Relatório de sustentabilidade: proposta de aplicação em uma instituição de ensino superior comunitária à luz da global reporting initiative (GRI)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Tadeu Coelho Gonçalves de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15248
Resumo: A sustentabilidade tem se tornado uma importante ferramenta frente à competitividade de mercado. Assim como em todas as áreas, a sustentabilidade também deve ser vista como uma estratégia para as Instituições de Ensino Superior (IES). Daí, então, a relevância dos relatórios de sustentabilidade, os quais divulgam informações sobre os impactos de uma determinada IES no meio ambiente, na economia e na sociedade. Os relatórios dão forma tangível e concreta às questões abstratas, ajudando a compreender e gerir melhor os efeitos do desenvolvimento da sustentabilidade sobre suas atividades e estratégias. Essa nova ideia de integrar informações estratégicas sobre sustentabilidade a outros dados financeiros e materiais representa uma evolução significativa e positiva. O grande impasse é: como dar o pontapé inicial? Como iniciar os relatos de sustentabilidade de uma maneira mais simples e fácil, de forma que as organizações ou IES tenham maior interesse em criar seus respectivos relatórios? Este estudo está ancorado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), considerada como o principal instrumento de comunicação do desempenho ambiental, econômico e social das organizações. Para a GRI, a sustentabilidade só pode ser alcançada por meio de um equilíbrio entre as necessidades ambientais, econômicas e sociais, desde que não comprometa o seu desenvolvimento futuro. O presente trabalho tem o objetivo realizar de um estudo de caso em uma IES Comunitária, sem fins lucrativos, situada no interior do estado de São Paulo, para verificar a possibilidade de elaboração e implantação de um relatório de sustentabilidade, baseado nas diretrizes desenvolvidas pela GRI. Foram elencados indicadores de sustentabilidade voltados às dimensões econômica, social e ambiental da sustentabilidade, divididos em: Fatores extraídos do PDI da Universidade; Fatores adotados pela Universidade que não constam no PDI e Fatores constantes da cartilha GRI - não adotados pela Universidade. Os dados coletados permitem afirmar que as diretrizes de um relatório de sustentabilidade, conforme constam na cartilha GRI, podem ser aplicados na IES estudada, uma vez que são universalmente aplicáveis a empresas de todos os tamanhos, tipos e setores do mercado. Entretanto, para estar em condição de produzir o seu próprio relatório de sustentabilidade, a IES estudada precisa realizar algumas ações, tais como: tomada de decisão para produzir o seu próprio relatório de sustentabilidade; organização das informações relatando as suas ações estratégicas, deliberadas e emergentes, em documentos, conforme já mencionado anteriormente; treinamento de pessoas para organização das informações e produção do relatório; conscientização e mobilização da comunidade acadêmica para o engajamento em ações sustentáveis; publicação do relatório de sustentabilidade; adoção de estratégias para que as ações sustentáveis sejam inseridas e praticadas cada vez mais, tornando-se parte da cultura nos campi da instituição, e; estabelecimento de metas sustentáveis anuais para que, a cada ano, o relatório de sustentabilidade seja ampliado e aprimorado, de acordo com as instruções da cartilha GRI. A elaboração do seu próprio relatório de sustentabilidade permitirá à Universidade estudada auferir benefícios que somam valores positivos, proporcionam o aumento das chances de fidelização junto ao mercado e, também, possibilitam a análise periódica dos dados para comparação de desempenho junto à outras organizações.
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Os relatórios dão forma tangível e concreta às questões abstratas, ajudando a compreender e gerir melhor os efeitos do desenvolvimento da sustentabilidade sobre suas atividades e estratégias. Essa nova ideia de integrar informações estratégicas sobre sustentabilidade a outros dados financeiros e materiais representa uma evolução significativa e positiva. O grande impasse é: como dar o pontapé inicial? Como iniciar os relatos de sustentabilidade de uma maneira mais simples e fácil, de forma que as organizações ou IES tenham maior interesse em criar seus respectivos relatórios? Este estudo está ancorado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), considerada como o principal instrumento de comunicação do desempenho ambiental, econômico e social das organizações. Para a GRI, a sustentabilidade só pode ser alcançada por meio de um equilíbrio entre as necessidades ambientais, econômicas e sociais, desde que não comprometa o seu desenvolvimento futuro. O presente trabalho tem o objetivo realizar de um estudo de caso em uma IES Comunitária, sem fins lucrativos, situada no interior do estado de São Paulo, para verificar a possibilidade de elaboração e implantação de um relatório de sustentabilidade, baseado nas diretrizes desenvolvidas pela GRI. Foram elencados indicadores de sustentabilidade voltados às dimensões econômica, social e ambiental da sustentabilidade, divididos em: Fatores extraídos do PDI da Universidade; Fatores adotados pela Universidade que não constam no PDI e Fatores constantes da cartilha GRI - não adotados pela Universidade. Os dados coletados permitem afirmar que as diretrizes de um relatório de sustentabilidade, conforme constam na cartilha GRI, podem ser aplicados na IES estudada, uma vez que são universalmente aplicáveis a empresas de todos os tamanhos, tipos e setores do mercado. Entretanto, para estar em condição de produzir o seu próprio relatório de sustentabilidade, a IES estudada precisa realizar algumas ações, tais como: tomada de decisão para produzir o seu próprio relatório de sustentabilidade; organização das informações relatando as suas ações estratégicas, deliberadas e emergentes, em documentos, conforme já mencionado anteriormente; treinamento de pessoas para organização das informações e produção do relatório; conscientização e mobilização da comunidade acadêmica para o engajamento em ações sustentáveis; publicação do relatório de sustentabilidade; adoção de estratégias para que as ações sustentáveis sejam inseridas e praticadas cada vez mais, tornando-se parte da cultura nos campi da instituição, e; estabelecimento de metas sustentáveis anuais para que, a cada ano, o relatório de sustentabilidade seja ampliado e aprimorado, de acordo com as instruções da cartilha GRI. A elaboração do seu próprio relatório de sustentabilidade permitirá à Universidade estudada auferir benefícios que somam valores positivos, proporcionam o aumento das chances de fidelização junto ao mercado e, também, possibilitam a análise periódica dos dados para comparação de desempenho junto à outras organizações.Sustainability has become an important tool in relation to market competitiveness. As in all areas, sustainability must also be seen as a strategy for Higher Education Institutions (HEIs).Therefore, the relevance of sustainability reports, which disseminate information about the impacts of a given HEI on the environment, the economy and society. The reports give tangible and concrete form to the abstract questions, helping to better understand and manage the effects of the development of sustainability on its activities and strategies. This new idea of integrating strategic information on sustainability with other financial and material data represents a significant and positive development. The big impasse is how to kick-start? How to start sustainability reporting in a simpler and easier way, so that organizations or HEIs are more interested in creating their reports? This study is anchored in the guidelines of the Global Reporting Initiative (GRI), considered the main instrument of communication of environmental, economic and social performance of organizations. For GRI, sustainability can only be achieved through a balance between environmental, economic and social needs, as long as it doesn´t compromise its future development. The present work has the objective of carrying out a case study in a nonprofit oriented Communal IES, located in the interior of the state of São Paulo, to verify the possibility of elaboration and implementation of a sustainability report, based on the guidelines developed by GRI. Sustainability indicators related to the economic, social and environmental dimensions of sustainability were divided into: factors extracted from the University's PDI; factors adopted by the University that are not included in the PDI and factors included in the GRI booklet - not adopted by th University. The data collected allow us to state that the guidelines of a sustainability report, as they are included in the GRI booklet, can be applied in the HEI studied, since they are universally applicable to companies of all sizes, types and sectors of the market. However, in order to be able to produce its own sustainability report, the HEI studied needs to take some actions, such as: the decision making to produce its own sustainability report; organization of the information, reporting on its deliberate and emerging strategic actions in documents, as mentioned previously; training of people to organize information and report production; awareness and mobilization of the academic community for engagement in sustainable actions; publication of the sustainability report; adoption of strategies so that the sustainable actions are inserted and practiced more and more, becoming part of the culture in the campuses of the institution, and; annual sustainability targets so that, each year, the sustainability report is expanded and improved according to the instructions of the GRI booklet. The elaboration of its own sustainability report will allow the studied University benefits that add up to positive values, increase the chances of loyalty to the market, and also allow the periodic analysis of the data to compare performance with other organizations.PUC-CampinasBenedicto, Samuel Carvalho dePontifícia Universidade Católica de CampinasSouza, Tadeu Coelho Gonçalves de2022-02-16T14:56:41Z2022-02-16T14:56:41Z2018-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/152483095639213857591porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-03-22T12:00:01Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15248Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-03-22T12:00:01Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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