Um estudo sobre as abordagens à aprendizagem em escolas de educação integral em tempo integral e parcial do município de Campinas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15273 |
Resumo: | Essa pesquisa de doutorado, de caráter descritivo e correlacional teve como objetivo geral investigar e comparar como os alunos, que frequentam escolas com propostas de educação integral em tempo integral e em tempo parcial, abordam a aprendizagem. Entende-se que a escola de educação integral em tempo integral pode ser percebida como uma nova possibilidade de reorganização dos tempos e espaços para aprender, desmistificando o conceito de ampliação apenas do tempo. Assim, defende-se a tese de que a escola de educação integral em tempo integral possa oportunizar a abordagem profunda ao ensino. Essa pesquisa tem o intuito de responder as seguintes questões: a escola de educação integral em tempo integral possibilita que os estudantes adotem prioritariamente a aprendizagem profunda? Os estudantes da escola de tempo ampliado adotam a aprendizagem diferentemente dos estudantes da escola de tempo parcial? Sabe-se que muitas são as variáveis que podem intervir na aprendizagem, no entanto, esse trabalho se propõe a debruçar sobre o contexto escolar e verificar a relação desse contexto com a percepção de aprendizagem dos estudantes e tem por objetivos específicos: conhecer as propostas pedagógicas das escolas de educação integral em tempo integral e em tempo parcial; identificar, comparar e relacionar o tipo de abordagens à aprendizagem e o uso de estratégias autorregulatórias de aprendizagem nos dois contextos e conhecer a percepção dos alunos sobre sua aprendizagem nas duas propostas de escolas. Os participantes da pesquisa foram 205 alunos do 3º ciclo do ensino fundamental de duas escolas de Campinas, sendo uma de educação integral em tempo integral e outra de tempo parcial. Para a produção dos materiais empíricos, utilizaram-se a análise documental; a aplicação dos Inventários de Processos de Estudos (IPE) e de Processos de Autorregulação (IPAA); a observação em salas de aula e no contexto escolar; e entrevistas. A análise dos dados qualitativos foi realizada a partir da análise de conteúdo e dos dados quantitativos foi utilizado o software IBM-SPSS for Windows versão 20.0. Nesse sentido, após as análises dos instrumentos, pode-se inferir que houve mais aproximações do que distanciamentos de como os alunos abordam as aprendizagens nos dois modelos de escolas. Além do mais, foi possível perceber que os alunos adotam as formas superficial e profunda em relação às suas aprendizagens, sem que uma forma se sobressaia à outra; e, indiferentemente da proposta de escola, quer seja de período integral ou de tempo parcial. A pesquisa se justifica pela necessidade de se avaliar as potencialidades e os limites de mais tempo de escola, podendo subsidiar políticas públicas para a educação integral em tempo integral. |
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Um estudo sobre as abordagens à aprendizagem em escolas de educação integral em tempo integral e parcial do município de CampinasA study on the learning approach of integral education in full-time and part-time schools in the city of CampinasEducação integralEstratégias de aprendizagemAprendizagemIntegral educationLearning strategiesLearningEssa pesquisa de doutorado, de caráter descritivo e correlacional teve como objetivo geral investigar e comparar como os alunos, que frequentam escolas com propostas de educação integral em tempo integral e em tempo parcial, abordam a aprendizagem. Entende-se que a escola de educação integral em tempo integral pode ser percebida como uma nova possibilidade de reorganização dos tempos e espaços para aprender, desmistificando o conceito de ampliação apenas do tempo. Assim, defende-se a tese de que a escola de educação integral em tempo integral possa oportunizar a abordagem profunda ao ensino. Essa pesquisa tem o intuito de responder as seguintes questões: a escola de educação integral em tempo integral possibilita que os estudantes adotem prioritariamente a aprendizagem profunda? Os estudantes da escola de tempo ampliado adotam a aprendizagem diferentemente dos estudantes da escola de tempo parcial? Sabe-se que muitas são as variáveis que podem intervir na aprendizagem, no entanto, esse trabalho se propõe a debruçar sobre o contexto escolar e verificar a relação desse contexto com a percepção de aprendizagem dos estudantes e tem por objetivos específicos: conhecer as propostas pedagógicas das escolas de educação integral em tempo integral e em tempo parcial; identificar, comparar e relacionar o tipo de abordagens à aprendizagem e o uso de estratégias autorregulatórias de aprendizagem nos dois contextos e conhecer a percepção dos alunos sobre sua aprendizagem nas duas propostas de escolas. Os participantes da pesquisa foram 205 alunos do 3º ciclo do ensino fundamental de duas escolas de Campinas, sendo uma de educação integral em tempo integral e outra de tempo parcial. Para a produção dos materiais empíricos, utilizaram-se a análise documental; a aplicação dos Inventários de Processos de Estudos (IPE) e de Processos de Autorregulação (IPAA); a observação em salas de aula e no contexto escolar; e entrevistas. A análise dos dados qualitativos foi realizada a partir da análise de conteúdo e dos dados quantitativos foi utilizado o software IBM-SPSS for Windows versão 20.0. Nesse sentido, após as análises dos instrumentos, pode-se inferir que houve mais aproximações do que distanciamentos de como os alunos abordam as aprendizagens nos dois modelos de escolas. Além do mais, foi possível perceber que os alunos adotam as formas superficial e profunda em relação às suas aprendizagens, sem que uma forma se sobressaia à outra; e, indiferentemente da proposta de escola, quer seja de período integral ou de tempo parcial. A pesquisa se justifica pela necessidade de se avaliar as potencialidades e os limites de mais tempo de escola, podendo subsidiar políticas públicas para a educação integral em tempo integral.This descriptive and correlational doctoral research aims at investigating and comparing how students, who attend schools with part-time and integral education proposals, approach learning. It is understood that the integral education in the full-time school can be perceived as a new possibility of reorganization of the time and space to learn, demystifying the concept of the expansion of time only. Thus, it is argued that the integral education in full-time school can enhance a deeper learning approach. The research aims at answering the following questions: Does the integral education in full-time school enable students to approach learning in depth? Do full-time students approach learning differently from the part-time students? It is known that there are many variables that can intervene in the learning process, however, this research seeks to inspect the school context and verify the relation of this context with the students' perception of learning and whose specific objectives are: to know the pedagogical proposals of full-time schools and part-time schools; identify, compare and relate the type of learning approaches and the use of self-regulation learning strategies in both contexts and know the students' perception of their learning in both school proposals. The study participants were 205 students from the 3rd cycle of elementary school from two schools in Campinas, a full-time school and a part-time. Documentary analysis was used to produce the empirical materials; the application of Study Process Inventory (IPE) and Self-Regulation Learning Process Inventory (IPAA); classroom observation and in the school context; and interviews. The qualitative data analysis was performed from the content analysis and the quantitative data was used IBM-SPSS for Windows version 20.0 software. Thus, after the analysis of the instruments, it could be inferred that there were more approximations than distances from how students approach learning in both school models. Moreover, it was possible to realize that the students approach learning in a superficial and a deep way, without one form overcoming another; and regardless of the school proposal, whether full-time or part-time. The research justifies itself due to the need to evaluate the potential and the boundaries of time spent in school, in a way that it can subsidize public politics for the integral education in full-time school.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESPUC-CampinasTortella, Jussara Cristina BarbozaPontifícia Universidade Católica de CampinasSouza, Carla Regina Gonçalves de2022-02-16T17:55:03Z2022-02-16T17:55:03Z2020-02-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/152739906486796188135porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:37:02Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15273Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:37:02Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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Essa pesquisa de doutorado, de caráter descritivo e correlacional teve como objetivo geral investigar e comparar como os alunos, que frequentam escolas com propostas de educação integral em tempo integral e em tempo parcial, abordam a aprendizagem. Entende-se que a escola de educação integral em tempo integral pode ser percebida como uma nova possibilidade de reorganização dos tempos e espaços para aprender, desmistificando o conceito de ampliação apenas do tempo. Assim, defende-se a tese de que a escola de educação integral em tempo integral possa oportunizar a abordagem profunda ao ensino. Essa pesquisa tem o intuito de responder as seguintes questões: a escola de educação integral em tempo integral possibilita que os estudantes adotem prioritariamente a aprendizagem profunda? Os estudantes da escola de tempo ampliado adotam a aprendizagem diferentemente dos estudantes da escola de tempo parcial? Sabe-se que muitas são as variáveis que podem intervir na aprendizagem, no entanto, esse trabalho se propõe a debruçar sobre o contexto escolar e verificar a relação desse contexto com a percepção de aprendizagem dos estudantes e tem por objetivos específicos: conhecer as propostas pedagógicas das escolas de educação integral em tempo integral e em tempo parcial; identificar, comparar e relacionar o tipo de abordagens à aprendizagem e o uso de estratégias autorregulatórias de aprendizagem nos dois contextos e conhecer a percepção dos alunos sobre sua aprendizagem nas duas propostas de escolas. Os participantes da pesquisa foram 205 alunos do 3º ciclo do ensino fundamental de duas escolas de Campinas, sendo uma de educação integral em tempo integral e outra de tempo parcial. Para a produção dos materiais empíricos, utilizaram-se a análise documental; a aplicação dos Inventários de Processos de Estudos (IPE) e de Processos de Autorregulação (IPAA); a observação em salas de aula e no contexto escolar; e entrevistas. A análise dos dados qualitativos foi realizada a partir da análise de conteúdo e dos dados quantitativos foi utilizado o software IBM-SPSS for Windows versão 20.0. Nesse sentido, após as análises dos instrumentos, pode-se inferir que houve mais aproximações do que distanciamentos de como os alunos abordam as aprendizagens nos dois modelos de escolas. Além do mais, foi possível perceber que os alunos adotam as formas superficial e profunda em relação às suas aprendizagens, sem que uma forma se sobressaia à outra; e, indiferentemente da proposta de escola, quer seja de período integral ou de tempo parcial. A pesquisa se justifica pela necessidade de se avaliar as potencialidades e os limites de mais tempo de escola, podendo subsidiar políticas públicas para a educação integral em tempo integral. |
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