O potencial educacional do cinema de animação: três experiências na sala de aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15382 |
Resumo: | Este estudo, inserido na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do educador, mostra a força da arte da animação como meio didático e suas conseqüências positivas na formação do aluno, que vive imerso em uma sociedade da informação e do conhecimento e que prima por uma nova visão de educação: de aprender a pensar, aprender a aprender e aprender a fazer. Assim, a pesquisa resgata o histórico do uso da linguagem cinematográfica na escola, enfatizando suas potencial idades. Em seguida, expõe experiências educacionais positivas desta união, visando principalmente a reflexão sobre a prática pedagógica e suas conseqüências para a formação do aluno. Serão tratados três exemplos de estudo, divididos em duas categorias. A primeira delas é educação para os meios que visa o desenvolvimento crítico do olhar sobre o cinema de animação, como mostram os exemplos do Cineduc-RJ sobre o estudo das animações "As Bicicletas de Belleville" e "Meow". Na segunda categoria, discute-se a educação com os meios que promove a criticidade através da produção de animações pelos alunos. O Anima Escola-RJ e o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas trabalham com oficinas de animação envolvendo alunos da rede pública. Conclui-se que esta arte estimula o desenvolvimento de habilidades pessoais, a valorização da expressão individual, a força do trabalho em grupo, visando a formação do cidadão através da arte do cinema de animação. |
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O potencial educacional do cinema de animação: três experiências na sala de aulaThe instruction power of animation movies: three experiences in classroomcinema de animaçãoeducação para e com os meiosformação do alunoanimation moviesinstruction for and with the mediaEste estudo, inserido na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do educador, mostra a força da arte da animação como meio didático e suas conseqüências positivas na formação do aluno, que vive imerso em uma sociedade da informação e do conhecimento e que prima por uma nova visão de educação: de aprender a pensar, aprender a aprender e aprender a fazer. Assim, a pesquisa resgata o histórico do uso da linguagem cinematográfica na escola, enfatizando suas potencial idades. Em seguida, expõe experiências educacionais positivas desta união, visando principalmente a reflexão sobre a prática pedagógica e suas conseqüências para a formação do aluno. Serão tratados três exemplos de estudo, divididos em duas categorias. A primeira delas é educação para os meios que visa o desenvolvimento crítico do olhar sobre o cinema de animação, como mostram os exemplos do Cineduc-RJ sobre o estudo das animações "As Bicicletas de Belleville" e "Meow". Na segunda categoria, discute-se a educação com os meios que promove a criticidade através da produção de animações pelos alunos. O Anima Escola-RJ e o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas trabalham com oficinas de animação envolvendo alunos da rede pública. Conclui-se que esta arte estimula o desenvolvimento de habilidades pessoais, a valorização da expressão individual, a força do trabalho em grupo, visando a formação do cidadão através da arte do cinema de animação.This study, included in the Researches on Pedagogical Practices and Educator's Background, shows the power that the art of animation as a didactical instrument and its positive consequences on the student's background, who is submerged in an information and knowledge society and who aims a new point of view on education: to learn how to think, learn how to learn, and learn to do things. In this way, the research redeems the historic of cinematographic language use, focusing its potentialities. Besides, it exposes positive educational experiences of this joint, aiming mainly, the pedagogical practice and its consequences on the student's background. Three studies examples will be discussed herein, divided into two classes. The first one is education for the media, which aims the critical development of the point of view on the animation movies, as shown by Cineduc¬RJ in the animation study of "As Bicicletas de Belleville" and "Meow". In the second class, the education is discussed with the media which promote the change the way we look through the animation creation by students. Anima Escola-RJ and Núcleo de Cinema de Animação de Campinas (Anima School and Center of Animation and Movies of Campinas) work with animation workshops including students from the public school net. We conclude that this art stimulates the development of personal abilities, the valorization of individual expression, the power of working in group, aiming the structure of the citizens through the art of animation movies.PUC-CampinasCastanho, Maria Eugênia de Lima e MontesPontifícia Universidade Católica de CampinasVieira, Tatiana Cuberos2022-02-16T18:13:15Z2022-02-16T18:13:15Z2008-06-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153821121270150414227porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:26Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15382Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:26Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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