O Shopping Iguatemi em Campinas e a sociedade de consumo da urbanização dispersa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manente, Zuleica Maria Queiroz Guimarães
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16434
Resumo: Este trabalho investiga a metrópole contemporânea (Região Metropolitana de Campinas) com enfoque na urbanização dispersa e no processo de urbanização no qual se insere o Shopping Iguatemi na cidade de Campinas, considerando este como indício de dinâmicas na escala regional, mas com profundas implicações para a cidade e para o contexto local. Nota-se que, a partir da inauguração do Shopping Iguatemi, ocorrida há quase três décadas e meia, algumas mudanças foram ocorrendo na dinâmica da cidade, tanto no perfil da população, como nos costumes, com novos hábitos de consumo, cultura e no comércio local e regional. Percebe-se um deslocamento do público consumidor das classes alta e média das áreas centrais para o shopping, bem como a mobilidade pendular da população da Região Metropolitana de Campinas em busca de novas formas de consumo. Com essa migração do centro e da Região Metropolitana de Campinas para as adjacências da malha urbana (áreas de expansão da cidade), alguns empreendimentos residenciais e estabelecimentos comerciais também começaram a despontar na região próxima à localização do Iguatemi. Desde a sua origem, o Shopping Iguatemi passou por cinco expansões e em breve implantará um novo complexo residencial como parte de um projeto maior para adensamento do seu entorno. As principais ampliações do empreendimento foram determinadas, em parte, pelas novas formas de relacionamento entre a cidade e a Região Metropolitana de Campinas, pela necessidade de inovação para atrair o público consumidor frente as implantações de mais oito shoppings no município e pelos novos hábitos de consumo definidos pela vida contemporânea em busca de alternativas de entretenimento, lazer e comércio especializado. Esta pesquisa foi embasada em fontes bibliográficas, documentais e jornalísticas e aborda como o Shopping Iguatemi vem contribuindo para a dispersão da região leste da cidade de Campinas nos últimos trinta e cinco anos, tendo em vista as aceleradas mudanças na configuração do espaço urbano. Analisa também como os empreendedores¬investidores identificaram as oportunidades de mercado nessa nova sociedade de consumo oferecendo eventos de lazer para atender a demanda. Esse processo vem ocorrendo desde a década de 1980 e atinge novos contornos no final do século XX e na atualidade.
id PUC_CAMP-5_c7ffc8fef5fdf43d40957d3fd0a1cc14
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16434
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling O Shopping Iguatemi em Campinas e a sociedade de consumo da urbanização dispersaThemall Shopping Iguatemi in the city of Campinas and the consumer society of dispersed urbanizationCultura de consumoUrbanização dispersaEventosCampinasShopping Center IguatemiConsumer cultureOispersed urbanizationEventsCampinasShopping Center IguatemiEste trabalho investiga a metrópole contemporânea (Região Metropolitana de Campinas) com enfoque na urbanização dispersa e no processo de urbanização no qual se insere o Shopping Iguatemi na cidade de Campinas, considerando este como indício de dinâmicas na escala regional, mas com profundas implicações para a cidade e para o contexto local. Nota-se que, a partir da inauguração do Shopping Iguatemi, ocorrida há quase três décadas e meia, algumas mudanças foram ocorrendo na dinâmica da cidade, tanto no perfil da população, como nos costumes, com novos hábitos de consumo, cultura e no comércio local e regional. Percebe-se um deslocamento do público consumidor das classes alta e média das áreas centrais para o shopping, bem como a mobilidade pendular da população da Região Metropolitana de Campinas em busca de novas formas de consumo. Com essa migração do centro e da Região Metropolitana de Campinas para as adjacências da malha urbana (áreas de expansão da cidade), alguns empreendimentos residenciais e estabelecimentos comerciais também começaram a despontar na região próxima à localização do Iguatemi. Desde a sua origem, o Shopping Iguatemi passou por cinco expansões e em breve implantará um novo complexo residencial como parte de um projeto maior para adensamento do seu entorno. As principais ampliações do empreendimento foram determinadas, em parte, pelas novas formas de relacionamento entre a cidade e a Região Metropolitana de Campinas, pela necessidade de inovação para atrair o público consumidor frente as implantações de mais oito shoppings no município e pelos novos hábitos de consumo definidos pela vida contemporânea em busca de alternativas de entretenimento, lazer e comércio especializado. Esta pesquisa foi embasada em fontes bibliográficas, documentais e jornalísticas e aborda como o Shopping Iguatemi vem contribuindo para a dispersão da região leste da cidade de Campinas nos últimos trinta e cinco anos, tendo em vista as aceleradas mudanças na configuração do espaço urbano. Analisa também como os empreendedores¬investidores identificaram as oportunidades de mercado nessa nova sociedade de consumo oferecendo eventos de lazer para atender a demanda. Esse processo vem ocorrendo desde a década de 1980 e atinge novos contornos no final do século XX e na atualidade.This research investigates the present-day metropole (Metropolitan Area of Campinas) focusing on the dispersed urbanization and the urbanization process, as a part of which themall Shopping Iguatemi was built in the city of Campinas, considering it an indicator of regional sca/e dynamics, but with deep implications to the city and the local environment. Since Iguatemi opened its doors, almost three and a half decades ago, some changes have been happening in the city's dynamics, as much in the population profile as in its behavior, such as purchasing habits, culture and local and regional trade. There's an upper and middle class consumer displacement from downtown to the ma 11, as well as the pendulum-like motion of the Metropolitan Area of Campinas' population in pursue of new consumption options. Given this migration from downtown and Metropolitan Area of Campinas to the margins of the urban area (city expansion zone), some residential enterprises and business have a/so been built around Iguatemi. Since its opening, Iguatemi has been through five expansions and will soon build a residential complex as part of a larger project aiming the densification of its surroundings. The enterprise's primary expansions have been defined, in a way, by the new re/ationships amongst the city and the Metropolitan Area of Campinas, by the need to innovate in order to attract the consumer given the implementation of another eight malls in the cíty, and the new consumption habits defined by the contemporary life in constant search for entertainment, leisure and specialized trade. This research is based on bibliographica/, documental and joumalistic sources, and it addresses how Shopping Iguatemi has been backing the dispersion of the eastem zone of Campinas in the last thirty-five years, given the rapid changes in the characterization of the urban environment. It a/so analyzes how entrepreneurs have identified market opportunities in this new consumer society, offering new leisure altematives to fulfill the demando This process has been happening since the 80s and it has been changing its outlines since the late 20th century.PUC-CampinasFerreira, Jane VictalPontifícia Universidade Católica de CampinasManente, Zuleica Maria Queiroz Guimarães2022-02-22T16:12:54Z2022-02-22T16:12:54Z2017-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/164347585942456075377porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-05-03T15:51:29Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16434Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-05-03T15:51:29Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Shopping Iguatemi em Campinas e a sociedade de consumo da urbanização dispersa
Themall Shopping Iguatemi in the city of Campinas and the consumer society of dispersed urbanization
title O Shopping Iguatemi em Campinas e a sociedade de consumo da urbanização dispersa
spellingShingle O Shopping Iguatemi em Campinas e a sociedade de consumo da urbanização dispersa
Manente, Zuleica Maria Queiroz Guimarães
Cultura de consumo
Urbanização dispersa
Eventos
Campinas
Shopping Center Iguatemi
Consumer culture
Oispersed urbanization
Events
Campinas
Shopping Center Iguatemi
title_short O Shopping Iguatemi em Campinas e a sociedade de consumo da urbanização dispersa
title_full O Shopping Iguatemi em Campinas e a sociedade de consumo da urbanização dispersa
title_fullStr O Shopping Iguatemi em Campinas e a sociedade de consumo da urbanização dispersa
title_full_unstemmed O Shopping Iguatemi em Campinas e a sociedade de consumo da urbanização dispersa
title_sort O Shopping Iguatemi em Campinas e a sociedade de consumo da urbanização dispersa
author Manente, Zuleica Maria Queiroz Guimarães
author_facet Manente, Zuleica Maria Queiroz Guimarães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Jane Victal
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Manente, Zuleica Maria Queiroz Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura de consumo
Urbanização dispersa
Eventos
Campinas
Shopping Center Iguatemi
Consumer culture
Oispersed urbanization
Events
Campinas
Shopping Center Iguatemi
topic Cultura de consumo
Urbanização dispersa
Eventos
Campinas
Shopping Center Iguatemi
Consumer culture
Oispersed urbanization
Events
Campinas
Shopping Center Iguatemi
description Este trabalho investiga a metrópole contemporânea (Região Metropolitana de Campinas) com enfoque na urbanização dispersa e no processo de urbanização no qual se insere o Shopping Iguatemi na cidade de Campinas, considerando este como indício de dinâmicas na escala regional, mas com profundas implicações para a cidade e para o contexto local. Nota-se que, a partir da inauguração do Shopping Iguatemi, ocorrida há quase três décadas e meia, algumas mudanças foram ocorrendo na dinâmica da cidade, tanto no perfil da população, como nos costumes, com novos hábitos de consumo, cultura e no comércio local e regional. Percebe-se um deslocamento do público consumidor das classes alta e média das áreas centrais para o shopping, bem como a mobilidade pendular da população da Região Metropolitana de Campinas em busca de novas formas de consumo. Com essa migração do centro e da Região Metropolitana de Campinas para as adjacências da malha urbana (áreas de expansão da cidade), alguns empreendimentos residenciais e estabelecimentos comerciais também começaram a despontar na região próxima à localização do Iguatemi. Desde a sua origem, o Shopping Iguatemi passou por cinco expansões e em breve implantará um novo complexo residencial como parte de um projeto maior para adensamento do seu entorno. As principais ampliações do empreendimento foram determinadas, em parte, pelas novas formas de relacionamento entre a cidade e a Região Metropolitana de Campinas, pela necessidade de inovação para atrair o público consumidor frente as implantações de mais oito shoppings no município e pelos novos hábitos de consumo definidos pela vida contemporânea em busca de alternativas de entretenimento, lazer e comércio especializado. Esta pesquisa foi embasada em fontes bibliográficas, documentais e jornalísticas e aborda como o Shopping Iguatemi vem contribuindo para a dispersão da região leste da cidade de Campinas nos últimos trinta e cinco anos, tendo em vista as aceleradas mudanças na configuração do espaço urbano. Analisa também como os empreendedores¬investidores identificaram as oportunidades de mercado nessa nova sociedade de consumo oferecendo eventos de lazer para atender a demanda. Esse processo vem ocorrendo desde a década de 1980 e atinge novos contornos no final do século XX e na atualidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-22
2022-02-22T16:12:54Z
2022-02-22T16:12:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16434
7585942456075377
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16434
identifier_str_mv 7585942456075377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1798415782810484736