Geometrias e geografias, modelos e territórios: o caso do atendimento escolar em creche como política pública de caráter territorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carandina, Thiago
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16102
Resumo: O paulatino abandono da política territorial pelo Estado tem servido como estímulo ao avanço do economicismo em detrimento de importantes dimensões humanas como cultura, a sociedade e o espaço. Isso dificulta, quanto não impede, o acesso das pessoas aos seus direitos mais fundamentais: saúde, saneamento básico, educação. Na política pública, esse abandono pode ser explicado pela centralidade que a aplicação de modelos e técnicas tem tido na formulação de políticas públicas e na tomada de decisão dos gestores municipais. Apoiando-se no caso de problemas por vagas em creche no município de Vinhedo, estado de São Paulo, a hipótese central desta tese é que o atendimento escolar em creche deve ser tratado como política de caráter territorial. A meta 1 do Plano Nacional de Educação prevê que, até 2024, 50% do total de crianças de 0 a 3 anos de idade do Brasil devem estar matriculadas na creche. No caso de Vinhedo, o estudo verificou que o munícipio, em comparação com demais municípios do estado de São Paulo e da Região Metropolitana de Campinas, está bem quando se trata de parâmetros quantitativos. Porém, os problemas, aqueles não diagnosticados pelos números, existem. Sendo o espaço banal aquele que compreende a todos e todos os lugares, a tese formula e propõe um índice sintético, Índice Potencial de Atendimento Escolar em Creche (INPAEC) que identifica áreas de maior prioridade por vagas em creche e elege o território usado como categoria central para conceber e formular políticas públicas de caráter territorial.
id PUC_CAMP-5_8e98af3aed5a58b23ba244b8f438a599
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16102
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Geometrias e geografias, modelos e territórios: o caso do atendimento escolar em creche como política pública de caráter territorialAtendimento escolarTerritório usadoPolítica territorialPlano Nacional de EducaçãoSchool attendanceUsed territoryTerritorial policyNational Education PlanO paulatino abandono da política territorial pelo Estado tem servido como estímulo ao avanço do economicismo em detrimento de importantes dimensões humanas como cultura, a sociedade e o espaço. Isso dificulta, quanto não impede, o acesso das pessoas aos seus direitos mais fundamentais: saúde, saneamento básico, educação. Na política pública, esse abandono pode ser explicado pela centralidade que a aplicação de modelos e técnicas tem tido na formulação de políticas públicas e na tomada de decisão dos gestores municipais. Apoiando-se no caso de problemas por vagas em creche no município de Vinhedo, estado de São Paulo, a hipótese central desta tese é que o atendimento escolar em creche deve ser tratado como política de caráter territorial. A meta 1 do Plano Nacional de Educação prevê que, até 2024, 50% do total de crianças de 0 a 3 anos de idade do Brasil devem estar matriculadas na creche. No caso de Vinhedo, o estudo verificou que o munícipio, em comparação com demais municípios do estado de São Paulo e da Região Metropolitana de Campinas, está bem quando se trata de parâmetros quantitativos. Porém, os problemas, aqueles não diagnosticados pelos números, existem. Sendo o espaço banal aquele que compreende a todos e todos os lugares, a tese formula e propõe um índice sintético, Índice Potencial de Atendimento Escolar em Creche (INPAEC) que identifica áreas de maior prioridade por vagas em creche e elege o território usado como categoria central para conceber e formular políticas públicas de caráter territorial.The gradual abandonment of territorial policy by the State has served as a stimulus for the advancement of economism to the detriment of important human dimensions such as culture, society and space. This makes it difficult, if not impossible, for people to access their most fundamental rights: health, basic sanitation, education. In public policy, this abandonment can be explained by the centrality that the application of models and techniques has had in the formulation of public policies and in the decision making of municipal managers. Supporting itself in the case of problems due to places in a daycare center in Vinhedo city, state of São Paulo, the central hypothesis of this thesis is that school attendance in daycare centers should be treated as a territorial policy. Goal 1 of the National Education Plan provides that, by 2024, 50% of the total number of children aged 0 to 3 years of age in Brazil must be enrolled in the daycare center. In the case of Vinhedo, the study found that the municipality, compared to other municipalities in the state of São Paulo and the Metropolitan Region of Campinas, is doing well when it comes to quantitative parameters. However, the problems, those not diagnosed by the numbers, exist. Since the banal space is the one that comprises everyone and everywhere, the thesis formulates and proposes a synthetic index, Potential Index of School Attendance in Day Care (INPAEC) that identifies areas of highest priority for places in day care and lists the territory used as a category central to conceive and formulate territorial public policies.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESPUC-CampinasSilva Neto, Manoel Lemes daPontifícia Universidade Católica de CampinasCarandina, Thiago2022-02-17T13:43:36Z2022-02-17T13:43:36Z2021-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/161028737530614024664porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-05-04T19:37:37Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16102Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-05-04T19:37:37Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Geometrias e geografias, modelos e territórios: o caso do atendimento escolar em creche como política pública de caráter territorial
title Geometrias e geografias, modelos e territórios: o caso do atendimento escolar em creche como política pública de caráter territorial
spellingShingle Geometrias e geografias, modelos e territórios: o caso do atendimento escolar em creche como política pública de caráter territorial
Carandina, Thiago
Atendimento escolar
Território usado
Política territorial
Plano Nacional de Educação
School attendance
Used territory
Territorial policy
National Education Plan
title_short Geometrias e geografias, modelos e territórios: o caso do atendimento escolar em creche como política pública de caráter territorial
title_full Geometrias e geografias, modelos e territórios: o caso do atendimento escolar em creche como política pública de caráter territorial
title_fullStr Geometrias e geografias, modelos e territórios: o caso do atendimento escolar em creche como política pública de caráter territorial
title_full_unstemmed Geometrias e geografias, modelos e territórios: o caso do atendimento escolar em creche como política pública de caráter territorial
title_sort Geometrias e geografias, modelos e territórios: o caso do atendimento escolar em creche como política pública de caráter territorial
author Carandina, Thiago
author_facet Carandina, Thiago
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva Neto, Manoel Lemes da
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Carandina, Thiago
dc.subject.por.fl_str_mv Atendimento escolar
Território usado
Política territorial
Plano Nacional de Educação
School attendance
Used territory
Territorial policy
National Education Plan
topic Atendimento escolar
Território usado
Política territorial
Plano Nacional de Educação
School attendance
Used territory
Territorial policy
National Education Plan
description O paulatino abandono da política territorial pelo Estado tem servido como estímulo ao avanço do economicismo em detrimento de importantes dimensões humanas como cultura, a sociedade e o espaço. Isso dificulta, quanto não impede, o acesso das pessoas aos seus direitos mais fundamentais: saúde, saneamento básico, educação. Na política pública, esse abandono pode ser explicado pela centralidade que a aplicação de modelos e técnicas tem tido na formulação de políticas públicas e na tomada de decisão dos gestores municipais. Apoiando-se no caso de problemas por vagas em creche no município de Vinhedo, estado de São Paulo, a hipótese central desta tese é que o atendimento escolar em creche deve ser tratado como política de caráter territorial. A meta 1 do Plano Nacional de Educação prevê que, até 2024, 50% do total de crianças de 0 a 3 anos de idade do Brasil devem estar matriculadas na creche. No caso de Vinhedo, o estudo verificou que o munícipio, em comparação com demais municípios do estado de São Paulo e da Região Metropolitana de Campinas, está bem quando se trata de parâmetros quantitativos. Porém, os problemas, aqueles não diagnosticados pelos números, existem. Sendo o espaço banal aquele que compreende a todos e todos os lugares, a tese formula e propõe um índice sintético, Índice Potencial de Atendimento Escolar em Creche (INPAEC) que identifica áreas de maior prioridade por vagas em creche e elege o território usado como categoria central para conceber e formular políticas públicas de caráter territorial.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-24
2022-02-17T13:43:36Z
2022-02-17T13:43:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16102
8737530614024664
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16102
identifier_str_mv 8737530614024664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210253432913920