A visão de concluintes do curso de direito sobre o seu processo de formação: dilemas, desafios e expectativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariosa, Maria Aparecida Silva
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15389
Resumo: Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e teve por objetivo conhecer como o concluinte da Faculdade de Direito do Sul de Minas avalia o seu processo de formação, e identificar os dilemas, desafios e expectativas que o curso promove em seu projeto de vida pessoal e profissional. O estudo foi realizado por meio de pesquisa qualiquantitativa, com 97 alunos concluintes de 2002, da Faculdade de Direito do Sul de Minas. Os alunos sinalizam na direção de um curso de Direito bem estruturado, com visíveis avanços no seu percurso de qualidade, embora reconheçam dificuldades de acompanhamento, frente às suas condições de vida. Destacam que o papel do advogado é fundamental para a implementação da justiça. Sentem que têm de continuar estudando para conseguir ingressar na carreira pública, bastante competitiva, sendo este o seu maior desejo. Sobre as expectativas quanto ao futuro, nos próximos cinco anos, a maioria dos concluintes demonstra insegurança e falta de perspectiva. Atribuem a si a responsabilidade de superar estas dificuldades, não revelando criticidade em relação a outros determinantes que interferem em sua possibilidade de inclusão no mundo do trabalho.
id PUC_CAMP-5_b0eeeffa6e01158463d9ab9e9ac14f20
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15389
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling A visão de concluintes do curso de direito sobre o seu processo de formação: dilemas, desafios e expectativasThe Law school graduating students view about their formation : dilemmas, challenges and expectationsavaliação institucionalensino do direitoexpectativas do concluinteinstitutional evaluationlaw teachinggraduating expectanciesEste trabalho está inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e teve por objetivo conhecer como o concluinte da Faculdade de Direito do Sul de Minas avalia o seu processo de formação, e identificar os dilemas, desafios e expectativas que o curso promove em seu projeto de vida pessoal e profissional. O estudo foi realizado por meio de pesquisa qualiquantitativa, com 97 alunos concluintes de 2002, da Faculdade de Direito do Sul de Minas. Os alunos sinalizam na direção de um curso de Direito bem estruturado, com visíveis avanços no seu percurso de qualidade, embora reconheçam dificuldades de acompanhamento, frente às suas condições de vida. Destacam que o papel do advogado é fundamental para a implementação da justiça. Sentem que têm de continuar estudando para conseguir ingressar na carreira pública, bastante competitiva, sendo este o seu maior desejo. Sobre as expectativas quanto ao futuro, nos próximos cinco anos, a maioria dos concluintes demonstra insegurança e falta de perspectiva. Atribuem a si a responsabilidade de superar estas dificuldades, não revelando criticidade em relação a outros determinantes que interferem em sua possibilidade de inclusão no mundo do trabalho.This paper inserts itself in a research line called Institutional Evaluation ad aimed to know how the graduating student of Faculdade de Direito do Sul de Minas evaluates his formation process and to identify the dilemmas, challenges and expectancies that the course promotes in their personal and professional life project. This study was performed by a qualiquantitative, with 97/2002 graduating students of Faculdade de Direito do Sul de Minas. The students sign toward a well structured law course, with visible advances in their quality path although they recognize following difficulties, in face of their life conditions. They highlight that the role of lawyer is fundamental in order to implement justice. They feel that they need to keep on order to get into public career highly competitive, as this is their greatest wish. About the future expectancies, in next five years, most of them sum to be insecure and with no perspectives. They get to themselves the reponsibility of overcoming these difficulties, without showing criticism regarding to other determinants that interfere in their possibility of including themselves in the working world.PUC-CampinasSordi, Mara Regina Lemes dePontifícia Universidade Católica de CampinasMariosa, Maria Aparecida Silva2022-02-16T18:13:39Z2022-02-16T18:13:39Z2003-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153894502116088134290porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:26Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15389Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:26Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv A visão de concluintes do curso de direito sobre o seu processo de formação: dilemas, desafios e expectativas
The Law school graduating students view about their formation : dilemmas, challenges and expectations
title A visão de concluintes do curso de direito sobre o seu processo de formação: dilemas, desafios e expectativas
spellingShingle A visão de concluintes do curso de direito sobre o seu processo de formação: dilemas, desafios e expectativas
Mariosa, Maria Aparecida Silva
avaliação institucional
ensino do direito
expectativas do concluinte
institutional evaluation
law teaching
graduating expectancies
title_short A visão de concluintes do curso de direito sobre o seu processo de formação: dilemas, desafios e expectativas
title_full A visão de concluintes do curso de direito sobre o seu processo de formação: dilemas, desafios e expectativas
title_fullStr A visão de concluintes do curso de direito sobre o seu processo de formação: dilemas, desafios e expectativas
title_full_unstemmed A visão de concluintes do curso de direito sobre o seu processo de formação: dilemas, desafios e expectativas
title_sort A visão de concluintes do curso de direito sobre o seu processo de formação: dilemas, desafios e expectativas
author Mariosa, Maria Aparecida Silva
author_facet Mariosa, Maria Aparecida Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sordi, Mara Regina Lemes de
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariosa, Maria Aparecida Silva
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação institucional
ensino do direito
expectativas do concluinte
institutional evaluation
law teaching
graduating expectancies
topic avaliação institucional
ensino do direito
expectativas do concluinte
institutional evaluation
law teaching
graduating expectancies
description Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e teve por objetivo conhecer como o concluinte da Faculdade de Direito do Sul de Minas avalia o seu processo de formação, e identificar os dilemas, desafios e expectativas que o curso promove em seu projeto de vida pessoal e profissional. O estudo foi realizado por meio de pesquisa qualiquantitativa, com 97 alunos concluintes de 2002, da Faculdade de Direito do Sul de Minas. Os alunos sinalizam na direção de um curso de Direito bem estruturado, com visíveis avanços no seu percurso de qualidade, embora reconheçam dificuldades de acompanhamento, frente às suas condições de vida. Destacam que o papel do advogado é fundamental para a implementação da justiça. Sentem que têm de continuar estudando para conseguir ingressar na carreira pública, bastante competitiva, sendo este o seu maior desejo. Sobre as expectativas quanto ao futuro, nos próximos cinco anos, a maioria dos concluintes demonstra insegurança e falta de perspectiva. Atribuem a si a responsabilidade de superar estas dificuldades, não revelando criticidade em relação a outros determinantes que interferem em sua possibilidade de inclusão no mundo do trabalho.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-27
2022-02-16T18:13:39Z
2022-02-16T18:13:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15389
4502116088134290
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15389
identifier_str_mv 4502116088134290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210241921646592