Escola, comunidade e psicologia: desencontros e encontros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Mariana Lemos Maia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16011
Resumo: Trata-se de uma pesquisa ação-participação, que teve como objetivo investigar a relação entre a escola e a comunidade, diante do fato de que alguns estudantes moravam distantes demais da escola e conheciam pouco sobre seu bairro, além de não se identificarem com este. Este trabalho é fruto do desenvolvimento e inserção da pesquisadora em um projeto psicossocial em uma escola pública. Rompendo com a psicologia hegemônica, que, historicamente, buscou culpabilizar e individualizar o processo de desenvolvimento do sujeito, parte-se de uma perspectiva materialista, histórica e dialética, no contato com o conhecimento produzido ao longo da humanidade na qual o sujeito se desenvolve, e, neste sentido, a escola é considerada um espaço facilitador deste processo. Contudo, existem outros espaços que contribuem para o desenvolvimento do sujeito, como a família e a comunidade. Ao pensar a prática da(o) psicóloga(o) na escola, pressupõe-se uma compreensão destas dimensões. Este trabalho teve por objetivo investigar como se dá a relação da escola com a comunidade em uma escola pública municipal do interior paulista. Para isto, fez-se necessário: a) realizar uma caracterização dos protagonistas da escola e da comunidade em que está inserida; b) elencar – caso existam – as ações integrativas entre a escola e a comunidade, assim como os espaços institucionalmente estabelecidos que sustentam esta relação; c) Identificar os desafios e as potencialidades da relação escola/comunidade, a partir do cotidiano da escola. Como fonte de informação foram utilizados o Projeto Político Pedagógico da Instituição e Diários de Campo. Os dados foram analisados de forma construtiva-interpretativa e demonstraram como os aspectos vividos na comunidade são levados para a sala de aula. Foi possível perceber os diferentes desafios que permeiam a relação escola-comunidade e a responsabilidade de distintos atores, como estudantes, famílias, gestão, trabalhadores da educação, psicólogas, membros da comunidade e gestores da políticas educacionais no município. Percebeu-se, ainda, a necessidade da distinção entre os termos comunidade e comunidade escolar, assim como, a reflexão de que a comunidade engloba atores que participam e/ou deveriam participar do cotidiano escolar.
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Contudo, existem outros espaços que contribuem para o desenvolvimento do sujeito, como a família e a comunidade. Ao pensar a prática da(o) psicóloga(o) na escola, pressupõe-se uma compreensão destas dimensões. Este trabalho teve por objetivo investigar como se dá a relação da escola com a comunidade em uma escola pública municipal do interior paulista. Para isto, fez-se necessário: a) realizar uma caracterização dos protagonistas da escola e da comunidade em que está inserida; b) elencar – caso existam – as ações integrativas entre a escola e a comunidade, assim como os espaços institucionalmente estabelecidos que sustentam esta relação; c) Identificar os desafios e as potencialidades da relação escola/comunidade, a partir do cotidiano da escola. Como fonte de informação foram utilizados o Projeto Político Pedagógico da Instituição e Diários de Campo. Os dados foram analisados de forma construtiva-interpretativa e demonstraram como os aspectos vividos na comunidade são levados para a sala de aula. Foi possível perceber os diferentes desafios que permeiam a relação escola-comunidade e a responsabilidade de distintos atores, como estudantes, famílias, gestão, trabalhadores da educação, psicólogas, membros da comunidade e gestores da políticas educacionais no município. Percebeu-se, ainda, a necessidade da distinção entre os termos comunidade e comunidade escolar, assim como, a reflexão de que a comunidade engloba atores que participam e/ou deveriam participar do cotidiano escolar.It is an action-participation research that aimed to investigate the relationship between school and community, given the fact that some students lived too far from school and knew little about their neighborhood, besides not identifying themselves with this neighborhood . This work is the result of the development and insertion of the researcher into a psychosocial project in a public school. Breaking with the hegemonic psychology, which historically sought to blame and individualize the process of development of the subject, it starts from a materialist, historical and dialectical perspective, in the contact with the knowledge produced throughout the humanity in which the subject develops, And, in this sense, the school is considered a space that facilitates this process. However, there are other spaces that contribute to the development of the subject, such as the family and the community. When thinking about the practice of the psychologist in school, an understanding of these dimensions is presupposed. This study aimed to investigate how the relationship between school and community in a municipal public school in the interior of. For this, it was necessary: a) to carry out a characterization of the protagonists of the school and the community in which it is inserted; B) listing - in case they exist - the integrative actions between the school and the community, as well as the institutionally established spaces that support this relationship; C) Identify the challenges and potentialities of the school / community relationship, starting from the daily life of the school. As source of information were used the Institutional Political Project and Field Diaries. The data were analyzed in a constructive-interpretive way and demonstrated how the aspects lived in the community are taken to the classroom. It was possible to perceive the different challenges that permeate the school-community relationship and the responsibility of different actors, such as students, families, management, educational workers, psychologists, community members and educational policy managers in the municipality. It was also noticed the need to distinguish between the terms community and school community, as well as the reflection that the community encompasses actors who participate and / or should participate in school everyday.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESPontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC CampinasPUC-CampinasGuzzo, Raquel Souza LoboPontifícia Universidade Católica de CampinasPereira, Mariana Lemos Maia2022-02-16T19:00:51Z2022-02-16T19:00:51Z2017-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/160116307750358775465porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-18T19:22:21Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16011Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-18T19:22:21Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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