As intervenções urbanas em Buenos Aires no último governo militar (1976-1983): a erradicação das Villas e o Plan de Autopistas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16199 |
Resumo: | Esse trabalho objetiva estudar as intervenções urbanas em Buenos Aires e, em especial, as estratégias e práticas espaciais do último período ditatorial argentino. Procura-se contextualizar tais intervenções a partir da análise do pensamento urbano ao longo do século XX sobre a capital portenha, com o intuito de entender que fatores determinaram a adoção dessas políticas urbanas, seus desdobramentos e as transformações estruturais que até hoje marcam o tecido urbano da cidade. Ao analisar as sucessivas políticas urbanas adotadas em Buenos Aires e, em especial, o planejamento e as intervenções no espaço urbano do último período ditatorial argentino, o estudo privilegia, por um lado, as políticas habitacionais na Capital Federal, entendidas como vetor estruturante na modelagem do espaço urbano portenho, e por outro, o sistema viário projetado para o transporte veicular particular de alta velocidade, compreendido dentro de um plano de modernização urbana. A pesquisa pretende contribuir para uma maior compreensão das ações do Estado autoritário no campo das políticas urbanas, buscando entender até que ponto as intervenções realizadas, ou mesmo apenas projetadas, contribuíram para a ampliação da fragmentação do tecido sociopolítico-espacial, e como fator favorável aos processos de reprodução da dinâmica capitalista na cidade de Buenos Aires. |
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As intervenções urbanas em Buenos Aires no último governo militar (1976-1983): a erradicação das Villas e o Plan de Autopistasgestão territorialBuenos Airesditadura militarerradicação favelasestradas urbanasurban planningBuenos Airesmilitary dictatorshipslum eradicationfreewaysEsse trabalho objetiva estudar as intervenções urbanas em Buenos Aires e, em especial, as estratégias e práticas espaciais do último período ditatorial argentino. Procura-se contextualizar tais intervenções a partir da análise do pensamento urbano ao longo do século XX sobre a capital portenha, com o intuito de entender que fatores determinaram a adoção dessas políticas urbanas, seus desdobramentos e as transformações estruturais que até hoje marcam o tecido urbano da cidade. Ao analisar as sucessivas políticas urbanas adotadas em Buenos Aires e, em especial, o planejamento e as intervenções no espaço urbano do último período ditatorial argentino, o estudo privilegia, por um lado, as políticas habitacionais na Capital Federal, entendidas como vetor estruturante na modelagem do espaço urbano portenho, e por outro, o sistema viário projetado para o transporte veicular particular de alta velocidade, compreendido dentro de um plano de modernização urbana. A pesquisa pretende contribuir para uma maior compreensão das ações do Estado autoritário no campo das políticas urbanas, buscando entender até que ponto as intervenções realizadas, ou mesmo apenas projetadas, contribuíram para a ampliação da fragmentação do tecido sociopolítico-espacial, e como fator favorável aos processos de reprodução da dinâmica capitalista na cidade de Buenos Aires.This work aims to analyze the successive urban policies adopted in Buenos Aires and, in particular, urban planning and interventions in urban space during the last Argentine dictatorship period. It seeks to contextualize these interventions in the urban thinking timeline of this city along the twentieth century, in order to understand the historical factors behind these urban policies and the developments that led to the structural changes that today characterize the contemporary city. By analyzing the successive urban policies adopted in Buenos Aires and, in particular, planning and interventions in urban space of the last Argentine dictator ship period, the study focuses on the one hand, the housing policies in the Federal Capital, understood as a vector backbone for modeling Buenos Aires urban space, and secondly, the road system designed for particular vehicular high-speed transport, understood within a plan of urban modernization. The research aims to contribute to a better understanding of the actions of the state represented by the last military government in the field of socio-spatial policies, in order to understand how far the urban intervention strategies contributed to a greater fragmentation of the sociopolitical-spacial tissue, and to the reproduction processes of the capitalist dynamics in the city of Buenos Aires, whose features can still be seen today in the production of its urban space.PUC-CampinasSchicchi, Maria Cristina da SilvaPontifícia Universidade Católica de CampinasVega, Jimena Alejandra2022-02-17T16:05:13Z2022-02-17T16:05:13Z2013-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/161991924186541728165porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-05-04T19:17:24Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16199Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-05-04T19:17:24Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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