A formação do fonoaudiólogo: desafios e perspectivas para a educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cássia Regina Braguieri da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15377
Resumo: Inserida na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , esta pesquisa tem como objetivo promover reflexões sobre a formação do fonoaudiólogo para o trabalho junto à Educação Inclusiva de crianças com deficiências. Para tanto, a coleta de dado se deu por meio de análise documental e entrevistas semi-estruturadas com diretor e alunos formandos do curso de Fonoaudiologia de uma Instituição de Ensino Superior. Sendo uma pesquisa qualitativa, a discussão dos dados se deu em eixos temáticos sob uma perspectiva sócio-histórica. Os resultados da pesquisa apontam para o fato de ser a atuação fonoaudiológica na Educação Inclusiva algo recente e ainda pouco explorado, mas que vem sendo estudado nos meios acadêmicos e científicos paulatinamente.
id PUC_CAMP-5_ed4df3ca3380d42af182c46fc5bd9808
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15377
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling A formação do fonoaudiólogo: desafios e perspectivas para a educação inclusivaFormation of the speech-language and hearing pathologist: challenges and perspectives for inclusive education.formação do fonoaudiólogoeducação inclusivahistória da fonoaudiologiaformation of the speech-language and hearing pathologistinclusive educationhistory of speech-language and hearing sciencesInserida na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , esta pesquisa tem como objetivo promover reflexões sobre a formação do fonoaudiólogo para o trabalho junto à Educação Inclusiva de crianças com deficiências. Para tanto, a coleta de dado se deu por meio de análise documental e entrevistas semi-estruturadas com diretor e alunos formandos do curso de Fonoaudiologia de uma Instituição de Ensino Superior. Sendo uma pesquisa qualitativa, a discussão dos dados se deu em eixos temáticos sob uma perspectiva sócio-histórica. Os resultados da pesquisa apontam para o fato de ser a atuação fonoaudiológica na Educação Inclusiva algo recente e ainda pouco explorado, mas que vem sendo estudado nos meios acadêmicos e científicos paulatinamente.Following the line of research of University, Teaching and Formation of Teachers , the objective of this study is to promote reflection about the formation of the speech-language and hearing pathologist for working together with Inclusive Education of deficient children. Data was collected by means of documental analysis and semi-structured interviews with the Director and graduated students of the Speech-Language and Hearing Pathology Course of a university. Being a qualitative study, discussion of dada was conducted along thematic lines within a socio-historical perspective The results of the study indicate that the fact of speech-language and hearing pathologist actuation in Inclusive Education is something recent and is still little explored but it continues to be studied at a slow pace in academic and scientific circles.PUC-CampinasCaiado, Katia Regina MorenoPontifícia Universidade Católica de CampinasSilva, Cássia Regina Braguieri da2022-02-16T18:13:14Z2022-02-16T18:13:14Z2007-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153774259963445880274porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:25Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15377Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:25Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do fonoaudiólogo: desafios e perspectivas para a educação inclusiva
Formation of the speech-language and hearing pathologist: challenges and perspectives for inclusive education.
title A formação do fonoaudiólogo: desafios e perspectivas para a educação inclusiva
spellingShingle A formação do fonoaudiólogo: desafios e perspectivas para a educação inclusiva
Silva, Cássia Regina Braguieri da
formação do fonoaudiólogo
educação inclusiva
história da fonoaudiologia
formation of the speech-language and hearing pathologist
inclusive education
history of speech-language and hearing sciences
title_short A formação do fonoaudiólogo: desafios e perspectivas para a educação inclusiva
title_full A formação do fonoaudiólogo: desafios e perspectivas para a educação inclusiva
title_fullStr A formação do fonoaudiólogo: desafios e perspectivas para a educação inclusiva
title_full_unstemmed A formação do fonoaudiólogo: desafios e perspectivas para a educação inclusiva
title_sort A formação do fonoaudiólogo: desafios e perspectivas para a educação inclusiva
author Silva, Cássia Regina Braguieri da
author_facet Silva, Cássia Regina Braguieri da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caiado, Katia Regina Moreno
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cássia Regina Braguieri da
dc.subject.por.fl_str_mv formação do fonoaudiólogo
educação inclusiva
história da fonoaudiologia
formation of the speech-language and hearing pathologist
inclusive education
history of speech-language and hearing sciences
topic formação do fonoaudiólogo
educação inclusiva
história da fonoaudiologia
formation of the speech-language and hearing pathologist
inclusive education
history of speech-language and hearing sciences
description Inserida na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , esta pesquisa tem como objetivo promover reflexões sobre a formação do fonoaudiólogo para o trabalho junto à Educação Inclusiva de crianças com deficiências. Para tanto, a coleta de dado se deu por meio de análise documental e entrevistas semi-estruturadas com diretor e alunos formandos do curso de Fonoaudiologia de uma Instituição de Ensino Superior. Sendo uma pesquisa qualitativa, a discussão dos dados se deu em eixos temáticos sob uma perspectiva sócio-histórica. Os resultados da pesquisa apontam para o fato de ser a atuação fonoaudiológica na Educação Inclusiva algo recente e ainda pouco explorado, mas que vem sendo estudado nos meios acadêmicos e científicos paulatinamente.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-21
2022-02-16T18:13:14Z
2022-02-16T18:13:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15377
4259963445880274
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15377
identifier_str_mv 4259963445880274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1792877988850696192