Uso dos resultados do ENEM por escolas públicas estaduais de Campinas: voz de gestores, professores e alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Simone Jorge
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15300
Resumo: A década de 1990 é marcada por interesses e ações dos gestores públicos federais, estaduais e municipais em avaliar as instituições de ensino público. Dentre tais políticas de avaliação, destaca-se o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), instituído em 1998, cujo objetivo não estaria apenas em verificar resultados das escolas, mas, sobretudo, do indivíduo avaliado. A partir de 2009, ocorre a reformulação do exame, vindo a ser chamado de Novo Enem, instrumento utilizado para acesso às universidades públicas federais pelo Sistema Único (Sisu), bem como à participação nos programas governamentais de concessão de bolsas de estudos para as universidades privadas – o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Financiamento Estudantil (Fies) –. Outra característica atribuída ao exame está nas notas obtidas pelos participantes se associarem às médias das escolas de onde são provenientes e cuja divulgação ensejou a criação de rankings. Dessa forma, esse trabalho teve por objetivo investigar as percepções de atores escolares sobre o uso dos resultados do Enem, considerando a pontuação lograda por duas escolas públicas estaduais no referido exame. Para alcançar o objetivo, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental, com análise documental, seguida por entrevistas com dois gestores de cada escola, além de grupos focais com nove professores e doze alunos de uma escola e oito professores e treze alunos de outra, totalizando quarenta e seis participantes. Como resultado, constatou-se que a relevância adquirida pelo Enem foi maximizada, visto que, além do ranqueamento das escolas não considerar as circunstâncias socioeconômicas e culturais em que se inserem os alunos, o exame foi se consolidando como peça fundamental para acesso ao ensino superior, por intermédio do Sisu, ProUni ou Fies. Pelas vozes dos participantes das entrevistas e grupos focais, foi possível captar implicações, contradições, conflitos e tensões com relação ao exame. Implicações para as escolas, que têm suas notas divulgadas em rankings, e para os alunos, visto que é por meio deste exame que se obtém acesso ao ensino superior. Há também conflitos de interesses envolvendo o que se considera relevante nos processos de ensino aprendizagem, dos diferentes pontos de vista da gestão, de professores e dos alunos. Identifica-se, além das questões supracitadas, contradições em relação à percepção que os gestores e professores têm sobre as pretensões dos alunos pós ensino médio daquelas que os estudantes revelam ter. As respostas revelam, ainda, tensões vivenciadas pelos alunos por não se sentirem suficientemente preparados para a obtenção de resultados satisfatórios no exame. Desvela-se, por final, que não há uso dos resultados em nenhuma das escolas para o redirecionamento da prática pedagógica. Dessa forma, faz-se necessário que mudanças sejam efetivadas em prol da formação dos alunos do ensino médio, constituindo o uso do Enem como referência para se trabalhar de forma interdisciplinar nas salas de aula.
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Outra característica atribuída ao exame está nas notas obtidas pelos participantes se associarem às médias das escolas de onde são provenientes e cuja divulgação ensejou a criação de rankings. Dessa forma, esse trabalho teve por objetivo investigar as percepções de atores escolares sobre o uso dos resultados do Enem, considerando a pontuação lograda por duas escolas públicas estaduais no referido exame. Para alcançar o objetivo, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental, com análise documental, seguida por entrevistas com dois gestores de cada escola, além de grupos focais com nove professores e doze alunos de uma escola e oito professores e treze alunos de outra, totalizando quarenta e seis participantes. Como resultado, constatou-se que a relevância adquirida pelo Enem foi maximizada, visto que, além do ranqueamento das escolas não considerar as circunstâncias socioeconômicas e culturais em que se inserem os alunos, o exame foi se consolidando como peça fundamental para acesso ao ensino superior, por intermédio do Sisu, ProUni ou Fies. Pelas vozes dos participantes das entrevistas e grupos focais, foi possível captar implicações, contradições, conflitos e tensões com relação ao exame. Implicações para as escolas, que têm suas notas divulgadas em rankings, e para os alunos, visto que é por meio deste exame que se obtém acesso ao ensino superior. Há também conflitos de interesses envolvendo o que se considera relevante nos processos de ensino aprendizagem, dos diferentes pontos de vista da gestão, de professores e dos alunos. Identifica-se, além das questões supracitadas, contradições em relação à percepção que os gestores e professores têm sobre as pretensões dos alunos pós ensino médio daquelas que os estudantes revelam ter. As respostas revelam, ainda, tensões vivenciadas pelos alunos por não se sentirem suficientemente preparados para a obtenção de resultados satisfatórios no exame. Desvela-se, por final, que não há uso dos resultados em nenhuma das escolas para o redirecionamento da prática pedagógica. Dessa forma, faz-se necessário que mudanças sejam efetivadas em prol da formação dos alunos do ensino médio, constituindo o uso do Enem como referência para se trabalhar de forma interdisciplinar nas salas de aula.The 1990s are marked by the federal, state and public manager’s interests and actions in evaluating public education institutions. Among these evaluation policies, the National High School Exam (Enem), instituted in 1998, stands out, which objective is not only verify the results of schools, but, especially, the avaluated individual. In 2009, there was a reformulation, now known as New Enem, instrument used for access to the federal public universities by the Unique System (Sisu); participation in government programs for the granting of scholarships to private universities: University for All Program (ProUni) and Student Funding (Fies). Another characteristic attributed to the exam is in the scores acquired by the participants are associated to the averages of the schools from which they study, the disclosure of such averages made possible the creation of rankings. Thus, this study aimed to investigate the school actors’ perceptions about the Enem’s results use considering the score achieved by two state public schools of the exam. In order to reach the objective, a bibliographical and documentary research, documentary analysis; besides interviews with two managers of each school; focus groups with nine teachers and twelve students from one school; eight teachers and thirteen students from the other, totaling forty-six participants. As a result, it was verified that the relevance acquired by the Enem was maximized, since, besides the ranking of the schools, it does not consider the socioeconomic and cultural circumstances in which the students are enrolled, the exam has become a key element for access to higher education, making use of Sisu, ProUni or Fies. From the voices of the participants of the interviews and focus groups, it was possible to capture implications, contradictions, conflicts and tensions regarding the exam. Implications for schools that have their grades published in rankings and for students, since it is through this examination that access to higher education is obtained. There are also conflicts of interest of what management and teachers consider relevant in the teaching and learning processes with which students consider. It is identified, in addition to the above issues, contradictions regarding the perception that managers and teachers have about the pretensions of post high school students those students show have. The answers also reveal tensions experienced by the students because they do not feel sufficiently prepared to obtain satisfactory results in the exam. It is also revealed that there is no use of the results in any of the schools for the redirection of pedagogical practice. Thus, it is necessary to make changes in favor of the training of high school students, constituting the use of Enem as a reference to work in an interdisciplinary way in classrooms.PUC-CampinasRios, Mônica Piccione GomesPontifícia Universidade Católica de CampinasGonçalves, Simone Jorge2022-02-16T18:11:38Z2022-02-16T18:11:38Z2017-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:22Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15300Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:22Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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