Dizer e fazer: correspondência verbal de mães e filhos em uma situação de exame médico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wechsler, Amanda
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15786
Resumo: Correspondência verbal pode ser definida como a relação entre o comportamento verbal e o comportamento não-verbal de um indivíduo. As pesquisas encontradas na literatura sobre correspondência verbal utilizaram-se de treinos de correspondência, sem se preocupar em observar se a correspondência já existe naturalmente, sem necessidade de treino. Este estudo teve como objetivo descrever os comportamentos de correspondência de mães e filhos em uma situação natural no contexto médico. Sete díades mães-criança (crianças com idades entre cinco a oito anos) e uma médica participaram da pesquisa. Com cada díade, houve três momentos: 1) entrevista com mãe e criança separadamente antes do exame médico, 2) filmagem do exame e 3) entrevista após o exame com mãe e criança, separadas. Os resultados mostraram que, dentre os comportamentos categorizados, as crianças apresentaram em sua maioria correspondência verbal total, dizer-fazer-dizer (33,33%). Já as mães tiveram a maioria de seus comportamentos categorizados como não-correspondência (35,13%). A maior parte das mães também não instruiu seus filhos a como se comportar no contexto médico, e as mães que instruíram, apresentaram regras incompletas. Variáveis como idade, nível sócio-econômico, escolaridade, história de vida devem ser melhor investigadas quanto à influência na ocorrência da correspondência verbal natural. Conclui-se sobre a importância da emissão de correspondências verbais para o contexto da saúde, pois estas estão relacionadas a autocontrole e autoconhecimento.
id PUC_CAMP-5_c46bec097acd133918c41ada1dcfa768
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15786
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Dizer e fazer: correspondência verbal de mães e filhos em uma situação de exame médicoSaying and doing: verbal correspondence of mothers and sons in a medical examination situationcomportamento verbalcorrespondência verbalregrasinstruçõescomportamento operanteverbal behaviorverbal correspondencerulesinstructionsoperant behaviorCorrespondência verbal pode ser definida como a relação entre o comportamento verbal e o comportamento não-verbal de um indivíduo. As pesquisas encontradas na literatura sobre correspondência verbal utilizaram-se de treinos de correspondência, sem se preocupar em observar se a correspondência já existe naturalmente, sem necessidade de treino. Este estudo teve como objetivo descrever os comportamentos de correspondência de mães e filhos em uma situação natural no contexto médico. Sete díades mães-criança (crianças com idades entre cinco a oito anos) e uma médica participaram da pesquisa. Com cada díade, houve três momentos: 1) entrevista com mãe e criança separadamente antes do exame médico, 2) filmagem do exame e 3) entrevista após o exame com mãe e criança, separadas. Os resultados mostraram que, dentre os comportamentos categorizados, as crianças apresentaram em sua maioria correspondência verbal total, dizer-fazer-dizer (33,33%). Já as mães tiveram a maioria de seus comportamentos categorizados como não-correspondência (35,13%). A maior parte das mães também não instruiu seus filhos a como se comportar no contexto médico, e as mães que instruíram, apresentaram regras incompletas. Variáveis como idade, nível sócio-econômico, escolaridade, história de vida devem ser melhor investigadas quanto à influência na ocorrência da correspondência verbal natural. Conclui-se sobre a importância da emissão de correspondências verbais para o contexto da saúde, pois estas estão relacionadas a autocontrole e autoconhecimento.Verbal correspondence can be defined as the relationship between verbal and non verbal individual s behaviors. Researches in the literature about verbal correspondence used correspondence trainings, without observing if correspondence already exists naturally, with no training need. This study had as objective to describe correspondence behaviors of mothers and sons in a natural situation in a medical context. Seven mother-child pairs (children with ages between five and eight years-old) and one physician participated in the research. With each pair, there were three moments: 1) an interview with the mother and child separately before the medical examination, 2) filming of the examination and 3) interview after the examination with mother and son, separately. The results demonstrated that, from the categorized behaviors, most children showed total verbal correspondence saydo- say (33,33%). However, the mothers had most of their behaviors categorized as noncorrespondence (35,13%). In addition, most mothers did not instruct their sons on how to behave in the medical context, and the mothers who did so, showed incomplete rules. Variables such as age, social- economical level, life history, educational level and context must be better investigated about their influence in the occurrence of natural verbal correspondence. In conclusion, verbal correspondence has a great importance in the health context because it is related to self-control and self-knowing.PUC-CampinasAmaral, Vera Lucia Adami Raposo doPontifícia Universidade Católica de CampinasWechsler, Amanda2022-02-16T18:56:27Z2022-02-16T18:56:27Z2008-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/157865587001486587282porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:13Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15786Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:13Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Dizer e fazer: correspondência verbal de mães e filhos em uma situação de exame médico
Saying and doing: verbal correspondence of mothers and sons in a medical examination situation
title Dizer e fazer: correspondência verbal de mães e filhos em uma situação de exame médico
spellingShingle Dizer e fazer: correspondência verbal de mães e filhos em uma situação de exame médico
Wechsler, Amanda
comportamento verbal
correspondência verbal
regras
instruções
comportamento operante
verbal behavior
verbal correspondence
rules
instructions
operant behavior
title_short Dizer e fazer: correspondência verbal de mães e filhos em uma situação de exame médico
title_full Dizer e fazer: correspondência verbal de mães e filhos em uma situação de exame médico
title_fullStr Dizer e fazer: correspondência verbal de mães e filhos em uma situação de exame médico
title_full_unstemmed Dizer e fazer: correspondência verbal de mães e filhos em uma situação de exame médico
title_sort Dizer e fazer: correspondência verbal de mães e filhos em uma situação de exame médico
author Wechsler, Amanda
author_facet Wechsler, Amanda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Vera Lucia Adami Raposo do
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Wechsler, Amanda
dc.subject.por.fl_str_mv comportamento verbal
correspondência verbal
regras
instruções
comportamento operante
verbal behavior
verbal correspondence
rules
instructions
operant behavior
topic comportamento verbal
correspondência verbal
regras
instruções
comportamento operante
verbal behavior
verbal correspondence
rules
instructions
operant behavior
description Correspondência verbal pode ser definida como a relação entre o comportamento verbal e o comportamento não-verbal de um indivíduo. As pesquisas encontradas na literatura sobre correspondência verbal utilizaram-se de treinos de correspondência, sem se preocupar em observar se a correspondência já existe naturalmente, sem necessidade de treino. Este estudo teve como objetivo descrever os comportamentos de correspondência de mães e filhos em uma situação natural no contexto médico. Sete díades mães-criança (crianças com idades entre cinco a oito anos) e uma médica participaram da pesquisa. Com cada díade, houve três momentos: 1) entrevista com mãe e criança separadamente antes do exame médico, 2) filmagem do exame e 3) entrevista após o exame com mãe e criança, separadas. Os resultados mostraram que, dentre os comportamentos categorizados, as crianças apresentaram em sua maioria correspondência verbal total, dizer-fazer-dizer (33,33%). Já as mães tiveram a maioria de seus comportamentos categorizados como não-correspondência (35,13%). A maior parte das mães também não instruiu seus filhos a como se comportar no contexto médico, e as mães que instruíram, apresentaram regras incompletas. Variáveis como idade, nível sócio-econômico, escolaridade, história de vida devem ser melhor investigadas quanto à influência na ocorrência da correspondência verbal natural. Conclui-se sobre a importância da emissão de correspondências verbais para o contexto da saúde, pois estas estão relacionadas a autocontrole e autoconhecimento.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-12
2022-02-16T18:56:27Z
2022-02-16T18:56:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15786
5587001486587282
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15786
identifier_str_mv 5587001486587282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210235612364800