A eficácia do treino de controle do stress infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bignotto, Márcia Maria
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15671
Resumo: Este estudo objetivou testar a eficácia de um método novo de tratamento do stress, designado treino psicológico de stress infantil (TCS-I) na redução da sintomatologia do stress em crianças de 08 anos a 09 anos anos de idade. O TCS-I se constituiu de 16 encontros semanais de 90 minutos de duração, em grupo, e se baseou na teoria cognitivo-comportamental. Os participantes foram 20 crianças distribuídas igualmente em dois grupos: GTCSI que recebeu o TCS-I e outro (grupo comparativo GC) que teve 16 encontros semanais com a psicóloga, não direcionados ao controle do stress. A testagem inicial avaliou a sintomatologia de stress, os estressores com os quais as crianças se deparavam no dia a dia e quais estratégias de enfrentamento elas utilizavam. Considerando-se como referencial teórico o modelo quadrifásico que enfatiza quatro fases no processo do stress: alerta, resistência, quase exaustão e exaustão, os resultados indicam que 60% das crianças encontravam-se na fase de quase exaustão, com prevalência de reações psicológicas. Os estressores mais mencionados por elas eram de natureza interna e se referiam a sentimentos de ansiedade e situações referentes a uma autoestima prejudicada. Verificou-se ainda que faziam uso de um número e tipo de estratégias que se mostrou insuficiente no controle de seus níveis de tensão. Os dois grupos foram comparados antes e após a intervenção do GTCSI. No inicio, os grupos não mostraram diferenças significativas quanto ao nível e fase do stress na qual se encontravam. Após a intervenção, observou-se, que o GTCSI apresentou uma redução significativa no seu nível de stress quando comparado ao GC. Concluiu-se que as crianças estressadas quando submetidas a um treino de controle de stress específico às suas necessidades, são capazes de desenvolver habilidades de enfrentamento obtendo redução nos níveis de stress. Concluiu-se também que o TCS-I é muito eficaz na redução do stress infantil e das fontes internas de stress.
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Considerando-se como referencial teórico o modelo quadrifásico que enfatiza quatro fases no processo do stress: alerta, resistência, quase exaustão e exaustão, os resultados indicam que 60% das crianças encontravam-se na fase de quase exaustão, com prevalência de reações psicológicas. Os estressores mais mencionados por elas eram de natureza interna e se referiam a sentimentos de ansiedade e situações referentes a uma autoestima prejudicada. Verificou-se ainda que faziam uso de um número e tipo de estratégias que se mostrou insuficiente no controle de seus níveis de tensão. Os dois grupos foram comparados antes e após a intervenção do GTCSI. No inicio, os grupos não mostraram diferenças significativas quanto ao nível e fase do stress na qual se encontravam. Após a intervenção, observou-se, que o GTCSI apresentou uma redução significativa no seu nível de stress quando comparado ao GC. Concluiu-se que as crianças estressadas quando submetidas a um treino de controle de stress específico às suas necessidades, são capazes de desenvolver habilidades de enfrentamento obtendo redução nos níveis de stress. Concluiu-se também que o TCS-I é muito eficaz na redução do stress infantil e das fontes internas de stress.The aim of this study was to test the effectiveness of a new method for treating stress, designated stress control training for children (known locally as TCS-I) in the reduction of the symptomatology of stress in children between 8 and 9 years of age. The TCS-I was composed of 16 weekly meetings lasting 90 minutes each, in group session, and was based on cognitive behavior theory. The participants consisted of 20 children equally divided into two groups: the GTCSI which received the TCS-I training and the GC (control group) who had 16 weekly sessions with a psychologist, which did not involve stress control. Initial testing evaluated the symptomatology of stress, the stressors which the children would normally encounter in their everyday lives and what were the confrontation strategies they used. Using the quadriphase model as a theoretical benchmark which emphasizes four phases in the stress process, namely alert, resistance, near-exhaustion and exhaustion, results show that 60% of children were in the near-exhaustion phase, with a prevalence of psychological reactions. The stressors most mentioned by the children were internal in nature, and related to feelings of anxiety and situations related to impaired self-esteem. It was also found that they made use of numbers and types of strategies that were not sufficient to control their levels of tension. The two groups were compared before and after the GTCSI sessions. Initially, the groups showed no significant differences in terms of the level and phase of stress they were facing. After intervention, it was noted that the GTCSI showed a significant reduction in their level of stress when compared to the control group. It was concluded that stressed children, when subjected to stress control training specific to their needs, are capable of developing confrontation skills and achieving a reduction in levels of stress. It was also concluded that TCS-I is very effective in reducing stress in children and the internal sources of this stress.PUC-CampinasLipp, Marilda Emmanuel NovaesPontifícia Universidade Católica de CampinasBignotto, Márcia Maria2022-02-16T18:40:52Z2022-02-16T18:40:52Z2010-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156712793731333581368porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:57Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15671Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:57Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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