Espaço público para pedestres na cidade do automóvel: desafios e potencialidades para mobilidade no centro de Campinas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16433 |
Resumo: | Ao longo do século XX, o Centro de Campinas foi objeto de intervenções que impactaram as condições de mobilidade, acarretando prejuízos para o pedestre ao priorizar o automóvel nos deslocamentos. O objetivo dessa pesquisa é discutir a problemática do planejamento da mobilidade peatonal nas cidades brasileiras, mais precisamente do Centro de Campinas, local de maior fluxo peatonal urbano da cidade. Além disso, busca compreender a especificidade do desenho urbano para mobilidade peatonal em áreas centrais contemporâneas para encontrar caminhos possíveis para a qualificação dos espaços públicos para o pedestre. Para compreender estes impactos e os desafios para a recuperação do espaço público para os pedestres, a presente dissertação apresenta as principais transformações desta área central e analisa a realidade cotidiana local à luz de teóricos, tais como Jacobs (1961), Lynch (1960), Gehl (2013), Lamas (1993;2007). Para tanto, são investigados o panorama do planejamento da mobilidade urbana no Brasil, os marcos legais e os aspectos técnicos. No caso de Campinas, as intervenções urbanísticas de mobilidade ainda não são aplicadas de forma integral. Para que esta mudança de cenário aconteça de modo satisfatório, o planejamento deve ser realizado de acordo com as necessidades de funcionalidade, conforto e segurança dos pedestres e, para isso, o desenvolvimento da cidade e do bairro devem colaborar para o atendimento da pequena escala, local em que ocorre a relação direta do homem com o espaço. |
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Espaço público para pedestres na cidade do automóvel: desafios e potencialidades para mobilidade no centro de CampinasPublic space for pedestrians in the city of the automobile: Challenges and potentialities for mobility in the Center of CampinasGestão urbanadesenho urbanoplanejamento urbanomobilidadeespaços públicospedestreUrban managementurban designurban planningmobilitypublic spacespedestrianAo longo do século XX, o Centro de Campinas foi objeto de intervenções que impactaram as condições de mobilidade, acarretando prejuízos para o pedestre ao priorizar o automóvel nos deslocamentos. O objetivo dessa pesquisa é discutir a problemática do planejamento da mobilidade peatonal nas cidades brasileiras, mais precisamente do Centro de Campinas, local de maior fluxo peatonal urbano da cidade. Além disso, busca compreender a especificidade do desenho urbano para mobilidade peatonal em áreas centrais contemporâneas para encontrar caminhos possíveis para a qualificação dos espaços públicos para o pedestre. Para compreender estes impactos e os desafios para a recuperação do espaço público para os pedestres, a presente dissertação apresenta as principais transformações desta área central e analisa a realidade cotidiana local à luz de teóricos, tais como Jacobs (1961), Lynch (1960), Gehl (2013), Lamas (1993;2007). Para tanto, são investigados o panorama do planejamento da mobilidade urbana no Brasil, os marcos legais e os aspectos técnicos. No caso de Campinas, as intervenções urbanísticas de mobilidade ainda não são aplicadas de forma integral. Para que esta mudança de cenário aconteça de modo satisfatório, o planejamento deve ser realizado de acordo com as necessidades de funcionalidade, conforto e segurança dos pedestres e, para isso, o desenvolvimento da cidade e do bairro devem colaborar para o atendimento da pequena escala, local em que ocorre a relação direta do homem com o espaço.Throughout the 20th century, the city center of Campinas was object of interventions that affected its mobility conditions, causing trouble to the pedestrian when prioritizing the car mobility. This dissertation discusses the problem of pedestrian mobility planning in Brazilian cities, more precisely in the city center of Campinas, area of the biggest urban pedestrian flow in the city. In addition, tries to understand the specificity of the urban drawing for pedestrian mobility in central contemporary areas to find ways to improve the public space for the pedestrian. In order to understand these impacts and the challenges for the recovery of public space for pedestrians, this dissertation presents the main transformations of the neighborhood and analyzes it based on theorists such as Jacobs (1961), Lynch (1960), (Gehl), Lamas (1993;2007). To do so, the panorama of urban mobility planning in Brazil, the legal frameworks and the technical discussion are investigated. In the case of Campinas, urban mobility interventions are not yet fully implemented. In order of this change of scenery to take place satisfactorily, planning must be carried out according to the functionality needs, comfort and safety of pedestrians, so the development of the city and the neighborhood must collaborate to serve the small scale, in which can occur the relation between man and space.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESPUC-CampinasSamora, Patricia Rodrigues SamoraPontifícia Universidade Católica de CampinasNegreiros, Flávia Adriana Aranha Gouvêa2022-02-22T16:12:54Z2022-02-22T16:12:54Z2017-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/164334093656325944819porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-05-03T15:52:17Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16433Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-05-03T15:52:17Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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Ao longo do século XX, o Centro de Campinas foi objeto de intervenções que impactaram as condições de mobilidade, acarretando prejuízos para o pedestre ao priorizar o automóvel nos deslocamentos. O objetivo dessa pesquisa é discutir a problemática do planejamento da mobilidade peatonal nas cidades brasileiras, mais precisamente do Centro de Campinas, local de maior fluxo peatonal urbano da cidade. Além disso, busca compreender a especificidade do desenho urbano para mobilidade peatonal em áreas centrais contemporâneas para encontrar caminhos possíveis para a qualificação dos espaços públicos para o pedestre. Para compreender estes impactos e os desafios para a recuperação do espaço público para os pedestres, a presente dissertação apresenta as principais transformações desta área central e analisa a realidade cotidiana local à luz de teóricos, tais como Jacobs (1961), Lynch (1960), Gehl (2013), Lamas (1993;2007). Para tanto, são investigados o panorama do planejamento da mobilidade urbana no Brasil, os marcos legais e os aspectos técnicos. No caso de Campinas, as intervenções urbanísticas de mobilidade ainda não são aplicadas de forma integral. Para que esta mudança de cenário aconteça de modo satisfatório, o planejamento deve ser realizado de acordo com as necessidades de funcionalidade, conforto e segurança dos pedestres e, para isso, o desenvolvimento da cidade e do bairro devem colaborar para o atendimento da pequena escala, local em que ocorre a relação direta do homem com o espaço. |
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