Um estudo sobre avaliação da aprendizagem em cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15347 |
Resumo: | Este trabalho apresenta resultados de pesquisa sobre a avaliação da aprendizagem em cursos de graduação, desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina, entre julho de 2006 a maio de 2007 e inserida na linha de pesquisa denominada Estudos em Avaliação. Apresentam-se, primeiramente, um histórico da cidade e da Universidade Estadual de Londrina. Em seguida, resgatam-se alguns aspectos relevantes da história da avaliação da aprendizagem, seguido de um resgate de teorias relacionadas com a aprendizagem e com a avaliação formativa no ensino superior, juntamente com análise dos Projetos Político-Pedagógicos Institucional e dos cursos investigados. Apresentam-se, em seguida, o resultado da análise de questionários aplicados aos docentes de cursos de graduação da universidade, abrangendo as diferentes áreas, segundo a classificação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os problemas de pesquisa referem-se ao grau de proximidade entre os discursos da Instituição e os dos docentes, revelados, respectivamente, nos documentos investigados e nas respostas obtidas dos sujeitos de pesquisa. Procura-se verificar se houve ou não mudanças entre a formação acadêmica dos sujeitos e suas práticas avaliativas enquanto docentes na educação superior e que teorias pedagógicas e epistemológicas embasam essas práticas. A contribuição desta pesquisa torna-se relevante por fornecer elementos para a reflexão sobre a avaliação da aprendizagem na educação superior, apontando caminhos para o crescimento dentro da temática pesquisada e suscitar outras questões que possibilitem o desenvolvimento de novas pesquisas e novos avanços nas discussões sobre a avaliação da aprendizagem. |
id |
PUC_CAMP-5_8e65b28e8543667f84ca80ff166fdf8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15347 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo sobre avaliação da aprendizagem em cursos de graduação da Universidade Estadual de LondrinaA study on learning evaluation in graduation courses at the State University of Londrinaavaliação da aprendizagemteorias pedagógicasteorias da aprendizagemavaliação formativaeducação superioravaliar e formarparadigma tradicionalformação para avaliarlearning evaluationpedagogical theorieslearning theoriesbackground related evaluation, university teaching, evaluating and providing backgroundtraditional paradigmbackground to evaluateEste trabalho apresenta resultados de pesquisa sobre a avaliação da aprendizagem em cursos de graduação, desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina, entre julho de 2006 a maio de 2007 e inserida na linha de pesquisa denominada Estudos em Avaliação. Apresentam-se, primeiramente, um histórico da cidade e da Universidade Estadual de Londrina. Em seguida, resgatam-se alguns aspectos relevantes da história da avaliação da aprendizagem, seguido de um resgate de teorias relacionadas com a aprendizagem e com a avaliação formativa no ensino superior, juntamente com análise dos Projetos Político-Pedagógicos Institucional e dos cursos investigados. Apresentam-se, em seguida, o resultado da análise de questionários aplicados aos docentes de cursos de graduação da universidade, abrangendo as diferentes áreas, segundo a classificação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os problemas de pesquisa referem-se ao grau de proximidade entre os discursos da Instituição e os dos docentes, revelados, respectivamente, nos documentos investigados e nas respostas obtidas dos sujeitos de pesquisa. Procura-se verificar se houve ou não mudanças entre a formação acadêmica dos sujeitos e suas práticas avaliativas enquanto docentes na educação superior e que teorias pedagógicas e epistemológicas embasam essas práticas. A contribuição desta pesquisa torna-se relevante por fornecer elementos para a reflexão sobre a avaliação da aprendizagem na educação superior, apontando caminhos para o crescimento dentro da temática pesquisada e suscitar outras questões que possibilitem o desenvolvimento de novas pesquisas e novos avanços nas discussões sobre a avaliação da aprendizagem.This piece of work aims to show the results of a research on learning evaluation in graduation courses. It was carried out at the State University of Londrina, July 2006 through May 2007, and is chiefly linked up to a research type named as Studies on Education. Firstly, one presents both a historical approach on the city and on the State University of Londrina. Secondly, one salvages not only some important features about the history of learning evaluation, learning-based theories, background-related evaluation into university teaching, but also an analysis regarding Political/Pedagogical Projects and courses selected. Thirdly, one shows the results of questionnaires which were applied to the graduation-spanning faculty of the university and based upon the National Center for Researches. Through the institution s documents and the professors´ research replies scrutinized, one could dwell upon hurdles over the research referred to as how close the university s and the faculty s points of view may be. One also aims to verify any possible changes between graduation background and professors´ evaluation practice and what theories are the basis for such a practice. Thus, this research ends up being important due to its bethink-causing elements on learning evaluation into university teaching, ways to enrich the subject analyzed as well as other views that may arise in order to develop new researches on learning evaluation.PUC-CampinasBalzan, Newton CesarPontifícia Universidade Católica de CampinasMoura, Antônio Carlos Silva2022-02-16T18:12:28Z2022-02-16T18:12:28Z2007-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153478301379136853302porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:24Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15347Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:24Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo sobre avaliação da aprendizagem em cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina A study on learning evaluation in graduation courses at the State University of Londrina |
title |
Um estudo sobre avaliação da aprendizagem em cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina |
spellingShingle |
Um estudo sobre avaliação da aprendizagem em cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina Moura, Antônio Carlos Silva avaliação da aprendizagem teorias pedagógicas teorias da aprendizagem avaliação formativa educação superior avaliar e formar paradigma tradicional formação para avaliar learning evaluation pedagogical theories learning theories background related evaluation, university teaching, evaluating and providing background traditional paradigm background to evaluate |
title_short |
Um estudo sobre avaliação da aprendizagem em cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina |
title_full |
Um estudo sobre avaliação da aprendizagem em cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina |
title_fullStr |
Um estudo sobre avaliação da aprendizagem em cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre avaliação da aprendizagem em cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina |
title_sort |
Um estudo sobre avaliação da aprendizagem em cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina |
author |
Moura, Antônio Carlos Silva |
author_facet |
Moura, Antônio Carlos Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Balzan, Newton Cesar Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Antônio Carlos Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação da aprendizagem teorias pedagógicas teorias da aprendizagem avaliação formativa educação superior avaliar e formar paradigma tradicional formação para avaliar learning evaluation pedagogical theories learning theories background related evaluation, university teaching, evaluating and providing background traditional paradigm background to evaluate |
topic |
avaliação da aprendizagem teorias pedagógicas teorias da aprendizagem avaliação formativa educação superior avaliar e formar paradigma tradicional formação para avaliar learning evaluation pedagogical theories learning theories background related evaluation, university teaching, evaluating and providing background traditional paradigm background to evaluate |
description |
Este trabalho apresenta resultados de pesquisa sobre a avaliação da aprendizagem em cursos de graduação, desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina, entre julho de 2006 a maio de 2007 e inserida na linha de pesquisa denominada Estudos em Avaliação. Apresentam-se, primeiramente, um histórico da cidade e da Universidade Estadual de Londrina. Em seguida, resgatam-se alguns aspectos relevantes da história da avaliação da aprendizagem, seguido de um resgate de teorias relacionadas com a aprendizagem e com a avaliação formativa no ensino superior, juntamente com análise dos Projetos Político-Pedagógicos Institucional e dos cursos investigados. Apresentam-se, em seguida, o resultado da análise de questionários aplicados aos docentes de cursos de graduação da universidade, abrangendo as diferentes áreas, segundo a classificação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os problemas de pesquisa referem-se ao grau de proximidade entre os discursos da Instituição e os dos docentes, revelados, respectivamente, nos documentos investigados e nas respostas obtidas dos sujeitos de pesquisa. Procura-se verificar se houve ou não mudanças entre a formação acadêmica dos sujeitos e suas práticas avaliativas enquanto docentes na educação superior e que teorias pedagógicas e epistemológicas embasam essas práticas. A contribuição desta pesquisa torna-se relevante por fornecer elementos para a reflexão sobre a avaliação da aprendizagem na educação superior, apontando caminhos para o crescimento dentro da temática pesquisada e suscitar outras questões que possibilitem o desenvolvimento de novas pesquisas e novos avanços nas discussões sobre a avaliação da aprendizagem. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-20 2022-02-16T18:12:28Z 2022-02-16T18:12:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15347 8301379136853302 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15347 |
identifier_str_mv |
8301379136853302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1807210253494779904 |