Exportação concluída — 

A concepção educacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID no contexto do pragmatismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Aurora da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15476
Resumo: O presente trabalho analisa a concepção educacional de uma política pública da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), no contexto do pragmatismo. O problema da investigação está assim formulado: que concepção educacional está presente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na consideração do pragmatismo? A Capes, a partir de 2009, passou a criar políticas educacionais para o aprimoramento da Educação Básica, incluindo o Pibid. Na perspectiva filosófica, interessa investigar os pressupostos da concepção educacional presente no plano, por meio dos documentos oficiais e, como hipótese, investigar se a perspectiva de educação pragmática está presente, seja pela necessidade de preparar professores para a prática docente, seja do ponto de vista da organização da matriz curricular, pelo caráter prático da formação do professor. Não se pretende discutir a questão da formação docente, dado que este trabalho está alocado na linha de pesquisa de Políticas Públicas em Educação: busca-se, antes, discutir e compreender a concepção educacional presente no Pibid, estudando-se, para tanto, seu processo de implementação, a partir dos dados oficiais. O método diz respeito à revisão da literatura, com destaque para a análise documental, compreendendo: relatórios, leis, editais, portarias e documentos da Diretoria de Educação Básica e da CAPES, documentos estes que se constituem como expedientes a serem analisados. Do ponto de vista do mérito, busca-se fundamentar e esclarecer a concepção pragmática educacional de John Dewey e, por meio dessa referência, uma análise da concepção do Programa é feita. Como resultado atingido, verificamos que a concepção educacional presente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência apresenta indícios do pragmatismo desenvolvido por John Dewey, recepcionado no Brasil pelos escritos de Anísio Teixeira.
id PUC_CAMP-5_c0fc0410b2962c9ff62937ffc5144a07
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15476
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling A concepção educacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID no contexto do pragmatismoThe educational concept of Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching - PIBID pragmatism contextconcepção educacionalpolíticas públicasPibidCapespragmatismoJohn Deweyeducational designpublic policyPibidCapespragmatismJohn DeweyO presente trabalho analisa a concepção educacional de uma política pública da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), no contexto do pragmatismo. O problema da investigação está assim formulado: que concepção educacional está presente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na consideração do pragmatismo? A Capes, a partir de 2009, passou a criar políticas educacionais para o aprimoramento da Educação Básica, incluindo o Pibid. Na perspectiva filosófica, interessa investigar os pressupostos da concepção educacional presente no plano, por meio dos documentos oficiais e, como hipótese, investigar se a perspectiva de educação pragmática está presente, seja pela necessidade de preparar professores para a prática docente, seja do ponto de vista da organização da matriz curricular, pelo caráter prático da formação do professor. Não se pretende discutir a questão da formação docente, dado que este trabalho está alocado na linha de pesquisa de Políticas Públicas em Educação: busca-se, antes, discutir e compreender a concepção educacional presente no Pibid, estudando-se, para tanto, seu processo de implementação, a partir dos dados oficiais. O método diz respeito à revisão da literatura, com destaque para a análise documental, compreendendo: relatórios, leis, editais, portarias e documentos da Diretoria de Educação Básica e da CAPES, documentos estes que se constituem como expedientes a serem analisados. Do ponto de vista do mérito, busca-se fundamentar e esclarecer a concepção pragmática educacional de John Dewey e, por meio dessa referência, uma análise da concepção do Programa é feita. Como resultado atingido, verificamos que a concepção educacional presente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência apresenta indícios do pragmatismo desenvolvido por John Dewey, recepcionado no Brasil pelos escritos de Anísio Teixeira.This paper analyzes the educational concept of a public policy of the Basic Education Board (DEB) of Higher Education Personnel Training Coordination (CAPES), the Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching (Pibid), in the context of pragmatism. The problem of the investigation is worded as follows: educational concept that is present in the Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching (Pibid) in consideration of pragmatism? Capes, from 2009, went on to create educational policies for the improvement of basic education, including Pibid. The philosophical perspective, interests investigate the assumptions of this educational concept in the plan, through official documents and, as a hypothesis, investigate whether the pragmatic education approach is present, or the need to prepare teachers for teaching, from the point of view of the organization of the curriculum, the practical nature of teacher education. It is not intended to discuss the issue of teacher training, as this work is allocated in line for Public Policy Research in Education: the purpose of, first, discuss and understand the educational concept present in Pibid by studying, therefore, its implementation process, from official data. The method relates to the literature review, with emphasis on the analysis of documents, comprising: reports, laws, edicts, decrees and documents of the Basic Education Board and CAPES, which documents are constituted as expedients to be analyzed. From the point of view of substance, it seeks to support and clarify the educational pragmatic conception of John Dewey and through this reference, program design analysis is made. As result achieved, we find that the educational concept present in the Institutional Program Initiation Scholarships to Teaching presents pragmatism of evidence developed by John Dewey, approved in Brazil by the writings of AnisioTeixeira.PUC-CampinasMendonça, SamuelPontifícia Universidade Católica de CampinasTeixeira, Aurora da Silva2022-02-16T18:15:14Z2022-02-16T18:15:14Z2014-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154762552517287845313porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:28Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15476Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:28Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv A concepção educacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID no contexto do pragmatismo
The educational concept of Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching - PIBID pragmatism context
title A concepção educacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID no contexto do pragmatismo
spellingShingle A concepção educacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID no contexto do pragmatismo
Teixeira, Aurora da Silva
concepção educacional
políticas públicas
Pibid
Capes
pragmatismo
John Dewey
educational design
public policy
Pibid
Capes
pragmatism
John Dewey
title_short A concepção educacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID no contexto do pragmatismo
title_full A concepção educacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID no contexto do pragmatismo
title_fullStr A concepção educacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID no contexto do pragmatismo
title_full_unstemmed A concepção educacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID no contexto do pragmatismo
title_sort A concepção educacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID no contexto do pragmatismo
author Teixeira, Aurora da Silva
author_facet Teixeira, Aurora da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendonça, Samuel
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Aurora da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv concepção educacional
políticas públicas
Pibid
Capes
pragmatismo
John Dewey
educational design
public policy
Pibid
Capes
pragmatism
John Dewey
topic concepção educacional
políticas públicas
Pibid
Capes
pragmatismo
John Dewey
educational design
public policy
Pibid
Capes
pragmatism
John Dewey
description O presente trabalho analisa a concepção educacional de uma política pública da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), no contexto do pragmatismo. O problema da investigação está assim formulado: que concepção educacional está presente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na consideração do pragmatismo? A Capes, a partir de 2009, passou a criar políticas educacionais para o aprimoramento da Educação Básica, incluindo o Pibid. Na perspectiva filosófica, interessa investigar os pressupostos da concepção educacional presente no plano, por meio dos documentos oficiais e, como hipótese, investigar se a perspectiva de educação pragmática está presente, seja pela necessidade de preparar professores para a prática docente, seja do ponto de vista da organização da matriz curricular, pelo caráter prático da formação do professor. Não se pretende discutir a questão da formação docente, dado que este trabalho está alocado na linha de pesquisa de Políticas Públicas em Educação: busca-se, antes, discutir e compreender a concepção educacional presente no Pibid, estudando-se, para tanto, seu processo de implementação, a partir dos dados oficiais. O método diz respeito à revisão da literatura, com destaque para a análise documental, compreendendo: relatórios, leis, editais, portarias e documentos da Diretoria de Educação Básica e da CAPES, documentos estes que se constituem como expedientes a serem analisados. Do ponto de vista do mérito, busca-se fundamentar e esclarecer a concepção pragmática educacional de John Dewey e, por meio dessa referência, uma análise da concepção do Programa é feita. Como resultado atingido, verificamos que a concepção educacional presente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência apresenta indícios do pragmatismo desenvolvido por John Dewey, recepcionado no Brasil pelos escritos de Anísio Teixeira.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-19
2022-02-16T18:15:14Z
2022-02-16T18:15:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15476
2552517287845313
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15476
identifier_str_mv 2552517287845313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210243431596032