A formação do fonoaudiólogo: desafios e perspectivas para a educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15377 |
Resumo: | Inserida na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , esta pesquisa tem como objetivo promover reflexões sobre a formação do fonoaudiólogo para o trabalho junto à Educação Inclusiva de crianças com deficiências. Para tanto, a coleta de dado se deu por meio de análise documental e entrevistas semi-estruturadas com diretor e alunos formandos do curso de Fonoaudiologia de uma Instituição de Ensino Superior. Sendo uma pesquisa qualitativa, a discussão dos dados se deu em eixos temáticos sob uma perspectiva sócio-histórica. Os resultados da pesquisa apontam para o fato de ser a atuação fonoaudiológica na Educação Inclusiva algo recente e ainda pouco explorado, mas que vem sendo estudado nos meios acadêmicos e científicos paulatinamente. |
id |
PUC_CAMP-5_ed4df3ca3380d42af182c46fc5bd9808 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15377 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação do fonoaudiólogo: desafios e perspectivas para a educação inclusivaFormation of the speech-language and hearing pathologist: challenges and perspectives for inclusive education.formação do fonoaudiólogoeducação inclusivahistória da fonoaudiologiaformation of the speech-language and hearing pathologistinclusive educationhistory of speech-language and hearing sciencesInserida na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , esta pesquisa tem como objetivo promover reflexões sobre a formação do fonoaudiólogo para o trabalho junto à Educação Inclusiva de crianças com deficiências. Para tanto, a coleta de dado se deu por meio de análise documental e entrevistas semi-estruturadas com diretor e alunos formandos do curso de Fonoaudiologia de uma Instituição de Ensino Superior. Sendo uma pesquisa qualitativa, a discussão dos dados se deu em eixos temáticos sob uma perspectiva sócio-histórica. Os resultados da pesquisa apontam para o fato de ser a atuação fonoaudiológica na Educação Inclusiva algo recente e ainda pouco explorado, mas que vem sendo estudado nos meios acadêmicos e científicos paulatinamente.Following the line of research of University, Teaching and Formation of Teachers , the objective of this study is to promote reflection about the formation of the speech-language and hearing pathologist for working together with Inclusive Education of deficient children. Data was collected by means of documental analysis and semi-structured interviews with the Director and graduated students of the Speech-Language and Hearing Pathology Course of a university. Being a qualitative study, discussion of dada was conducted along thematic lines within a socio-historical perspective The results of the study indicate that the fact of speech-language and hearing pathologist actuation in Inclusive Education is something recent and is still little explored but it continues to be studied at a slow pace in academic and scientific circles.PUC-CampinasCaiado, Katia Regina MorenoPontifícia Universidade Católica de CampinasSilva, Cássia Regina Braguieri da2022-02-16T18:13:14Z2022-02-16T18:13:14Z2007-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153774259963445880274porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:25Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15377Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:25Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do fonoaudiólogo: desafios e perspectivas para a educação inclusiva Formation of the speech-language and hearing pathologist: challenges and perspectives for inclusive education. |
title |
A formação do fonoaudiólogo: desafios e perspectivas para a educação inclusiva |
spellingShingle |
A formação do fonoaudiólogo: desafios e perspectivas para a educação inclusiva Silva, Cássia Regina Braguieri da formação do fonoaudiólogo educação inclusiva história da fonoaudiologia formation of the speech-language and hearing pathologist inclusive education history of speech-language and hearing sciences |
title_short |
A formação do fonoaudiólogo: desafios e perspectivas para a educação inclusiva |
title_full |
A formação do fonoaudiólogo: desafios e perspectivas para a educação inclusiva |
title_fullStr |
A formação do fonoaudiólogo: desafios e perspectivas para a educação inclusiva |
title_full_unstemmed |
A formação do fonoaudiólogo: desafios e perspectivas para a educação inclusiva |
title_sort |
A formação do fonoaudiólogo: desafios e perspectivas para a educação inclusiva |
author |
Silva, Cássia Regina Braguieri da |
author_facet |
Silva, Cássia Regina Braguieri da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Caiado, Katia Regina Moreno Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cássia Regina Braguieri da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação do fonoaudiólogo educação inclusiva história da fonoaudiologia formation of the speech-language and hearing pathologist inclusive education history of speech-language and hearing sciences |
topic |
formação do fonoaudiólogo educação inclusiva história da fonoaudiologia formation of the speech-language and hearing pathologist inclusive education history of speech-language and hearing sciences |
description |
Inserida na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , esta pesquisa tem como objetivo promover reflexões sobre a formação do fonoaudiólogo para o trabalho junto à Educação Inclusiva de crianças com deficiências. Para tanto, a coleta de dado se deu por meio de análise documental e entrevistas semi-estruturadas com diretor e alunos formandos do curso de Fonoaudiologia de uma Instituição de Ensino Superior. Sendo uma pesquisa qualitativa, a discussão dos dados se deu em eixos temáticos sob uma perspectiva sócio-histórica. Os resultados da pesquisa apontam para o fato de ser a atuação fonoaudiológica na Educação Inclusiva algo recente e ainda pouco explorado, mas que vem sendo estudado nos meios acadêmicos e científicos paulatinamente. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-21 2022-02-16T18:13:14Z 2022-02-16T18:13:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15377 4259963445880274 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15377 |
identifier_str_mv |
4259963445880274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1792877988850696192 |