Atenção psicológica em universidade: a experiência de estudantes como clientes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15909 |
Resumo: | Esta pesquisa buscou compreender e interpretar a experiência de universitários em relação ao atendimento psicológico recebido no contexto da universidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de inspiração fenomenológica. Dos treze participantes, cinco são homens e oito mulheres, com idades variando entre 18 e 25 anos, provenientes de cursos das várias áreas do conhecimento e que receberam, durante o ano de 2009, pelo menos um dos seguintes tipos de atendimento psicológico: psicoterapia de tempo determinado e grupo terapêutico. A experiência dos participantes foi apreendida pela pesquisadora durante entrevistas individuais de natureza dialógica. Como estratégia para a análise das entrevistas, foram construídas narrativas sobre os encontros que possibilitaram a emergência dos significados da experiência vivida pelos participantes com base nas impressões da pesquisadora, num movimento fenomenológico de construção de sentido. Os resultados evidenciaram possibilidades e limites da atenção psicológica, quando disponibilizada a estudantes no contexto universitário: a) os participantes buscaram atendimento psicológico espontaneamente, em razão de diversos tipos de problemas, e vivenciaram a possibilidade de um encontro consigo mesmos e com outras pessoas que lhes permitiu desvelar novos significados em relação às experiências universitárias; b) perceberam o desencadeamento de um processo pessoal mobilizador; c) sentiram-se vivendo um desafio em relação a experiência de um atendimento de curta duração, pois para eles não houve tempo suficiente para que o processo psicológico iniciado fosse finalizado, suscitando sentimentos de insegurança quanto à permanência das mudanças; d) para os participantes, a importância da atenção psicológica relacionou-se mais à descoberta de um novo modo de ser e de relacionar-se do que à abrangência ou o aprofundamento de determinadas questões. A experiência dos estudantes evidenciou, de maneira contundente, que a atenção psicológica disponibilizada na universidade potencializou encontros genuínos desencadeadores de um processo de mobilização interna no sentido de maior autonomia pessoal. |
id |
PUC_CAMP-5_f3e79045c82ac497f0bc44f9fc2e7364 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15909 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
Atenção psicológica em universidade: a experiência de estudantes como clientesPsychological care in the university: the experience of students as patientsatenção psicológica clínica em instituições universitáriaspesquisa qualitativapsicologia clínicaprevenção e intervenção psicológicanarrativaclinical psychology attention in academic institutionsqualitative researchclinical psychologypsychological prevention and interventionnarrativeEsta pesquisa buscou compreender e interpretar a experiência de universitários em relação ao atendimento psicológico recebido no contexto da universidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de inspiração fenomenológica. Dos treze participantes, cinco são homens e oito mulheres, com idades variando entre 18 e 25 anos, provenientes de cursos das várias áreas do conhecimento e que receberam, durante o ano de 2009, pelo menos um dos seguintes tipos de atendimento psicológico: psicoterapia de tempo determinado e grupo terapêutico. A experiência dos participantes foi apreendida pela pesquisadora durante entrevistas individuais de natureza dialógica. Como estratégia para a análise das entrevistas, foram construídas narrativas sobre os encontros que possibilitaram a emergência dos significados da experiência vivida pelos participantes com base nas impressões da pesquisadora, num movimento fenomenológico de construção de sentido. Os resultados evidenciaram possibilidades e limites da atenção psicológica, quando disponibilizada a estudantes no contexto universitário: a) os participantes buscaram atendimento psicológico espontaneamente, em razão de diversos tipos de problemas, e vivenciaram a possibilidade de um encontro consigo mesmos e com outras pessoas que lhes permitiu desvelar novos significados em relação às experiências universitárias; b) perceberam o desencadeamento de um processo pessoal mobilizador; c) sentiram-se vivendo um desafio em relação a experiência de um atendimento de curta duração, pois para eles não houve tempo suficiente para que o processo psicológico iniciado fosse finalizado, suscitando sentimentos de insegurança quanto à permanência das mudanças; d) para os participantes, a importância da atenção psicológica relacionou-se mais à descoberta de um novo modo de ser e de relacionar-se do que à abrangência ou o aprofundamento de determinadas questões. A experiência dos estudantes evidenciou, de maneira contundente, que a atenção psicológica disponibilizada na universidade potencializou encontros genuínos desencadeadores de um processo de mobilização interna no sentido de maior autonomia pessoal.This research aimed to understand and interpret the experience of undergraduate students concerning psychological care that took place within the campus. This is a qualitative research based on phenomenology. There were thirteen participants - five men and eight women -, aging from 18 to 25 years old, coming from different academic courses. They received during the year of 2009, at least one of the following psychological treatments: time-limited psychotherapy and group therapy. The experience of the participants was gathered during individual interviews of dialogical nature. As a strategy for the analysis of the interviews, narratives were constructed by the researcher on the encounters in order to enable the emergence of the participants experienced meanings, based on the way she was affected in a phenomenological process. The results showed the possibilities and limits of psychological attention, when made available to students in the academic context: a) participants sought psychological help spontaneously, due to different kinds of problems, and found themselves experiencing self disclosure and the possibility of sharing their issues with different persons. This allowed them to discover new significance towards academic experiences. b) they perceived the onset of a moving personal process; c) they felt they were living a challenge in relation to a short time treatment experience, because for them there was not time enough for the psychological process to be accomplished, arising feelings of insecurity in relation to changes permanence; d) to them, the importance of psychological care was more related to the discovery of a new way of being and of developing relationships than to the scope or to the deepening of certain issues. That students' experience showed, convincingly, that the psychological attention available at the university has potentialized genuine impacts that produced an internal mobilization process, that brought about a greater personal autonomyUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UnespPUC-CampinasCury, Vera EnglerPontifícia Universidade Católica de CampinasSouza, Grasiela Gomide de2022-02-16T18:58:56Z2022-02-16T18:58:56Z2011-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/159093982168791329703porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:16Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15909Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:16Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atenção psicológica em universidade: a experiência de estudantes como clientes Psychological care in the university: the experience of students as patients |
title |
Atenção psicológica em universidade: a experiência de estudantes como clientes |
spellingShingle |
Atenção psicológica em universidade: a experiência de estudantes como clientes Souza, Grasiela Gomide de atenção psicológica clínica em instituições universitárias pesquisa qualitativa psicologia clínica prevenção e intervenção psicológica narrativa clinical psychology attention in academic institutions qualitative research clinical psychology psychological prevention and intervention narrative |
title_short |
Atenção psicológica em universidade: a experiência de estudantes como clientes |
title_full |
Atenção psicológica em universidade: a experiência de estudantes como clientes |
title_fullStr |
Atenção psicológica em universidade: a experiência de estudantes como clientes |
title_full_unstemmed |
Atenção psicológica em universidade: a experiência de estudantes como clientes |
title_sort |
Atenção psicológica em universidade: a experiência de estudantes como clientes |
author |
Souza, Grasiela Gomide de |
author_facet |
Souza, Grasiela Gomide de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cury, Vera Engler Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Grasiela Gomide de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
atenção psicológica clínica em instituições universitárias pesquisa qualitativa psicologia clínica prevenção e intervenção psicológica narrativa clinical psychology attention in academic institutions qualitative research clinical psychology psychological prevention and intervention narrative |
topic |
atenção psicológica clínica em instituições universitárias pesquisa qualitativa psicologia clínica prevenção e intervenção psicológica narrativa clinical psychology attention in academic institutions qualitative research clinical psychology psychological prevention and intervention narrative |
description |
Esta pesquisa buscou compreender e interpretar a experiência de universitários em relação ao atendimento psicológico recebido no contexto da universidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de inspiração fenomenológica. Dos treze participantes, cinco são homens e oito mulheres, com idades variando entre 18 e 25 anos, provenientes de cursos das várias áreas do conhecimento e que receberam, durante o ano de 2009, pelo menos um dos seguintes tipos de atendimento psicológico: psicoterapia de tempo determinado e grupo terapêutico. A experiência dos participantes foi apreendida pela pesquisadora durante entrevistas individuais de natureza dialógica. Como estratégia para a análise das entrevistas, foram construídas narrativas sobre os encontros que possibilitaram a emergência dos significados da experiência vivida pelos participantes com base nas impressões da pesquisadora, num movimento fenomenológico de construção de sentido. Os resultados evidenciaram possibilidades e limites da atenção psicológica, quando disponibilizada a estudantes no contexto universitário: a) os participantes buscaram atendimento psicológico espontaneamente, em razão de diversos tipos de problemas, e vivenciaram a possibilidade de um encontro consigo mesmos e com outras pessoas que lhes permitiu desvelar novos significados em relação às experiências universitárias; b) perceberam o desencadeamento de um processo pessoal mobilizador; c) sentiram-se vivendo um desafio em relação a experiência de um atendimento de curta duração, pois para eles não houve tempo suficiente para que o processo psicológico iniciado fosse finalizado, suscitando sentimentos de insegurança quanto à permanência das mudanças; d) para os participantes, a importância da atenção psicológica relacionou-se mais à descoberta de um novo modo de ser e de relacionar-se do que à abrangência ou o aprofundamento de determinadas questões. A experiência dos estudantes evidenciou, de maneira contundente, que a atenção psicológica disponibilizada na universidade potencializou encontros genuínos desencadeadores de um processo de mobilização interna no sentido de maior autonomia pessoal. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02-16 2022-02-16T18:58:56Z 2022-02-16T18:58:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15909 3982168791329703 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15909 |
identifier_str_mv |
3982168791329703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1807210239408209920 |