Atenção psicológica em universidade: a experiência de estudantes como clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Grasiela Gomide de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15909
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender e interpretar a experiência de universitários em relação ao atendimento psicológico recebido no contexto da universidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de inspiração fenomenológica. Dos treze participantes, cinco são homens e oito mulheres, com idades variando entre 18 e 25 anos, provenientes de cursos das várias áreas do conhecimento e que receberam, durante o ano de 2009, pelo menos um dos seguintes tipos de atendimento psicológico: psicoterapia de tempo determinado e grupo terapêutico. A experiência dos participantes foi apreendida pela pesquisadora durante entrevistas individuais de natureza dialógica. Como estratégia para a análise das entrevistas, foram construídas narrativas sobre os encontros que possibilitaram a emergência dos significados da experiência vivida pelos participantes com base nas impressões da pesquisadora, num movimento fenomenológico de construção de sentido. Os resultados evidenciaram possibilidades e limites da atenção psicológica, quando disponibilizada a estudantes no contexto universitário: a) os participantes buscaram atendimento psicológico espontaneamente, em razão de diversos tipos de problemas, e vivenciaram a possibilidade de um encontro consigo mesmos e com outras pessoas que lhes permitiu desvelar novos significados em relação às experiências universitárias; b) perceberam o desencadeamento de um processo pessoal mobilizador; c) sentiram-se vivendo um desafio em relação a experiência de um atendimento de curta duração, pois para eles não houve tempo suficiente para que o processo psicológico iniciado fosse finalizado, suscitando sentimentos de insegurança quanto à permanência das mudanças; d) para os participantes, a importância da atenção psicológica relacionou-se mais à descoberta de um novo modo de ser e de relacionar-se do que à abrangência ou o aprofundamento de determinadas questões. A experiência dos estudantes evidenciou, de maneira contundente, que a atenção psicológica disponibilizada na universidade potencializou encontros genuínos desencadeadores de um processo de mobilização interna no sentido de maior autonomia pessoal.
id PUC_CAMP-5_f3e79045c82ac497f0bc44f9fc2e7364
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15909
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Atenção psicológica em universidade: a experiência de estudantes como clientesPsychological care in the university: the experience of students as patientsatenção psicológica clínica em instituições universitáriaspesquisa qualitativapsicologia clínicaprevenção e intervenção psicológicanarrativaclinical psychology attention in academic institutionsqualitative researchclinical psychologypsychological prevention and interventionnarrativeEsta pesquisa buscou compreender e interpretar a experiência de universitários em relação ao atendimento psicológico recebido no contexto da universidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de inspiração fenomenológica. Dos treze participantes, cinco são homens e oito mulheres, com idades variando entre 18 e 25 anos, provenientes de cursos das várias áreas do conhecimento e que receberam, durante o ano de 2009, pelo menos um dos seguintes tipos de atendimento psicológico: psicoterapia de tempo determinado e grupo terapêutico. A experiência dos participantes foi apreendida pela pesquisadora durante entrevistas individuais de natureza dialógica. Como estratégia para a análise das entrevistas, foram construídas narrativas sobre os encontros que possibilitaram a emergência dos significados da experiência vivida pelos participantes com base nas impressões da pesquisadora, num movimento fenomenológico de construção de sentido. Os resultados evidenciaram possibilidades e limites da atenção psicológica, quando disponibilizada a estudantes no contexto universitário: a) os participantes buscaram atendimento psicológico espontaneamente, em razão de diversos tipos de problemas, e vivenciaram a possibilidade de um encontro consigo mesmos e com outras pessoas que lhes permitiu desvelar novos significados em relação às experiências universitárias; b) perceberam o desencadeamento de um processo pessoal mobilizador; c) sentiram-se vivendo um desafio em relação a experiência de um atendimento de curta duração, pois para eles não houve tempo suficiente para que o processo psicológico iniciado fosse finalizado, suscitando sentimentos de insegurança quanto à permanência das mudanças; d) para os participantes, a importância da atenção psicológica relacionou-se mais à descoberta de um novo modo de ser e de relacionar-se do que à abrangência ou o aprofundamento de determinadas questões. A experiência dos estudantes evidenciou, de maneira contundente, que a atenção psicológica disponibilizada na universidade potencializou encontros genuínos desencadeadores de um processo de mobilização interna no sentido de maior autonomia pessoal.This research aimed to understand and interpret the experience of undergraduate students concerning psychological care that took place within the campus. This is a qualitative research based on phenomenology. There were thirteen participants - five men and eight women -, aging from 18 to 25 years old, coming from different academic courses. They received during the year of 2009, at least one of the following psychological treatments: time-limited psychotherapy and group therapy. The experience of the participants was gathered during individual interviews of dialogical nature. As a strategy for the analysis of the interviews, narratives were constructed by the researcher on the encounters in order to enable the emergence of the participants experienced meanings, based on the way she was affected in a phenomenological process. The results showed the possibilities and limits of psychological attention, when made available to students in the academic context: a) participants sought psychological help spontaneously, due to different kinds of problems, and found themselves experiencing self disclosure and the possibility of sharing their issues with different persons. This allowed them to discover new significance towards academic experiences. b) they perceived the onset of a moving personal process; c) they felt they were living a challenge in relation to a short time treatment experience, because for them there was not time enough for the psychological process to be accomplished, arising feelings of insecurity in relation to changes permanence; d) to them, the importance of psychological care was more related to the discovery of a new way of being and of developing relationships than to the scope or to the deepening of certain issues. That students' experience showed, convincingly, that the psychological attention available at the university has potentialized genuine impacts that produced an internal mobilization process, that brought about a greater personal autonomyUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UnespPUC-CampinasCury, Vera EnglerPontifícia Universidade Católica de CampinasSouza, Grasiela Gomide de2022-02-16T18:58:56Z2022-02-16T18:58:56Z2011-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/159093982168791329703porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:16Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15909Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:16Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Atenção psicológica em universidade: a experiência de estudantes como clientes
Psychological care in the university: the experience of students as patients
title Atenção psicológica em universidade: a experiência de estudantes como clientes
spellingShingle Atenção psicológica em universidade: a experiência de estudantes como clientes
Souza, Grasiela Gomide de
atenção psicológica clínica em instituições universitárias
pesquisa qualitativa
psicologia clínica
prevenção e intervenção psicológica
narrativa
clinical psychology attention in academic institutions
qualitative research
clinical psychology
psychological prevention and intervention
narrative
title_short Atenção psicológica em universidade: a experiência de estudantes como clientes
title_full Atenção psicológica em universidade: a experiência de estudantes como clientes
title_fullStr Atenção psicológica em universidade: a experiência de estudantes como clientes
title_full_unstemmed Atenção psicológica em universidade: a experiência de estudantes como clientes
title_sort Atenção psicológica em universidade: a experiência de estudantes como clientes
author Souza, Grasiela Gomide de
author_facet Souza, Grasiela Gomide de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cury, Vera Engler
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Grasiela Gomide de
dc.subject.por.fl_str_mv atenção psicológica clínica em instituições universitárias
pesquisa qualitativa
psicologia clínica
prevenção e intervenção psicológica
narrativa
clinical psychology attention in academic institutions
qualitative research
clinical psychology
psychological prevention and intervention
narrative
topic atenção psicológica clínica em instituições universitárias
pesquisa qualitativa
psicologia clínica
prevenção e intervenção psicológica
narrativa
clinical psychology attention in academic institutions
qualitative research
clinical psychology
psychological prevention and intervention
narrative
description Esta pesquisa buscou compreender e interpretar a experiência de universitários em relação ao atendimento psicológico recebido no contexto da universidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de inspiração fenomenológica. Dos treze participantes, cinco são homens e oito mulheres, com idades variando entre 18 e 25 anos, provenientes de cursos das várias áreas do conhecimento e que receberam, durante o ano de 2009, pelo menos um dos seguintes tipos de atendimento psicológico: psicoterapia de tempo determinado e grupo terapêutico. A experiência dos participantes foi apreendida pela pesquisadora durante entrevistas individuais de natureza dialógica. Como estratégia para a análise das entrevistas, foram construídas narrativas sobre os encontros que possibilitaram a emergência dos significados da experiência vivida pelos participantes com base nas impressões da pesquisadora, num movimento fenomenológico de construção de sentido. Os resultados evidenciaram possibilidades e limites da atenção psicológica, quando disponibilizada a estudantes no contexto universitário: a) os participantes buscaram atendimento psicológico espontaneamente, em razão de diversos tipos de problemas, e vivenciaram a possibilidade de um encontro consigo mesmos e com outras pessoas que lhes permitiu desvelar novos significados em relação às experiências universitárias; b) perceberam o desencadeamento de um processo pessoal mobilizador; c) sentiram-se vivendo um desafio em relação a experiência de um atendimento de curta duração, pois para eles não houve tempo suficiente para que o processo psicológico iniciado fosse finalizado, suscitando sentimentos de insegurança quanto à permanência das mudanças; d) para os participantes, a importância da atenção psicológica relacionou-se mais à descoberta de um novo modo de ser e de relacionar-se do que à abrangência ou o aprofundamento de determinadas questões. A experiência dos estudantes evidenciou, de maneira contundente, que a atenção psicológica disponibilizada na universidade potencializou encontros genuínos desencadeadores de um processo de mobilização interna no sentido de maior autonomia pessoal.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-16
2022-02-16T18:58:56Z
2022-02-16T18:58:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15909
3982168791329703
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15909
identifier_str_mv 3982168791329703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210239408209920