A pós-modernidade como idade do Espírito: a realização do cristianismo não religioso de Gianni Vattimo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14839 |
Resumo: | Idade do Espírito é um conceito do monge medieval Joaquim de Fiore com o qual ele compreendia a etapa histórica após a Idade do Filho, que sucede a Idade do Pai. Assim, em uma teologia trinitária da história, Fiore formulou a ideia de épocas históricas que se constituem conforme a revelação e a realização da mensagem judaico-cristã. É de Joaquim de Fiore que o filósofo italiano Gianni Vattimo toma o conceito de Idade do Espírito, porém ele o utiliza para categorizar a pós-modernidade como o período profetizado pelo monge medieval. Vattimo entende a pós-modernidade como uma etapa da história posterior à modernidade, mas que ainda mantém com ela uma relação de convalescença, de modo que a pós-modernidade emerge da própria constituição do mundo moderno e de sua crise. A tarefa primeira da dissertação é identificar como se dá no pensamento de Vattimo a relação entre a pós-modernidade e a Idade do Espírito, conceito que está no cenário do desenvolvimento teórico desta pesquisa. Essa junção é possibilitada por Vattimo quando ele toma a hermenêutica como pressuposto metodológico de sua filosofia da religião. A hermenêutica é a koiné da pós-modernidade que nasce com as filosofias antimetafísicas de Nietzsche e Heidegger e que é associada ao cristianismo pelo filósofo italiano. Nessa perspectiva, os autores alemães são cristãos à medida que levam a cabo a mesma tarefa da mensagem judaico-cristã, a saber, a destruição da metafísica. Esse é o campo da pós- modernidade ou, ainda, da Idade do Espírito que tem na sua proposta a urgência de pôr fim ao pensamento metafísico pela hermenêutica ou, em Vattimo, por meio do pensiero debole. Com a hermenêutica pós-moderna, o filósofo traz em suas reflexões acerca da filosofia da religião questões importantes para pensarmos o enfraquecimento da ontoteologia como, por exemplo, na interpretação bíblica, a validade dos dogmas e o pressuposto da verdade como adaequatio. O desenvolvimento dessa problemática levou Vattimo a abordar outro aspecto para fundar sua experiência de mundo e, sobretudo, da religião. Em seus escritos de filosofia da religião, ele elege a caritas como a práxis do evangelho e a única a não possuir fundamento metafísico na Sagrada Escritura. O conceito de caridade é norteador de toda a reflexão de Vattimo a respeito da pós-modernidade, já que ela pressupõe a hermenêutica e o diálogo como aspectos necessários para a formação da interpretação da realidade que jamais pode ser tomada por si mesma. Daqui se desenvolvem as implicações práticas que o pensamento de Vattimo favorece e que podem ser vistas na sua compreensão sobre a violência, o futuro do cristianismo e a política mundial. Como método de pesquisa, utilizamo-nos da hermenêutica filosófica para adentrarmos às obras do autor e elegemos o conceito de Idade do Espírito como chave de entrada no pensamento de Vattimo. |
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A pós-modernidade como idade do Espírito: a realização do cristianismo não religioso de Gianni VattimoThe postmodernity as Spirit’s Age: the realization of Vattimo’s non-religious christianityIdade do EspíritoPós-modernidadeHermenêuticaCristianismo não religiosoCaritasSpirit’s AgePostmodernityHermeneuticsChristianity non-religiousCaritasIdade do Espírito é um conceito do monge medieval Joaquim de Fiore com o qual ele compreendia a etapa histórica após a Idade do Filho, que sucede a Idade do Pai. Assim, em uma teologia trinitária da história, Fiore formulou a ideia de épocas históricas que se constituem conforme a revelação e a realização da mensagem judaico-cristã. É de Joaquim de Fiore que o filósofo italiano Gianni Vattimo toma o conceito de Idade do Espírito, porém ele o utiliza para categorizar a pós-modernidade como o período profetizado pelo monge medieval. Vattimo entende a pós-modernidade como uma etapa da história posterior à modernidade, mas que ainda mantém com ela uma relação de convalescença, de modo que a pós-modernidade emerge da própria constituição do mundo moderno e de sua crise. A tarefa primeira da dissertação é identificar como se dá no pensamento de Vattimo a relação entre a pós-modernidade e a Idade do Espírito, conceito que está no cenário do desenvolvimento teórico desta pesquisa. Essa junção é possibilitada por Vattimo quando ele toma a hermenêutica como pressuposto metodológico de sua filosofia da religião. A hermenêutica é a koiné da pós-modernidade que nasce com as filosofias antimetafísicas de Nietzsche e Heidegger e que é associada ao cristianismo pelo filósofo italiano. Nessa perspectiva, os autores alemães são cristãos à medida que levam a cabo a mesma tarefa da mensagem judaico-cristã, a saber, a destruição da metafísica. Esse é o campo da pós- modernidade ou, ainda, da Idade do Espírito que tem na sua proposta a urgência de pôr fim ao pensamento metafísico pela hermenêutica ou, em Vattimo, por meio do pensiero debole. Com a hermenêutica pós-moderna, o filósofo traz em suas reflexões acerca da filosofia da religião questões importantes para pensarmos o enfraquecimento da ontoteologia como, por exemplo, na interpretação bíblica, a validade dos dogmas e o pressuposto da verdade como adaequatio. O desenvolvimento dessa problemática levou Vattimo a abordar outro aspecto para fundar sua experiência de mundo e, sobretudo, da religião. Em seus escritos de filosofia da religião, ele elege a caritas como a práxis do evangelho e a única a não possuir fundamento metafísico na Sagrada Escritura. O conceito de caridade é norteador de toda a reflexão de Vattimo a respeito da pós-modernidade, já que ela pressupõe a hermenêutica e o diálogo como aspectos necessários para a formação da interpretação da realidade que jamais pode ser tomada por si mesma. Daqui se desenvolvem as implicações práticas que o pensamento de Vattimo favorece e que podem ser vistas na sua compreensão sobre a violência, o futuro do cristianismo e a política mundial. Como método de pesquisa, utilizamo-nos da hermenêutica filosófica para adentrarmos às obras do autor e elegemos o conceito de Idade do Espírito como chave de entrada no pensamento de Vattimo.With the opening of the ports in 1808, Brazil became the stage for several foreign travelers, those in charge of private business or under the financing of states. During the 19th century, this practice developed in a permanent way, to the point where travelers promoted different representative narratives about a Brazilian society still in formation. This research aims to propose a study about the emergence of Brazilian religion and religiosity in the reports of three nineteenth-century travelers, who visited the country between 1808 and 1866. It is intended to identify, systematize and interpret the reports of the English mineralogist John Mawe, who was in Brazil between 1809 and 1810; the French naturalist and explorer Alcide D'Orbigny, who landed in 1831; and the Swiss naturalist Louis Agassiz, who was here between 1865 and 1866. Our object of research acquires fundamental uniqueness, since it is not a question of approaching religion and religiosity in general, but, objectively, within the travel narratives. With this, our hypothesis is that both foreign travelers and the religious dimension constituted in 19th century Brazil, marked by an intransigent Catholicism, drive a controversial discourse on the religious manifestations of the people, giving them hidden and problematic meanings. The development of the research goes through its introduction in the field of the History of Religions, especially in its Italian stand, and through the dialogue with Anthropology, seeking to establish religion as a historical product, culturally conditioned by the context and, at the same time, capable of conditioning it. As far as methodology is concerned, this work stands out: first of all, an investigation of a historical nature, intending the clash between subject and object, and considering the historical document as the result of a set of relationships that can and should be elucidated, in view of their meanings, singularities and purposes. Secondly, the treatment of sources highlights an experimental bias for the interpretation of sources, that is, of travel reports. It refers to 'grounded theory' as a possible way to deepen the sources and their contents, religious phenomena. With regard to the results, it can be said that the travel literature offers a wide range of approaches to religious phenomena since it establishes particular narratives about the other, the different, and the exotic. In this sense, the accounts selected here represent nineteenth-century Brazilian religion and religiosity from inversion and translation, making "seeing" and "believing" altered worlds.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESPPUC-CampinasZuben, Newton Aquiles vonPontifícia Universidade Católica de CampinasSouto, Felipe de Queiroz2022-02-16T13:42:46Z2022-02-16T13:42:46Z2021-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/148391959139365949373porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2024-04-01T14:08:16Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14839Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2024-04-01T14:08:16Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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