Discursos eugênicos na educação brasileira à luz da arqueologia do saber de Michel Foucault

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Vinícius Dias de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15285
Resumo: Os discursos eugênicos afetaram muitas nações no século XX. No Brasil, podemos destacar a notável contribuição de Renato Ferraz Kehl e Octávio Domingues, como relevantes produtores de manuais educacionais voltados para os temas de eugenia e higiene. A partir de uma revisão de literatura sobre o tema da eugenia e educação, concluiu-se que nas últimas três décadas somente duas dissertações centraram seus estudos sobre os manuais e livros eugênicos de Kehl e Domingues. Em diálogo com as pesquisas já realizadas, esta dissertação defende a importância do reconhecimento dos manuais e livros na educação eugênica, como políticas públicas que contribuíram para a expansão do discurso eugênico. Nosso objeto consiste em compreender os saberes engendrados nos dos discursos eugênicos e higiênicos para a educação brasileira, cujo público-alvo variava desde alunos em alfabetização até a formação docente. Por meio do aporte teórico de Michel Foucault, expresso em A Arqueologia do Saber, buscamos descrever os saberes engendrados para promover a formação de professores e alunos, verificando como um discurso da área acadêmica se adaptou para formar sujeitos (professores e alunos) alheios à este campo de saber.
id PUC_CAMP-5_df2cb69e86d846520f9ae08b30290a1b
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15285
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Discursos eugênicos na educação brasileira à luz da arqueologia do saber de Michel FoucaultEugeniaEducaçãoHigieneDiscursosEugenicsEducationHygieneDiscoursesOs discursos eugênicos afetaram muitas nações no século XX. No Brasil, podemos destacar a notável contribuição de Renato Ferraz Kehl e Octávio Domingues, como relevantes produtores de manuais educacionais voltados para os temas de eugenia e higiene. A partir de uma revisão de literatura sobre o tema da eugenia e educação, concluiu-se que nas últimas três décadas somente duas dissertações centraram seus estudos sobre os manuais e livros eugênicos de Kehl e Domingues. Em diálogo com as pesquisas já realizadas, esta dissertação defende a importância do reconhecimento dos manuais e livros na educação eugênica, como políticas públicas que contribuíram para a expansão do discurso eugênico. Nosso objeto consiste em compreender os saberes engendrados nos dos discursos eugênicos e higiênicos para a educação brasileira, cujo público-alvo variava desde alunos em alfabetização até a formação docente. Por meio do aporte teórico de Michel Foucault, expresso em A Arqueologia do Saber, buscamos descrever os saberes engendrados para promover a formação de professores e alunos, verificando como um discurso da área acadêmica se adaptou para formar sujeitos (professores e alunos) alheios à este campo de saber.The eugenic discourses around the world affected with great intensity several nations in the twentieth century. In Brazil, we can highlight the remarkable contribution of Renato Ferraz Kehl and Octávio Domingues, as the main producers of educational manuals focused on the topics of eugenic education. From a literature review on the topic of eugenics and education, it was concluded that in the last three decades only two dissertations focused their studies on the eugenic manuals and books of Kehl and Domingues. Considering this gap and in dialogue with the researches already done, this dissertation defends the importance of the recognition of manuals and books of the field of eugenic education, as public policies that contributed to the expansion of eugenic discourse. Our objective is to understand how the discourses of this public policy were formed for eugenic education, whose target audience varied from students in literacy to teacher training. Through the theoretical basis of Michel Foucault expressed in Archaeology of Knowledge, we seek to describe the knowledge generated to promote a formation of teachers and students, ascertaining how a discourse from the academic area adapted to form subjects (teachers and students) unaware of this knowledge field.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESPUC-CampinasVitorino, Artur José RendaPontifícia Universidade Católica de CampinasMelo, Vinícius Dias de2022-02-16T18:11:16Z2022-02-16T18:11:16Z2020-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/152859356596279095377porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:22Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15285Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:22Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos eugênicos na educação brasileira à luz da arqueologia do saber de Michel Foucault
title Discursos eugênicos na educação brasileira à luz da arqueologia do saber de Michel Foucault
spellingShingle Discursos eugênicos na educação brasileira à luz da arqueologia do saber de Michel Foucault
Melo, Vinícius Dias de
Eugenia
Educação
Higiene
Discursos
Eugenics
Education
Hygiene
Discourses
title_short Discursos eugênicos na educação brasileira à luz da arqueologia do saber de Michel Foucault
title_full Discursos eugênicos na educação brasileira à luz da arqueologia do saber de Michel Foucault
title_fullStr Discursos eugênicos na educação brasileira à luz da arqueologia do saber de Michel Foucault
title_full_unstemmed Discursos eugênicos na educação brasileira à luz da arqueologia do saber de Michel Foucault
title_sort Discursos eugênicos na educação brasileira à luz da arqueologia do saber de Michel Foucault
author Melo, Vinícius Dias de
author_facet Melo, Vinícius Dias de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vitorino, Artur José Renda
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Vinícius Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Eugenia
Educação
Higiene
Discursos
Eugenics
Education
Hygiene
Discourses
topic Eugenia
Educação
Higiene
Discursos
Eugenics
Education
Hygiene
Discourses
description Os discursos eugênicos afetaram muitas nações no século XX. No Brasil, podemos destacar a notável contribuição de Renato Ferraz Kehl e Octávio Domingues, como relevantes produtores de manuais educacionais voltados para os temas de eugenia e higiene. A partir de uma revisão de literatura sobre o tema da eugenia e educação, concluiu-se que nas últimas três décadas somente duas dissertações centraram seus estudos sobre os manuais e livros eugênicos de Kehl e Domingues. Em diálogo com as pesquisas já realizadas, esta dissertação defende a importância do reconhecimento dos manuais e livros na educação eugênica, como políticas públicas que contribuíram para a expansão do discurso eugênico. Nosso objeto consiste em compreender os saberes engendrados nos dos discursos eugênicos e higiênicos para a educação brasileira, cujo público-alvo variava desde alunos em alfabetização até a formação docente. Por meio do aporte teórico de Michel Foucault, expresso em A Arqueologia do Saber, buscamos descrever os saberes engendrados para promover a formação de professores e alunos, verificando como um discurso da área acadêmica se adaptou para formar sujeitos (professores e alunos) alheios à este campo de saber.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-14
2022-02-16T18:11:16Z
2022-02-16T18:11:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15285
9356596279095377
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15285
identifier_str_mv 9356596279095377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210255289942016