfermagem/educação/saúde. Constatou-se a ausência de preparação desses profissionais para lidar com as questões de ensino decorrente da insuficiente formação nos cursos de graduação; a dúvida e indefinição do Enfermeiro quando se torna um professor universitário sobre as competências que deve ser detentor para praticar o papel educativo nos espaços formais e não formais. Tais problemas necessitam ser enfrentados e podemos apontar um encaminhamento importante: a formação de enfermeiros-educadores-professores quer seja inicial, quer seja continuada, deve ser reflexiva para ser significativa do ponto de vista da construção de conhecimentos voltados à visão de educação e saúde como práticas sociais.
id PUC_CAMP-5_8a2c3b3c623a1ffc6018b1eed504bb51
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15415
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Enfermeiro educador, enfermeiro professor : formação e práticas educativasavaliaçãoensino superiorenfermagempapel educativoassessmentuniversitary dgreenursingeducative roleEste trabalho nasceu da inquietação acerca da formação do enfermeiro para o trabalho educativo. Objetivou verificar os valores atribuídos pelos Enfermeiros à função de educador e docente do profissional de enfermagem. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada no ano de 2003 na Faculdade de Saúde Tecsoma, em Paracatu, Minas Gerais. Participaram da pesquisa, como sujeitos, cinco docentes e usou-se como procedimento de coleta de dados entrevista semi-estruturada. Trabalhou-se a análise do conteúdo das entrevistas transcritas, a partir de duas categorias: a) motivações para a atividade profissional; b) a relação enfermagem/educação/saúde. Constatou-se a ausência de preparação desses profissionais para lidar com as questões de ensino decorrente da insuficiente formação nos cursos de graduação; a dúvida e indefinição do Enfermeiro quando se torna um professor universitário sobre as competências que deve ser detentor para praticar o papel educativo nos espaços formais e não formais. Tais problemas necessitam ser enfrentados e podemos apontar um encaminhamento importante: a formação de enfermeiros-educadores-professores quer seja inicial, quer seja continuada, deve ser reflexiva para ser significativa do ponto de vista da construção de conhecimentos voltados à visão de educação e saúde como práticas sociais.This assignment acts was raisen from the present uneasiness about the nursing background in Universitary degree concerning the educative role. The target of this assignment is to check the real values attached by the nurses as educators or professional nursing professors. The research of quantitative approach was carried out in Tecsoma College of Health, Paracatu, Minas Gerais, in 2003. Five nursing professors were interviewed and answered some opened questions. Two ranks were taken in account in order to analyse the datas: a) motivation that leads the nurse to work as professor; b) the relation: nursing/education/health. The assignment showed up the gap in nursing background concerned about education, consequently the nursing professor usually doesn t know how proficient he is to face educative role in teaching in schools or out of. Schools. Such problems must be faced and na important way is pointed: the background that the nurses-educators-professors get from the Nursing Universitary degree or even from updating courses must be checked and must focus education and health in social context.PUC-CampinasSordi, Mara Regina Lemes dePontifícia Universidade Católica de CampinasMoraes, Carlos Alberto Martinez de2022-02-16T18:14:02Z2022-02-16T18:14:02Z2004-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154150095195388385080porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:27Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15415Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:27Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Enfermeiro educador, enfermeiro professor : formação e práticas educativas
title Enfermeiro educador, enfermeiro professor : formação e práticas educativas
spellingShingle Enfermeiro educador, enfermeiro professor : formação e práticas educativas
Moraes, Carlos Alberto Martinez de
avaliação
ensino superior
enfermagem
papel educativo
assessment
universitary dgree
nursing
educative role
title_short Enfermeiro educador, enfermeiro professor : formação e práticas educativas
title_full Enfermeiro educador, enfermeiro professor : formação e práticas educativas
title_fullStr Enfermeiro educador, enfermeiro professor : formação e práticas educativas
title_full_unstemmed Enfermeiro educador, enfermeiro professor : formação e práticas educativas
title_sort Enfermeiro educador, enfermeiro professor : formação e práticas educativas
author Moraes, Carlos Alberto Martinez de
author_facet Moraes, Carlos Alberto Martinez de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sordi, Mara Regina Lemes de
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Carlos Alberto Martinez de
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação
ensino superior
enfermagem
papel educativo
assessment
universitary dgree
nursing
educative role
topic avaliação
ensino superior
enfermagem
papel educativo
assessment
universitary dgree
nursing
educative role
description Este trabalho nasceu da inquietação acerca da formação do enfermeiro para o trabalho educativo. Objetivou verificar os valores atribuídos pelos Enfermeiros à função de educador e docente do profissional de enfermagem. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada no ano de 2003 na Faculdade de Saúde Tecsoma, em Paracatu, Minas Gerais. Participaram da pesquisa, como sujeitos, cinco docentes e usou-se como procedimento de coleta de dados entrevista semi-estruturada. Trabalhou-se a análise do conteúdo das entrevistas transcritas, a partir de duas categorias: a) motivações para a atividade profissional; b) a relação enfermagem/educação/saúde. Constatou-se a ausência de preparação desses profissionais para lidar com as questões de ensino decorrente da insuficiente formação nos cursos de graduação; a dúvida e indefinição do Enfermeiro quando se torna um professor universitário sobre as competências que deve ser detentor para praticar o papel educativo nos espaços formais e não formais. Tais problemas necessitam ser enfrentados e podemos apontar um encaminhamento importante: a formação de enfermeiros-educadores-professores quer seja inicial, quer seja continuada, deve ser reflexiva para ser significativa do ponto de vista da construção de conhecimentos voltados à visão de educação e saúde como práticas sociais.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-28
2022-02-16T18:14:02Z
2022-02-16T18:14:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15415
0095195388385080
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15415
identifier_str_mv 0095195388385080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210240255459328