Formação continuada de professores na rede municipal de Campinas a partir da pandemia de covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciana Viana da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17283
Resumo: Esta dissertação se desenvolve na linha de pesquisa “Políticas Públicas em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. Tem por objetivo analisar como a formação continuada de professores foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas, a partir do período da pandemia de COVID-19, iniciada em março de 2020. Com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a formação continuada de professores passa a ser garantida na forma de política pública, como um direito de todos os profissionais da educação. A pandemia de COVID-19 provocou várias mudanças na educação com a suspensão das aulas presenciais, trazendo outras demandas, no sentido de garantir a aprendizagem dos alunos. Com isto, os professores tiveram que se reorganizar e se adaptar à nova realidade. Também as redes de ensino tiveram que se adequar para atender à necessidade legal de proporcionar formação continuada aos seus professores no cenário de distanciamento social. Partindo do pressuposto que isso provocou mudanças na formação continuada de professores oferecida pela Rede Municipal de Ensino de Campinas, esta pesquisa pretende investigar quais foram os desafios que a pandemia trouxe para a Secretaria Municipal de Educação de Campinas, na garantia da formação continuada de professores, diante de um cenário tão diferente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa que, além da revisão de literatura, contou com os instrumentos de coleta de dados: pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas feitas com as Coordenadoras Pedagógicas do Núcleo de Formação da Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação de Campinas, e um questionário fechado aplicado a um grupo de professores da Educação Infantil do município. Como referencial teórico recorreu-se a autores nacionais e estrangeiros que têm se dedicado à temática da formação de professores, como Zeichner (1983), Carr e Kemmis (2009), Tardif (2010), Imbernón (2011) e Diniz-Pereira (2014). Os resultados da pesquisa apontam que, a partir da pandemia, a formação continuada dos professores passou a ser tratada como estratégia de composição da carga horária de trabalho docente e não só como forma de atender as necessidades dos professores, além de terem sido reduzidas as práticas de formação continuada realizadas na própria escola.
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Também as redes de ensino tiveram que se adequar para atender à necessidade legal de proporcionar formação continuada aos seus professores no cenário de distanciamento social. Partindo do pressuposto que isso provocou mudanças na formação continuada de professores oferecida pela Rede Municipal de Ensino de Campinas, esta pesquisa pretende investigar quais foram os desafios que a pandemia trouxe para a Secretaria Municipal de Educação de Campinas, na garantia da formação continuada de professores, diante de um cenário tão diferente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa que, além da revisão de literatura, contou com os instrumentos de coleta de dados: pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas feitas com as Coordenadoras Pedagógicas do Núcleo de Formação da Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação de Campinas, e um questionário fechado aplicado a um grupo de professores da Educação Infantil do município. Como referencial teórico recorreu-se a autores nacionais e estrangeiros que têm se dedicado à temática da formação de professores, como Zeichner (1983), Carr e Kemmis (2009), Tardif (2010), Imbernón (2011) e Diniz-Pereira (2014). Os resultados da pesquisa apontam que, a partir da pandemia, a formação continuada dos professores passou a ser tratada como estratégia de composição da carga horária de trabalho docente e não só como forma de atender as necessidades dos professores, além de terem sido reduzidas as práticas de formação continuada realizadas na própria escola.This dissertation is developed in the "Public Policies in Education" research line of the Postgraduate Program in Education at PUC-Campinas. It aims to analyze how continuing teacher training was developed by the Campinas Municipal Department of Education, starting from the period of the COVID-19 pandemic, which began in March 2020. With the Law of Guidelines and Bases (LDB), continuing teacher training is now guaranteed as a public policy, as a right of all education professionals. The COVID- 19 pandemic has caused a number of changes in education with the suspension of face-to-face classes, bringing other demands in order to guarantee student learning. As a result, teachers have had to reorganize and adapt to the new reality. Education networks have also had to adapt to meet the legal need to provide continuing training for their teachers in the context of social distancing. Based on the assumption that this has led to changes in the continuing teacher training offered by the Campinas Municipal Education Network, this research aims to investigate what challenges the pandemic has brought to the Campinas Municipal Education Department, in guaranteeing continuing teacher training, in the face of such a different scenario. To this end, a qualitative study was carried out which, in addition to a literature review, used the following data collection instruments: documentary research, semi-structured interviews with the Pedagogical Coordinators of the Early Childhood Education Training Center of the Campinas Municipal Department of Education, and a closed questionnaire applied to a group of early childhood education teachers in the municipality. As a theoretical reference, we used national and foreign authors who have dedicated themselves to the subject of teacher training, such as Zeichner (1983), Carr and Kemmis (2009), Tardif (2010), Imbernón (2011) and Diniz-Pereira (2014). The results of the research show that, since the pandemic, continuing teacher training has been treated as a strategy for adding to the teaching workload and not just as a way of meeting teachers' needs, in addition to the fact that continuing training practices carried out in the school itself have been reduced.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Barbosa, AndrezaPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Silva, Luciana Viana da2024-05-23T13:20:41Z2024-05-23T13:20:41Z2024-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/172837936379457163794porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2024-05-23T13:20:42Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/17283Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2024-05-23T13:20:42Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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