A meta-avaliação e a extensão universitária: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15373 |
Resumo: | A partir do interesse em compreender a formação do estudante universitário, focalizandoo como futuro profissional que deve ser capaz de atuar de forma diferenciada nas diversas situações de sua trajetória profissional e pessoal e com elevado compromisso social, entendemos que os programas de extensão universitária podem cumprir importante papel neste sentido. Os programas de extensão visam, dentre seus objetivos, a capacitação para os estudantes universitários assumirem compromissos sociais e trabalharem por uma sociedade menos desigual. Elegemos, então, como campo da pesquisa, um programa de extensão de uma universidade católica (aqui chamado de Centro), que trabalha pela inclusão social de pessoas com deficiência, numa perspectiva interdisciplinar, tendo em sua equipe professores e estudantes de diferentes áreas dos seus cursos de graduação. A partir um breve histórico sobre a educação superior no Brasil, a implantação da extensão universitária nas instituições de ensino superior e, neste contexto, do debate sobre as responsabilidades do Estado e da universidade pelo desenvolvimento da sociedade, destacamos a importância dos processos de avaliação dos programas de extensão universitária. De nosso ponto de vista, estes processos são imprescindíveis para fazer avançar estes programas e têm importante papel na formação dos alunos-extensionistas. Argumentamos que na avaliação de programas de extensão é necessário abordar a indissociabilidade dos eixos ensino-pesquisa-extensão, a interdisciplinaridade e, em função das peculiaridades do programa específico estudado, a inclusão social das pessoas com deficiência. Desenvolvemos um trabalho de metaavaliação, com objetivos de: (1) verificar quais são os pontos fortes do processo de avaliação realizado pelo programa de extensão colocado em estudo; (2) averiguar quais são as fragilidades deste processo; e (3) refletir sobre quais aspectos esta avaliação contribui para a formação dos estudantes que participam do programa. Trata-se de um estudo de caso, e os procedimentos metodológicos utilizados foram análise documental do programa, revisão bibliográfica, e realização de entrevista semi-estruturada com a Coordenadora do programa. O material empírico construído foi analisado qualitativa e quantitativamente. Os resultados mostraram que colocar em funcionamento um processo de avaliação da extensão é um trabalho complexo e que lacunas e contradições precisam ser analisadas com cuidado, porque podem limitar as contribuições que as atividades extensionistas tem em potencial para a formação dos estudantes que delas participam. |
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Elegemos, então, como campo da pesquisa, um programa de extensão de uma universidade católica (aqui chamado de Centro), que trabalha pela inclusão social de pessoas com deficiência, numa perspectiva interdisciplinar, tendo em sua equipe professores e estudantes de diferentes áreas dos seus cursos de graduação. A partir um breve histórico sobre a educação superior no Brasil, a implantação da extensão universitária nas instituições de ensino superior e, neste contexto, do debate sobre as responsabilidades do Estado e da universidade pelo desenvolvimento da sociedade, destacamos a importância dos processos de avaliação dos programas de extensão universitária. De nosso ponto de vista, estes processos são imprescindíveis para fazer avançar estes programas e têm importante papel na formação dos alunos-extensionistas. Argumentamos que na avaliação de programas de extensão é necessário abordar a indissociabilidade dos eixos ensino-pesquisa-extensão, a interdisciplinaridade e, em função das peculiaridades do programa específico estudado, a inclusão social das pessoas com deficiência. Desenvolvemos um trabalho de metaavaliação, com objetivos de: (1) verificar quais são os pontos fortes do processo de avaliação realizado pelo programa de extensão colocado em estudo; (2) averiguar quais são as fragilidades deste processo; e (3) refletir sobre quais aspectos esta avaliação contribui para a formação dos estudantes que participam do programa. Trata-se de um estudo de caso, e os procedimentos metodológicos utilizados foram análise documental do programa, revisão bibliográfica, e realização de entrevista semi-estruturada com a Coordenadora do programa. O material empírico construído foi analisado qualitativa e quantitativamente. Os resultados mostraram que colocar em funcionamento um processo de avaliação da extensão é um trabalho complexo e que lacunas e contradições precisam ser analisadas com cuidado, porque podem limitar as contribuições que as atividades extensionistas tem em potencial para a formação dos estudantes que delas participam.From the interest in understanding the formation of the student, focusing on the future as professionals who must be able to act differently in different situations in your professional and personal with a high social commitment, we understand that the university extension programs can fulfill important role in this regard. The extension programs aimed at, among its objectives, the training for university students taking social commitments and work towards a less unequal society. We choose then as a field of research, an outreach program at a Catholic university (here called the Center), who works for social inclusion of people with disabilities from an interdisciplinary perspective, taking his team teachers and students in different areas of their undergraduate courses. From a brief history of higher education in Brazil, the implementation of continuing education in institutions of higher education and in this context, the debate on the responsibilities of the State and the University for the development of society, emphasize the importance of assessment procedures university extension programs. From our point of view, these processes are essential to advance these programs and play an important role in the formation of student extension. We argue that the evaluation of extension programs is necessary to address the inseparability of the axes of teaching and research-extension, interdisciplinarity, and to the peculiarities of the specific study, the inclusion of people with disabilities. We develop a meta-evaluation of goals: (1) determine what are the strengths of the evaluation process conducted by the extension program put into the study, (2) ascertaining the weaknesses of this process, and (3) to reflect about which aspects of this assessment contributes to the formation of students participating in the program. This is a case study, and the methodological procedures used were document analysis of the program, literature review, and conducting semi-structured interview with the Coordinator of the program. The empirical analysis was constructed qualitatively and quantitatively. The results showed that operating a process to assess the extent is a complex and that gaps and contradictions must be analyzed carefully, may limit the contributions that the extension activities have potential for the training of students who took part.PUC-CampinasRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi daPontifícia Universidade Católica de CampinasArroyo, Daniela Munerato Piccolo2022-02-16T18:13:14Z2022-02-16T18:13:14Z2010-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153736980935537375705porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:25Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15373Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:25Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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