Psicologia & direito: um olhar da perspectiva histórico-cultural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15915 |
Resumo: | Essa pesquisa foi realizada a partir da perspectiva histórico-cultural, valorizando os aspectos descritivos e as percepções pessoais de 10 universitários de Direito, focando o particular como parte da totalidade social, procurando compreender como concebem: situações concretas de desigualdade social; a importância ou não e a criminalização dos movimentos sociais. Buscou-se entender se os universitários elaboram ou não projetos futuros de atuação para redução da desigualdade social. O estudo foi realizado em uma instituição universitária particular do interior de São Paulo. Esse estudo foi fundamentado teoricamente a partir de três eixos: a) uma análise das condições de vida no capitalismo; b) uma discussão sobre o papel da educação na sociedade capitalista influenciando a formação em direito; e c) a partir da intersecção entre psicologia e direito, buscou-se entender: desigualdades sociais e movimentos sociais. O materialismo histórico dialético foi utilizado como referencial metodológico em uma perspectiva qualitativa de pesquisa. Foram estruturados como material para análise nessa pesquisa: 2 Instrumentos de Busca de Informação (IBI), contendo dados de identificação e dados sócio-demográficos; bem como, respostas escritas por cada um dos participantes, produzidas a partir de dois textos relativos a movimentos populares. Foram realizados para tanto 2 encontros Grupo Focal. As considerações, reflexões e apontamentos sobre as informações obtidas, foram produzidos a partir de uma análise dialética, como forma de perceber os contrastes existentes entre os sujeitos e a sociedade; resultando sínteses, que o pesquisador desenvolveu a partir de uma análise interpretativa das contradições expressas nos textos escritos pelos participantes. Como principais considerações esse estudo apontou: I) necessidade de se ampliar à discussão sobre o que sejam os movimentos sociais e suas formas de expressão coletiva no cotidiano; II) a relevância de mais pesquisas que busquem a compreensão das características dos estudantes de direito, suas especificidades, e seu universo cultural; e III) a necessidade da construção de uma rede articulada entre psicologia e direito, que favoreça práticas originais com criatividade, flexibilidade e fundamentação metodológica que integrem os conhecimentos das duas áreas, a fim de possibilitar um modo de atuação frente às desigualdades sociais. |
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Psicologia & direito: um olhar da perspectiva histórico-culturalPsychology & Law: a view from historical-cultural perspectivepsicologia socialdireito - aspectos psicológicosestudantes de direitomovimentos sociaismaterialismo históricomaterialismo dialéticosocial psychologylaw - psychological aspectslaw studentssocial movementshistorical materialismdialectical materialismEssa pesquisa foi realizada a partir da perspectiva histórico-cultural, valorizando os aspectos descritivos e as percepções pessoais de 10 universitários de Direito, focando o particular como parte da totalidade social, procurando compreender como concebem: situações concretas de desigualdade social; a importância ou não e a criminalização dos movimentos sociais. Buscou-se entender se os universitários elaboram ou não projetos futuros de atuação para redução da desigualdade social. O estudo foi realizado em uma instituição universitária particular do interior de São Paulo. Esse estudo foi fundamentado teoricamente a partir de três eixos: a) uma análise das condições de vida no capitalismo; b) uma discussão sobre o papel da educação na sociedade capitalista influenciando a formação em direito; e c) a partir da intersecção entre psicologia e direito, buscou-se entender: desigualdades sociais e movimentos sociais. O materialismo histórico dialético foi utilizado como referencial metodológico em uma perspectiva qualitativa de pesquisa. Foram estruturados como material para análise nessa pesquisa: 2 Instrumentos de Busca de Informação (IBI), contendo dados de identificação e dados sócio-demográficos; bem como, respostas escritas por cada um dos participantes, produzidas a partir de dois textos relativos a movimentos populares. Foram realizados para tanto 2 encontros Grupo Focal. As considerações, reflexões e apontamentos sobre as informações obtidas, foram produzidos a partir de uma análise dialética, como forma de perceber os contrastes existentes entre os sujeitos e a sociedade; resultando sínteses, que o pesquisador desenvolveu a partir de uma análise interpretativa das contradições expressas nos textos escritos pelos participantes. Como principais considerações esse estudo apontou: I) necessidade de se ampliar à discussão sobre o que sejam os movimentos sociais e suas formas de expressão coletiva no cotidiano; II) a relevância de mais pesquisas que busquem a compreensão das características dos estudantes de direito, suas especificidades, e seu universo cultural; e III) a necessidade da construção de uma rede articulada entre psicologia e direito, que favoreça práticas originais com criatividade, flexibilidade e fundamentação metodológica que integrem os conhecimentos das duas áreas, a fim de possibilitar um modo de atuação frente às desigualdades sociais.This search was conducted from the historical-cultural perspective, valuing the descriptive aspects and personal perceptions of 10 students of law, focusing on the individual as part of the social totality, seeking to understand how to conceive: concrete situations of social inequality, and the criminalization of social movements. We sought to understand whether students prepare future projects of action for reducing social inequality. The study was conducted at a particular university in a little city of Sao Paulo. This study was grounded theory based on three pillars: a) an analysis of the conditions of life under capitalism, b) a discussion on the role of education in capitalist society influencing law degree, and c) from the intersection of psychology and law aimed to understand: social inequality and social movements. The historical materialism dialectical was used as methodological perspective in qualitative research. Were structured as material for analysis in this study: 2 Instrument Information Search (IIS), containing identification data and socio-demographic data, as well as written answers for each participant, produced from two texts of popular movements. Were performed two Focal Groups meetings. The considerations, reflections and notes on the information obtained, were produced from a dialectical analysis as a way to understand the conflicts between individuals and society, resulting summaries, the researcher developed from an interpretative analysis of the contradictions expressed in texts written by participants. As this study indicated the main considerations: I) need to broaden the discussion about what are the social movements and their forms of collective expression in daily life; II) the importance of more research that seeks to understand the characteristics of law students, their specificities, and their cultural universe, and III) the need to develop a linked network between psychology and law, which favors original practices with creativity, flexibility and methodological foundation to integrate the knowledge of both areas, to enable a mode of action against social inequalities.PUC-CampinasGuzzo, Raquel Souza LoboPontifícia Universidade Católica de CampinasAlves, Laudemir2022-02-16T18:58:56Z2022-02-16T18:58:56Z2010-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/159154975750179730224porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-19T13:01:42Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15915Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-19T13:01:42Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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Essa pesquisa foi realizada a partir da perspectiva histórico-cultural, valorizando os aspectos descritivos e as percepções pessoais de 10 universitários de Direito, focando o particular como parte da totalidade social, procurando compreender como concebem: situações concretas de desigualdade social; a importância ou não e a criminalização dos movimentos sociais. Buscou-se entender se os universitários elaboram ou não projetos futuros de atuação para redução da desigualdade social. O estudo foi realizado em uma instituição universitária particular do interior de São Paulo. Esse estudo foi fundamentado teoricamente a partir de três eixos: a) uma análise das condições de vida no capitalismo; b) uma discussão sobre o papel da educação na sociedade capitalista influenciando a formação em direito; e c) a partir da intersecção entre psicologia e direito, buscou-se entender: desigualdades sociais e movimentos sociais. O materialismo histórico dialético foi utilizado como referencial metodológico em uma perspectiva qualitativa de pesquisa. Foram estruturados como material para análise nessa pesquisa: 2 Instrumentos de Busca de Informação (IBI), contendo dados de identificação e dados sócio-demográficos; bem como, respostas escritas por cada um dos participantes, produzidas a partir de dois textos relativos a movimentos populares. Foram realizados para tanto 2 encontros Grupo Focal. As considerações, reflexões e apontamentos sobre as informações obtidas, foram produzidos a partir de uma análise dialética, como forma de perceber os contrastes existentes entre os sujeitos e a sociedade; resultando sínteses, que o pesquisador desenvolveu a partir de uma análise interpretativa das contradições expressas nos textos escritos pelos participantes. Como principais considerações esse estudo apontou: I) necessidade de se ampliar à discussão sobre o que sejam os movimentos sociais e suas formas de expressão coletiva no cotidiano; II) a relevância de mais pesquisas que busquem a compreensão das características dos estudantes de direito, suas especificidades, e seu universo cultural; e III) a necessidade da construção de uma rede articulada entre psicologia e direito, que favoreça práticas originais com criatividade, flexibilidade e fundamentação metodológica que integrem os conhecimentos das duas áreas, a fim de possibilitar um modo de atuação frente às desigualdades sociais. |
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