Visão de mundo e teologia como repercussão do cristianismo originário: considerações fenomenológicas em Martin Heidegger
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14851 |
Resumo: | Esta pesquisa toma o pensamento de Martin Heidegger (1889-1976) como principal fonte teórica com a pretensão de mostrar o seguinte: o fenômeno religioso cristão é uma possibilidade viável para compreender a caracterização dada pelo filósofo alemão à noção de experiência fática da vida. Nesse sentido, a experiência cristã é analisada em sua originariedade, donde a concepção de cristianismo originário. O próprio cristianismo, enquanto fenômeno, é um elemento singular para compreender o próprio desdobramento do percurso fenomenológico de Heidegger, sobretudo nos textos e preleções da década de 1920. Por isso, outros dois conceitos aparecem como fundamentais a esta pesquisa: “visão de mundo” e “teologia”. Ambos os termos são caracterizados pelo filósofo alemão no período destacado. No entanto, tal caracterização se encontra dentro de um movimento fenomenológico-hermenêutico, ou seja, busca-se compreender tanto o que seja “visão de mundo” quanto o que seja “teologia” em sua essencialidade, rompendo com a tradição metafísica. Isso faz com que se afirme: “visão de mundo” e “teologia” estão fundadas na dimensão experiencial da existência do ser-aí e ambas podem ser compreendidas como repercussão do cristianismo originário, isto é, enquanto possibilidade de compreensão da própria existência crente do ser-aí. Isso pode ser assim alcançado com o auxílio de um método fenomenológico-hermenêutico, capaz de compreender as construções conceituais elaboradas por Heidegger e aproximá-las entre si. Logo, busca-se compreender o que seja cristianismo originário em sua dimensão experiencial para poder mostrar que “visão de mundo” e “teologia” são repercussões possíveis de tal experiência. |
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Visão de mundo e teologia como repercussão do cristianismo originário: considerações fenomenológicas em Martin HeideggerWorldview and theology as repercussion of the originating Christianity: phenomenological considerations on Martin HeideggerCristianismo originárioVisão de mundoTeologiaFenomenologiaMartin Heidegger.Original ChristianitWorldviewTheologyPhenomenologyMartin Heidegger.Esta pesquisa toma o pensamento de Martin Heidegger (1889-1976) como principal fonte teórica com a pretensão de mostrar o seguinte: o fenômeno religioso cristão é uma possibilidade viável para compreender a caracterização dada pelo filósofo alemão à noção de experiência fática da vida. Nesse sentido, a experiência cristã é analisada em sua originariedade, donde a concepção de cristianismo originário. O próprio cristianismo, enquanto fenômeno, é um elemento singular para compreender o próprio desdobramento do percurso fenomenológico de Heidegger, sobretudo nos textos e preleções da década de 1920. Por isso, outros dois conceitos aparecem como fundamentais a esta pesquisa: “visão de mundo” e “teologia”. Ambos os termos são caracterizados pelo filósofo alemão no período destacado. No entanto, tal caracterização se encontra dentro de um movimento fenomenológico-hermenêutico, ou seja, busca-se compreender tanto o que seja “visão de mundo” quanto o que seja “teologia” em sua essencialidade, rompendo com a tradição metafísica. Isso faz com que se afirme: “visão de mundo” e “teologia” estão fundadas na dimensão experiencial da existência do ser-aí e ambas podem ser compreendidas como repercussão do cristianismo originário, isto é, enquanto possibilidade de compreensão da própria existência crente do ser-aí. Isso pode ser assim alcançado com o auxílio de um método fenomenológico-hermenêutico, capaz de compreender as construções conceituais elaboradas por Heidegger e aproximá-las entre si. Logo, busca-se compreender o que seja cristianismo originário em sua dimensão experiencial para poder mostrar que “visão de mundo” e “teologia” são repercussões possíveis de tal experiência.This paper proposes to reestablish and analyze the process of transition between the Ecclesial Base Communities and the New Communities of Life, which are understood as distinct responses of the Catholic institution to the new challenges of modern and contemporary society in Brazil. Society understood in its specificities and in its way of being modern. Through the documentation produced by the National Conference of Brazilian Bishops (CNBB), we seek to understand how the ecclesiastical hierarchy involves both religious movements under its dogmatic, institutional and hierarchical tutelage, using at the same time its dynamism to act in the current society. Although the CEBs and the New Life Communities have laity people at the head of their communities, who sometimes defy and they welcome accommodate the body of religious specialists, they turn out to reveal new movements within old structures. This study also aims to establish the comparisons of what is to live in community for both movements by remembering the historical time and performance of each of them.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESPUC-CampinasKirchner, RenatoPontifícia Universidade Católica de CampinasProvinciatto, Luís Gabriel2022-02-16T13:48:07Z2022-02-16T13:48:07Z2016-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/148518472704203242937porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:39Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14851Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:39Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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Esta pesquisa toma o pensamento de Martin Heidegger (1889-1976) como principal fonte teórica com a pretensão de mostrar o seguinte: o fenômeno religioso cristão é uma possibilidade viável para compreender a caracterização dada pelo filósofo alemão à noção de experiência fática da vida. Nesse sentido, a experiência cristã é analisada em sua originariedade, donde a concepção de cristianismo originário. O próprio cristianismo, enquanto fenômeno, é um elemento singular para compreender o próprio desdobramento do percurso fenomenológico de Heidegger, sobretudo nos textos e preleções da década de 1920. Por isso, outros dois conceitos aparecem como fundamentais a esta pesquisa: “visão de mundo” e “teologia”. Ambos os termos são caracterizados pelo filósofo alemão no período destacado. No entanto, tal caracterização se encontra dentro de um movimento fenomenológico-hermenêutico, ou seja, busca-se compreender tanto o que seja “visão de mundo” quanto o que seja “teologia” em sua essencialidade, rompendo com a tradição metafísica. Isso faz com que se afirme: “visão de mundo” e “teologia” estão fundadas na dimensão experiencial da existência do ser-aí e ambas podem ser compreendidas como repercussão do cristianismo originário, isto é, enquanto possibilidade de compreensão da própria existência crente do ser-aí. Isso pode ser assim alcançado com o auxílio de um método fenomenológico-hermenêutico, capaz de compreender as construções conceituais elaboradas por Heidegger e aproximá-las entre si. Logo, busca-se compreender o que seja cristianismo originário em sua dimensão experiencial para poder mostrar que “visão de mundo” e “teologia” são repercussões possíveis de tal experiência. |
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