Estilos de aprender e ensino a distância: perfil de estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Eliana Santos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15778
Resumo: Considerando-se que os estilos de aprender dos alunos matriculados em cursos superiores à distância online é pouco pesquisado, o propósito deste estudo foi de analisar a percepção destes estudantes quanto à adequação da modalidade de ensino à distância aos seus estilos de aprender. Outros objetivos delineados foram caracterizar perfis dos alunos online, quanto ao sexo, faixa etária, predominância de estilo preferencial de aprender na modalidade de ensino à distância. A amostra foi composta por 104 estudantes paulistas e gaúchos, sendo 37 do sexo masculino e 67 do sexo feminino, alocados em três faixas etárias, uma de 19 a 30 anos, a segunda dos 31 aos 42 anos, e a terceira e última, dos 43 aos 56 anos. Uma escala de estilos de aprender foi elaborada, abrangendo os seguintes tipos de estilos: ambiental, emocional, sociológico, fisiológico e psicológico. Compõem esta escala 67 itens, tipo Likert, e cinco questões abertas sobre a satisfação dos alunos nesta modalidade de ensino. A validade do conteúdo desta escala foi obtida por meio de quatro juízes. As análises estatísticas utilizadas foram, Análise de Variância Univariada e a Correlação de Pearson. O perfil do aluno que estudam online foi composto por curso, nível de curso, área de conhecimento, faixa etária, município em que estava localizado o pólo presencial, sexo e condição socioeconômica. Foram observados efeito significativo somente para o estilo emocional e faixa etária. Conclui-se que, os estilos de aprender podem alterar segundo a etapa de desenvolvimento humano e, que as estratégias de ensino online devem considerar esta variável na definição das técnicas utilizadas nesta modalidade.
id PUC_CAMP-5_f011ecc85648a1f72f309488b0f12201
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15778
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Estilos de aprender e ensino a distância: perfil de estudantesensino onlineestilos cognitivosensino mediado por computadoraprendizagemuniversidadeonline learningcognitive styleswebeducationcomputere-learningConsiderando-se que os estilos de aprender dos alunos matriculados em cursos superiores à distância online é pouco pesquisado, o propósito deste estudo foi de analisar a percepção destes estudantes quanto à adequação da modalidade de ensino à distância aos seus estilos de aprender. Outros objetivos delineados foram caracterizar perfis dos alunos online, quanto ao sexo, faixa etária, predominância de estilo preferencial de aprender na modalidade de ensino à distância. A amostra foi composta por 104 estudantes paulistas e gaúchos, sendo 37 do sexo masculino e 67 do sexo feminino, alocados em três faixas etárias, uma de 19 a 30 anos, a segunda dos 31 aos 42 anos, e a terceira e última, dos 43 aos 56 anos. Uma escala de estilos de aprender foi elaborada, abrangendo os seguintes tipos de estilos: ambiental, emocional, sociológico, fisiológico e psicológico. Compõem esta escala 67 itens, tipo Likert, e cinco questões abertas sobre a satisfação dos alunos nesta modalidade de ensino. A validade do conteúdo desta escala foi obtida por meio de quatro juízes. As análises estatísticas utilizadas foram, Análise de Variância Univariada e a Correlação de Pearson. O perfil do aluno que estudam online foi composto por curso, nível de curso, área de conhecimento, faixa etária, município em que estava localizado o pólo presencial, sexo e condição socioeconômica. Foram observados efeito significativo somente para o estilo emocional e faixa etária. Conclui-se que, os estilos de aprender podem alterar segundo a etapa de desenvolvimento humano e, que as estratégias de ensino online devem considerar esta variável na definição das técnicas utilizadas nesta modalidade.Learning styles of student s enrolled in online graduate courses is seldom researched. Thesefore, the purpose of this research was to analyze student s perceptions of online courses and their learning styles. Others objectives were: to describe student s profiles, according to sex, age and learning styles in the modality of distance learning. The sample was composed of 104 student s (37 males and 67 females), ages raking from 19 to 56 years old, living in Saõ Paulo and Rio Grande do Sul. A scale of learning styles was elaborated with the following styles: environmental, sociologic, physiologic and psychological. This scale has 67 items, Likert type, and five open questions about student s satisfaction in that learning form modality. The validety of this scale was obtained from four judges. The statistics analyzes used were: Univariate Analyzes of Variance and the Pearson Correlation. Student s profile was composed by type of educational a course, course level, area of knowledge, age group, municipality where was located the presently course, sex and social economic condition. Significant effect were noticed only to the emotional style and age groups. Concluding learning styles can change according human development stage and, that online learning strategies should consider this opecity in the definition of teaching to be used.PUC-CampinasWechsler, Solange MugliaPontifícia Universidade Católica de CampinasPereira, Eliana Santos2022-02-16T18:56:27Z2022-02-16T18:56:27Z2007-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/157788374361915552120porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:13Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15778Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:13Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estilos de aprender e ensino a distância: perfil de estudantes
title Estilos de aprender e ensino a distância: perfil de estudantes
spellingShingle Estilos de aprender e ensino a distância: perfil de estudantes
Pereira, Eliana Santos
ensino online
estilos cognitivos
ensino mediado por computador
aprendizagem
universidade
online learning
cognitive styles
webeducation
computer
e-learning
title_short Estilos de aprender e ensino a distância: perfil de estudantes
title_full Estilos de aprender e ensino a distância: perfil de estudantes
title_fullStr Estilos de aprender e ensino a distância: perfil de estudantes
title_full_unstemmed Estilos de aprender e ensino a distância: perfil de estudantes
title_sort Estilos de aprender e ensino a distância: perfil de estudantes
author Pereira, Eliana Santos
author_facet Pereira, Eliana Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wechsler, Solange Muglia
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Eliana Santos
dc.subject.por.fl_str_mv ensino online
estilos cognitivos
ensino mediado por computador
aprendizagem
universidade
online learning
cognitive styles
webeducation
computer
e-learning
topic ensino online
estilos cognitivos
ensino mediado por computador
aprendizagem
universidade
online learning
cognitive styles
webeducation
computer
e-learning
description Considerando-se que os estilos de aprender dos alunos matriculados em cursos superiores à distância online é pouco pesquisado, o propósito deste estudo foi de analisar a percepção destes estudantes quanto à adequação da modalidade de ensino à distância aos seus estilos de aprender. Outros objetivos delineados foram caracterizar perfis dos alunos online, quanto ao sexo, faixa etária, predominância de estilo preferencial de aprender na modalidade de ensino à distância. A amostra foi composta por 104 estudantes paulistas e gaúchos, sendo 37 do sexo masculino e 67 do sexo feminino, alocados em três faixas etárias, uma de 19 a 30 anos, a segunda dos 31 aos 42 anos, e a terceira e última, dos 43 aos 56 anos. Uma escala de estilos de aprender foi elaborada, abrangendo os seguintes tipos de estilos: ambiental, emocional, sociológico, fisiológico e psicológico. Compõem esta escala 67 itens, tipo Likert, e cinco questões abertas sobre a satisfação dos alunos nesta modalidade de ensino. A validade do conteúdo desta escala foi obtida por meio de quatro juízes. As análises estatísticas utilizadas foram, Análise de Variância Univariada e a Correlação de Pearson. O perfil do aluno que estudam online foi composto por curso, nível de curso, área de conhecimento, faixa etária, município em que estava localizado o pólo presencial, sexo e condição socioeconômica. Foram observados efeito significativo somente para o estilo emocional e faixa etária. Conclui-se que, os estilos de aprender podem alterar segundo a etapa de desenvolvimento humano e, que as estratégias de ensino online devem considerar esta variável na definição das técnicas utilizadas nesta modalidade.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-14
2022-02-16T18:56:27Z
2022-02-16T18:56:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15778
8374361915552120
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15778
identifier_str_mv 8374361915552120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210248834908160