Estabilização de solo laterítico utilizando resíduo de cana de açúcar (cinza)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ricardo Paganelli de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15106
Resumo: O Estado de São Paulo é referência global no cultivo e na produção de derivados de cana-de-açúcar, nas quais são utilizadas rodovias vicinais, muitas delas não pavimentadas, para o escoamento da safra entre a área da colheita e as usinas de processamento de açucar e álcool. Para escoar a produção da usina até os centros de distribuição, o transporte rodoviário tem sido o principal meio logístico, tanto do Estado de São Paulo como do Brasil, sendo que apenas 12,4% das rodovias do país são pavimentadas. Além disso, o solo laterítico é o solo mais encontrado em todo o país, sendo necessário estabilizá-lo para compor bases e sub-bases de pavimentos, o que eleva os custos das pavimentações. Considerando que os veículos necessitam de uma boa infraestrutura para que se tenha segurança na trafegabilidade, a custos módicos, esta dissertação tem como objetivo avaliar o uso de solo laterítico do próprio local da usina, incorporado ao resíduo proveniente da queima do bagaço de cana-de-açúcar, para possibilitar a viabilidade técnica e ambiental na manutenção e construção de pavimentos. O comportamento do compósito, sólido laterítico - cinza, foi avaliado por meio de ensaios de caracterização dos materiais e ensaios mecânicos. A metodologia baseou-se na coleta de amostra de solo laterítico da região de Barretos, a qual foi submetida aos ensaios de Proctor Intermediário, Índice de Suporte Califórnia (Califórnia Bearing Ratio - CBR) e Resistência a Compressão Simples. A amostra de cinza do bagaço de cana-de- açúcar foi coletada e submetida a ensaios de analise granulométrica e caracterização pozolânica. Para realização da estabilização do solo foram utilizados cimento Portland CPII-E-32, Cal Hidratada e Cinza do bagaço de cana-de-açúcar. Preparou-se misturas solo –5%cimento, solo–5% cal, solo–5% cinza, solo–5% cinza–1% cal e solo– 5%cinza– 2% cal. Após ampla serie de ensaios, foram encontradas as resistências para o solo natural e as respectivas misturas. O CBR obtido para o solo natural foi de 40%. A introdução de 5% de cinza no solo natural, sem adição de aglomerantes, acarretou na diminuição do CBR para 32%, o que o impossibilita para o uso em camadas de sub-base e base de pavimentação. Em contrapartida, a inserção de 5% de cinza e 1% de cal atingiu CBR de 78%, possibilitando seu uso em camadas de sub-base de pavimentação. Além disso, com a mistura 5% de cinza e 2% de cal atingiu-se CBR de 83%, o que permite seu uso em camadas de base de pavimentos. Deste modo, pôde-se concluir pela viabilidade técnica e ambiental do uso da cinza, em camadas de sub-base e base de pavimentação.
id PUC_CAMP-5_a0cc5da529494599ec8ab4b811f6f529
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15106
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Estabilização de solo laterítico utilizando resíduo de cana de açúcar (cinza)Lateritic Soil Stabilization Using Sugar Cane Residue (ash)EstabilizaçãoSolo-CinzaMaterial AlternativoPavimentos.StabilizationSoil-AshAlternative materialPavements.O Estado de São Paulo é referência global no cultivo e na produção de derivados de cana-de-açúcar, nas quais são utilizadas rodovias vicinais, muitas delas não pavimentadas, para o escoamento da safra entre a área da colheita e as usinas de processamento de açucar e álcool. Para escoar a produção da usina até os centros de distribuição, o transporte rodoviário tem sido o principal meio logístico, tanto do Estado de São Paulo como do Brasil, sendo que apenas 12,4% das rodovias do país são pavimentadas. Além disso, o solo laterítico é o solo mais encontrado em todo o país, sendo necessário estabilizá-lo para compor bases e sub-bases de pavimentos, o que eleva os custos das pavimentações. Considerando que os veículos necessitam de uma boa infraestrutura para que se tenha segurança na trafegabilidade, a custos módicos, esta dissertação tem como objetivo avaliar o uso de solo laterítico do próprio local da usina, incorporado ao resíduo proveniente da queima do bagaço de cana-de-açúcar, para possibilitar a viabilidade técnica e ambiental na manutenção e construção de pavimentos. O comportamento do compósito, sólido laterítico - cinza, foi avaliado por meio de ensaios de caracterização dos materiais e ensaios mecânicos. A metodologia baseou-se na coleta de amostra de solo laterítico da região de Barretos, a qual foi submetida aos ensaios de Proctor Intermediário, Índice de Suporte Califórnia (Califórnia Bearing Ratio - CBR) e Resistência a Compressão Simples. A amostra de cinza do bagaço de cana-de- açúcar foi coletada e submetida a ensaios de analise granulométrica e caracterização pozolânica. Para realização da estabilização do solo foram utilizados cimento Portland CPII-E-32, Cal Hidratada e Cinza do bagaço de cana-de-açúcar. Preparou-se misturas solo –5%cimento, solo–5% cal, solo–5% cinza, solo–5% cinza–1% cal e solo– 5%cinza– 2% cal. Após ampla serie de ensaios, foram encontradas as resistências para o solo natural e as respectivas misturas. O CBR obtido para o solo natural foi de 40%. A introdução de 5% de cinza no solo natural, sem adição de aglomerantes, acarretou na diminuição do CBR para 32%, o que o impossibilita para o uso em camadas de sub-base e base de pavimentação. Em contrapartida, a inserção de 5% de cinza e 1% de cal atingiu CBR de 78%, possibilitando seu uso em camadas de sub-base de pavimentação. Além disso, com a mistura 5% de cinza e 2% de cal atingiu-se CBR de 83%, o que permite seu uso em camadas de base de pavimentos. Deste modo, pôde-se concluir pela viabilidade técnica e ambiental do uso da cinza, em camadas de sub-base e base de pavimentação.Sao Paulo State is a global reference in the cultivation and production of sugar cane derivatives, and side roads, many of them dirt ones, are used to move the crop between the harvesting area and the sugar and alcohol processing plants. To transport the production from the plants to distribution centers, roads have been the main logistics means, not only in Sao Paulo State but also all over Brazil. However, only 12.4% of the roads in the country are paved. Moreover, the lateritic soil is the most common in the country, and it needs to be stabilized to compose bases and sub-bases of pavements, which makes the costs of having roads paved even higher. Taking into account that good infra structure is required so safe trafficability is provided, at low costs, this work aims to assess the use of lateritic soil of the sugar cane plant site itself, incorporated to the residue from the sugar cane bagasse burn, to make the construction and maintenance of pavements technically and environmentally viable. The behavior of the composite lateritic solid – ash was assessed by means of material characterization trials as well as mechanical trials. The methods were based on the collection of lateritic soil samples in Barretos region, which were submitted to Intermediate Proctor, California Bearing Ratio (CBR), and Resistance to Simple Compression. The sugar cane bagasse ash was collected and submitted to granulometric analysis and pozzolanic characterization. CPII-E-32 cement, hydrated lime, and sugar cane bagasse ash were used to perform the stabilization of the soil. Mixtures were prepared in the following proportions: soil - 5% cement, soil – 5% lime, soil – 5% ash, soil - 5% ash -1% lime, and soil - 5% ash – 2% lime. After a broad range of tests, resistances for the natural soil and the respective mixtures were found. The natural soil CBR was 40%. The use of 5% ash in the natural soil, with no addition of binders, caused the CBR to decrease to 32%, making it impossible to use it in the layers of base and sub-base of pavement. On the other hand, the addition of 5% ash and 1% lime caused the CBR to increase to 78%, making it possible its use in the layer of base and sub-base of pavement. In addition to that, the mixture of 5% ash and 2% lime reached the CBR of 83%, making it possible its use in the layers of pavement base. Therefore, it may be concluded that the use of ash is environmentally and technically viable in the layers of base of sub base of pavement.Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC CampinasPUC-CampinasDemanboro, Antonio CarlosPontifícia Universidade Católica de CampinasLima, Ricardo Paganelli de2022-02-16T14:30:22Z2022-02-16T14:30:22Z2019-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/151063612772737525674porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-21T15:02:16Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15106Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-21T15:02:16Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estabilização de solo laterítico utilizando resíduo de cana de açúcar (cinza)
Lateritic Soil Stabilization Using Sugar Cane Residue (ash)
title Estabilização de solo laterítico utilizando resíduo de cana de açúcar (cinza)
spellingShingle Estabilização de solo laterítico utilizando resíduo de cana de açúcar (cinza)
Lima, Ricardo Paganelli de
Estabilização
Solo-Cinza
Material Alternativo
Pavimentos.
Stabilization
Soil-Ash
Alternative material
Pavements.
title_short Estabilização de solo laterítico utilizando resíduo de cana de açúcar (cinza)
title_full Estabilização de solo laterítico utilizando resíduo de cana de açúcar (cinza)
title_fullStr Estabilização de solo laterítico utilizando resíduo de cana de açúcar (cinza)
title_full_unstemmed Estabilização de solo laterítico utilizando resíduo de cana de açúcar (cinza)
title_sort Estabilização de solo laterítico utilizando resíduo de cana de açúcar (cinza)
author Lima, Ricardo Paganelli de
author_facet Lima, Ricardo Paganelli de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Demanboro, Antonio Carlos
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ricardo Paganelli de
dc.subject.por.fl_str_mv Estabilização
Solo-Cinza
Material Alternativo
Pavimentos.
Stabilization
Soil-Ash
Alternative material
Pavements.
topic Estabilização
Solo-Cinza
Material Alternativo
Pavimentos.
Stabilization
Soil-Ash
Alternative material
Pavements.
description O Estado de São Paulo é referência global no cultivo e na produção de derivados de cana-de-açúcar, nas quais são utilizadas rodovias vicinais, muitas delas não pavimentadas, para o escoamento da safra entre a área da colheita e as usinas de processamento de açucar e álcool. Para escoar a produção da usina até os centros de distribuição, o transporte rodoviário tem sido o principal meio logístico, tanto do Estado de São Paulo como do Brasil, sendo que apenas 12,4% das rodovias do país são pavimentadas. Além disso, o solo laterítico é o solo mais encontrado em todo o país, sendo necessário estabilizá-lo para compor bases e sub-bases de pavimentos, o que eleva os custos das pavimentações. Considerando que os veículos necessitam de uma boa infraestrutura para que se tenha segurança na trafegabilidade, a custos módicos, esta dissertação tem como objetivo avaliar o uso de solo laterítico do próprio local da usina, incorporado ao resíduo proveniente da queima do bagaço de cana-de-açúcar, para possibilitar a viabilidade técnica e ambiental na manutenção e construção de pavimentos. O comportamento do compósito, sólido laterítico - cinza, foi avaliado por meio de ensaios de caracterização dos materiais e ensaios mecânicos. A metodologia baseou-se na coleta de amostra de solo laterítico da região de Barretos, a qual foi submetida aos ensaios de Proctor Intermediário, Índice de Suporte Califórnia (Califórnia Bearing Ratio - CBR) e Resistência a Compressão Simples. A amostra de cinza do bagaço de cana-de- açúcar foi coletada e submetida a ensaios de analise granulométrica e caracterização pozolânica. Para realização da estabilização do solo foram utilizados cimento Portland CPII-E-32, Cal Hidratada e Cinza do bagaço de cana-de-açúcar. Preparou-se misturas solo –5%cimento, solo–5% cal, solo–5% cinza, solo–5% cinza–1% cal e solo– 5%cinza– 2% cal. Após ampla serie de ensaios, foram encontradas as resistências para o solo natural e as respectivas misturas. O CBR obtido para o solo natural foi de 40%. A introdução de 5% de cinza no solo natural, sem adição de aglomerantes, acarretou na diminuição do CBR para 32%, o que o impossibilita para o uso em camadas de sub-base e base de pavimentação. Em contrapartida, a inserção de 5% de cinza e 1% de cal atingiu CBR de 78%, possibilitando seu uso em camadas de sub-base de pavimentação. Além disso, com a mistura 5% de cinza e 2% de cal atingiu-se CBR de 83%, o que permite seu uso em camadas de base de pavimentos. Deste modo, pôde-se concluir pela viabilidade técnica e ambiental do uso da cinza, em camadas de sub-base e base de pavimentação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-28
2022-02-16T14:30:22Z
2022-02-16T14:30:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15106
3612772737525674
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15106
identifier_str_mv 3612772737525674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210245299109888