A escola pública na conformação da cidade sustentável: Artur Nogueira um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16208 |
Resumo: | Este trabalho investigou as relações dialéticas existentes em Arquitetura - nesse caso, escola - e Cidade, utilizando a história como um método de apreender a realidade e compreender a gestão do município de Artur Nogueira, pertencente à região metropolitana de Campinas - São Paulo. Nesse sentido, analisamos a escola como um objeto propulsor do crescimento e estruturação da cidade em um recorte temporal que abrange todo século XX e se estendendo ao início do XXI. No âmbito deste projeto, construir escolas é entendido como sendo as estruturas edificadas para produzir cidadãos, neste caso sendo públicas, as quais interagem com o espaço físico existente e o futuramente planejado, bem como com os serviços urbanos que organizam a cidade: as redes imateriais e materiais, isto é, as redes sociais, de infraestrutura, de circulação e de produção. A análise atenta para a formação urbana da cidade em tela, desde sua formação como núcleo urbano alcançando sua conformação territorial e planejamento contemporâneo sustentável. Frente a este entendimento, aos dados coletados e a análise de estudos de casos procuramos demonstrar que em Artur Nogueira a produção de escolas favoreceu o crescimento local, mas não produziu espaços sistêmicos e integrados. |
id |
PUC_CAMP-5_d62238d961aabb0e910b758a0a2ef509 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16208 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
A escola pública na conformação da cidade sustentável: Artur Nogueira um estudo de casoThe public school in shaping the sustainable city: Artur Nogueira a case studyplanejamentoescolacidadeplanningschoolcityEste trabalho investigou as relações dialéticas existentes em Arquitetura - nesse caso, escola - e Cidade, utilizando a história como um método de apreender a realidade e compreender a gestão do município de Artur Nogueira, pertencente à região metropolitana de Campinas - São Paulo. Nesse sentido, analisamos a escola como um objeto propulsor do crescimento e estruturação da cidade em um recorte temporal que abrange todo século XX e se estendendo ao início do XXI. No âmbito deste projeto, construir escolas é entendido como sendo as estruturas edificadas para produzir cidadãos, neste caso sendo públicas, as quais interagem com o espaço físico existente e o futuramente planejado, bem como com os serviços urbanos que organizam a cidade: as redes imateriais e materiais, isto é, as redes sociais, de infraestrutura, de circulação e de produção. A análise atenta para a formação urbana da cidade em tela, desde sua formação como núcleo urbano alcançando sua conformação territorial e planejamento contemporâneo sustentável. Frente a este entendimento, aos dados coletados e a análise de estudos de casos procuramos demonstrar que em Artur Nogueira a produção de escolas favoreceu o crescimento local, mas não produziu espaços sistêmicos e integrados.This study investigated the existing dialectical relationships in architecture - in this case, school - and City using history as a method to grasp reality and understand the management of the municipality of Artur Nogueira, in the metropolitan region of Campinas - Sao Paulo. In this sense, we analyze the school as a driver of growth object and city structure in a time frame that covers the entire twentieth century and extending to the beginning of XXI. Under this project, building schools is understood to be the built structures to produce citizens, in this case being public, which interact with the existing space and planned future, as well as urban services that organize the city: the intangible networks and materials, that is, social networks, infrastructure, circulation and production. Careful analysis for urban formation of the city screen, since its formation as urban core achieving its territorial conformation and sustainable contemporary design. Given this understanding, the collected data and the case studies analysis seek to demonstrate that in Artur Nogueira production schools favored local growth, but did not produce systemic and integrated spaces.PUC-CampinasCosta, Luiz Augusto MaiaPontifícia Universidade Católica de CampinasStrassa, Alessandra Salvador Alexandre2022-02-17T16:05:14Z2022-02-17T16:05:14Z2016-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/162084299718259437385porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-05-03T18:54:12Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16208Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-05-03T18:54:12Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola pública na conformação da cidade sustentável: Artur Nogueira um estudo de caso The public school in shaping the sustainable city: Artur Nogueira a case study |
title |
A escola pública na conformação da cidade sustentável: Artur Nogueira um estudo de caso |
spellingShingle |
A escola pública na conformação da cidade sustentável: Artur Nogueira um estudo de caso Strassa, Alessandra Salvador Alexandre planejamento escola cidade planning school city |
title_short |
A escola pública na conformação da cidade sustentável: Artur Nogueira um estudo de caso |
title_full |
A escola pública na conformação da cidade sustentável: Artur Nogueira um estudo de caso |
title_fullStr |
A escola pública na conformação da cidade sustentável: Artur Nogueira um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A escola pública na conformação da cidade sustentável: Artur Nogueira um estudo de caso |
title_sort |
A escola pública na conformação da cidade sustentável: Artur Nogueira um estudo de caso |
author |
Strassa, Alessandra Salvador Alexandre |
author_facet |
Strassa, Alessandra Salvador Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Luiz Augusto Maia Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Strassa, Alessandra Salvador Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
planejamento escola cidade planning school city |
topic |
planejamento escola cidade planning school city |
description |
Este trabalho investigou as relações dialéticas existentes em Arquitetura - nesse caso, escola - e Cidade, utilizando a história como um método de apreender a realidade e compreender a gestão do município de Artur Nogueira, pertencente à região metropolitana de Campinas - São Paulo. Nesse sentido, analisamos a escola como um objeto propulsor do crescimento e estruturação da cidade em um recorte temporal que abrange todo século XX e se estendendo ao início do XXI. No âmbito deste projeto, construir escolas é entendido como sendo as estruturas edificadas para produzir cidadãos, neste caso sendo públicas, as quais interagem com o espaço físico existente e o futuramente planejado, bem como com os serviços urbanos que organizam a cidade: as redes imateriais e materiais, isto é, as redes sociais, de infraestrutura, de circulação e de produção. A análise atenta para a formação urbana da cidade em tela, desde sua formação como núcleo urbano alcançando sua conformação territorial e planejamento contemporâneo sustentável. Frente a este entendimento, aos dados coletados e a análise de estudos de casos procuramos demonstrar que em Artur Nogueira a produção de escolas favoreceu o crescimento local, mas não produziu espaços sistêmicos e integrados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-02 2022-02-17T16:05:14Z 2022-02-17T16:05:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16208 4299718259437385 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16208 |
identifier_str_mv |
4299718259437385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1807210248974368768 |