Constituição dos sentidos subjetivos em crianças pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbeiro, Gisela Augusta Paro Anderson
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15828
Resumo: O objetivo do presente estudo foi identificar e entender como se constituem os sentidos subjetivos de crianças pré escolares. Nesta pesquisa embasou-se no conceito da Teoria da Subjetividade de González Rey, e enfocou as identificações dos núcleos de sentidos para as crianças participantes, a subjetividade social como elemento importante para esta constituição. A Epistemologia Qualitativa foi a utilizada para compreender as informações que foram construídas em dois estudos de caso: o primeiro com enfoque na agressividade e o segundo na auto-estima. A pesquisa também mostra uma visão geral sobre o aspecto social do grupo. Participaram 16 crianças com cinco e seis anos de uma mesma classe de uma Instituição de Educação Infantil de Campinas, e os instrumentos metodológicos utilizados foram observação participante, teatro de fantoches, a elaboração de um sociograma e desenho livre com o intuito de corroborar as respostas dadas pelas crianças no sociograma. A professora a coordenação pedagógica da instituição também participaram em encontros de conversação livre e foram fundamentais para a compreensão das características das crianças participantes. O presente estudo mostrou que elementos da subjetividade social são fatores determinantes para a constituição das configurações subjetivas do individuo e que a existência do outro como portador de sentidos subjetivos também contribui para a constituição da subjetividade individual.
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