Operações aritméticas: dificuldades indicadas pelas futuras professoras do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Ana Paula Araújo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15470
Resumo: A formação de professores de um modo geral tem ganhado destaque nos últimos anos em fóruns, encontros e seminários, como uma das principais estratégias para elevar a qualidade do ensino. Também se constitui atualmente em um foco de atenção das políticas públicas voltadas à educação. Entretanto há ainda uma enorme preocupação com relação aos conteúdos e metodologias trabalhados na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, tendo em vista que contemplar as especificidades na formação inicial e continuada é de fundamental importância para um bom desenvolvimento da qualidade da educação. Nesta perspectiva, buscamos compreender as dificuldades indicadas pelas futuras professoras do ensino fundamental no que se refere às operações aritméticas e como tais dificuldades podem ser abordados na busca de superação. Inicialmente, trazemos uma análise das matrizes curriculares de cursos de pedagogia oferecidos na cidade de Campinas em diferentes instituições, verificando a inserção de disciplinas voltadas para a matemática nos referidos cursos. Também elencamos as principais dificuldades enfrentadas por alunas (futuras professoras) de uma disciplina voltada para os aspectos metodológicos e conceituais do Ensino de matemática do curso de Pedagogia da PUC-Campinas, buscando verificar como os conteúdos são trabalhados na referida disciplina. Utilizamos os referenciais da metodologia qualitativa para desenvolver e coletar os dados da pesquisa. A escolha das participantes da pesquisa se deu por meio de um convite direcionado às vinte e cinco alunas matriculadas na disciplina no 1º semestre de 2010, sendo que sete entre elas aceitaram o convite para participar da pesquisa. Utilizamos como técnica para coleta de dados: as narrativas pessoais das alunas; as narrativas da pesquisadora e entrevistas semiestruturadas com as alunas. Os dados foram interpretados e categorizados à luz do referencial teórico de formação de professores e estudos sobre práticas pedagógicas. Os resultados indicam que a partir da metodologia trabalhada na disciplina investigada, permeada pelo movimento da reflexão, as atividades passam a ser consideradas como potencializadoras de aprendizagem, sendo possível às alunas vivenciarem uma nova concepção em relação à matemática: a de conseguir resolver velhos problemas e operações com novas e diferentes estratégias, assim como compreender os significados dos conteúdos antes desvinculados das suas realidades.
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Nesta perspectiva, buscamos compreender as dificuldades indicadas pelas futuras professoras do ensino fundamental no que se refere às operações aritméticas e como tais dificuldades podem ser abordados na busca de superação. Inicialmente, trazemos uma análise das matrizes curriculares de cursos de pedagogia oferecidos na cidade de Campinas em diferentes instituições, verificando a inserção de disciplinas voltadas para a matemática nos referidos cursos. Também elencamos as principais dificuldades enfrentadas por alunas (futuras professoras) de uma disciplina voltada para os aspectos metodológicos e conceituais do Ensino de matemática do curso de Pedagogia da PUC-Campinas, buscando verificar como os conteúdos são trabalhados na referida disciplina. Utilizamos os referenciais da metodologia qualitativa para desenvolver e coletar os dados da pesquisa. A escolha das participantes da pesquisa se deu por meio de um convite direcionado às vinte e cinco alunas matriculadas na disciplina no 1º semestre de 2010, sendo que sete entre elas aceitaram o convite para participar da pesquisa. Utilizamos como técnica para coleta de dados: as narrativas pessoais das alunas; as narrativas da pesquisadora e entrevistas semiestruturadas com as alunas. Os dados foram interpretados e categorizados à luz do referencial teórico de formação de professores e estudos sobre práticas pedagógicas. Os resultados indicam que a partir da metodologia trabalhada na disciplina investigada, permeada pelo movimento da reflexão, as atividades passam a ser consideradas como potencializadoras de aprendizagem, sendo possível às alunas vivenciarem uma nova concepção em relação à matemática: a de conseguir resolver velhos problemas e operações com novas e diferentes estratégias, assim como compreender os significados dos conteúdos antes desvinculados das suas realidades.Generally speaking, teacher s continued education has gained prominence recently at forums, meetings and seminars, asa major strategies to improve the quality of education. It also has being a focus of attention of public policies related to education nowadays. However there is still a huge concern about the content and methodologies used for training teachers of the early years of elementary school due to the fact that addressing the specificities in initial and ongoing training is crucial for a good development of quality education. In this perspective, we sought to understand difficulties indicated by future elementary school teachers in regards to the arithmetic operations and how such difficulties can be addressed in seeking to overcome. Initially, we bring a curricular analysis of the pedagogy courses offered in the city of Campinas, in different institutions, checking the inclusion of disciplines focused on mathematics in these courses. We also listed the main difficulties faced by female students (future teachers) of a discipline focused on the conceptual and methodological aspects of teaching mathematics in the pedagogy courses of PUC-Campinas, with the purpose to check how the contents are worked in that discipline. We used the referential of qualitative methodology to develop and collect data for the research. The participants were chosen through an invitation directed to twenty-five female students enrolled as freshman in the pedagogy course in 2010.Seven of them accepted the invitation. We used as a technique for data collection: personal narratives of the students, the narratives of the researcher and semi-structured interviews with students. The data was interpreted and categorized in light of the theoretical teacher training and research on teaching practices. The results indicate that, from the methodology utilized in the discipline in question, permeated by the movement of reflection, the activities appear as having the potential for empowering learning. It is now possible to these pedagogy students to experience a new conception of mathematics: to solve old problems, as well as new and different operations strategies. Now these studentsbetter understand the content, when before it was detached from their.PUC-CampinasMegid, Maria Auxiliadora Bueno AndradePontifícia Universidade Católica de CampinasMota, Ana Paula Araújo2022-02-16T18:15:14Z2022-02-16T18:15:14Z2012-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154704245206122700845porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:27Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15470Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:27Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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