Vivência de adolescentes da escolha da profissão: um estudo da perspectiva da psicologia histórico-cultural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16013 |
Resumo: | A presente pesquisa-intervenção teve por objetivo investigar o modo como os adolescentes de classe média, que estudam em escola particular têm vivenciado o período pré-vestibular a partir das interações que estabelecem na escola. Para tal, assumem-se os pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os de Vigotski. Os adolescentes de classe média são expostos a dois tipos de pressão nesta etapa de escolarização: uma é a exigência de que escolham uma profissão que deverão exercer pelo resto de suas vidas e, a outra, é a cobrança da família e das instituições em que estudam para que sejam aprovados em universidades de primeira linha, preferencialmente públicas, e, portanto, com acirrada concorrência. Essas pressões, não raras vezes, provocam emoções e sentimentos que são vividos pelos adolescentes como sofrimento, expressos em forma de choros convulsivos, relatos de desespero, tristeza, angústia, que chegam a quadros mais graves, como depressão, por exemplo. Defende-se que um dos papéis do Psicólogo na escola seja o de promover situações sociais de desenvolvimento que favoreçam vivências que possibilitem a estes adolescentes reconfigurar os significados e atribuir novos sentidos a esta etapa de suas vidas. As informações foram construídas em 15 encontros semanais de duas horas de duração cada, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola particular, de uma cidade do interior de São Paulo. Esses encontros foram mediados por diversas expressões artísticas, como: poesias, filmes, imagens e contos, além de produções dos alunos em desenho, colagem e pintura, as quais denominamos de materialidades mediadoras. Essas, escolhidas intencionalmente, tiveram como objetivo favorecer a expressão dos jovens sobre o modo como percebiam a escola, como compreendiam o período de preparação para o ingresso no Ensino Superior e que relações estabeleciam entre o conteúdo escolar e a sua formação enquanto sujeito em desenvolvimento. Todos os encontros foram gravados e transcritos, como também anotações das observações compuseram os diários de campo. Como resultado, compreende-se que muitos são os cenários que constituem as escolhas profissionais dos jovens. Na escola, nas famílias, entre os amigos e grupos a que pertencem, os adolescentes configuram seus modos de ver e pensar o mundo e, consequentemente, o mundo do trabalho que pretendem ingressar e é por meio da configuração desses diversos cenários que o adolescente constitui suas escolhas. A Orientação Profissional nas escolas pôde, então, se configurar como espaço de ressignificação das relações entre adolescentes e os múltiplos cenários fonte de seu desenvolvimento, bem como prática do psicólogo ancorada em uma perspectiva crítica de atuação desse profissional no contexto escolar. |
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Vivência de adolescentes da escolha da profissão: um estudo da perspectiva da psicologia histórico-culturalAdolescents' experience of the choice of profession: a study from the perspective of Historical-Cultural Psychologyadolescênciaorientação profissionalpsicologia histórico-culturalpsicologia escolaradolescenceprofessional orientationhistorical-cultural psychologyschool psychologyA presente pesquisa-intervenção teve por objetivo investigar o modo como os adolescentes de classe média, que estudam em escola particular têm vivenciado o período pré-vestibular a partir das interações que estabelecem na escola. Para tal, assumem-se os pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os de Vigotski. Os adolescentes de classe média são expostos a dois tipos de pressão nesta etapa de escolarização: uma é a exigência de que escolham uma profissão que deverão exercer pelo resto de suas vidas e, a outra, é a cobrança da família e das instituições em que estudam para que sejam aprovados em universidades de primeira linha, preferencialmente públicas, e, portanto, com acirrada concorrência. Essas pressões, não raras vezes, provocam emoções e sentimentos que são vividos pelos adolescentes como sofrimento, expressos em forma de choros convulsivos, relatos de desespero, tristeza, angústia, que chegam a quadros mais graves, como depressão, por exemplo. Defende-se que um dos papéis do Psicólogo na escola seja o de promover situações sociais de desenvolvimento que favoreçam vivências que possibilitem a estes adolescentes reconfigurar os significados e atribuir novos sentidos a esta etapa de suas vidas. As informações foram construídas em 15 encontros semanais de duas horas de duração cada, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola particular, de uma cidade do interior de São Paulo. Esses encontros foram mediados por diversas expressões artísticas, como: poesias, filmes, imagens e contos, além de produções dos alunos em desenho, colagem e pintura, as quais denominamos de materialidades mediadoras. Essas, escolhidas intencionalmente, tiveram como objetivo favorecer a expressão dos jovens sobre o modo como percebiam a escola, como compreendiam o período de preparação para o ingresso no Ensino Superior e que relações estabeleciam entre o conteúdo escolar e a sua formação enquanto sujeito em desenvolvimento. Todos os encontros foram gravados e transcritos, como também anotações das observações compuseram os diários de campo. Como resultado, compreende-se que muitos são os cenários que constituem as escolhas profissionais dos jovens. Na escola, nas famílias, entre os amigos e grupos a que pertencem, os adolescentes configuram seus modos de ver e pensar o mundo e, consequentemente, o mundo do trabalho que pretendem ingressar e é por meio da configuração desses diversos cenários que o adolescente constitui suas escolhas. A Orientação Profissional nas escolas pôde, então, se configurar como espaço de ressignificação das relações entre adolescentes e os múltiplos cenários fonte de seu desenvolvimento, bem como prática do psicólogo ancorada em uma perspectiva crítica de atuação desse profissional no contexto escolar.The present intervention research aimed to investigate the way middle-class adolescents who study in private schools have experienced the pre-vestibular period from the interactions they establish in school. For this, the theoretical-methodological assumptions of Historical-Cultural Psychology, especially those of Vygotsky, are assumed. Middle-class adolescents are exposed to two types of pressure at this stage of schooling: one is the requirement that they choose a profession they must pursue for the rest of their lives, and the other is the collection of family and institutions in which they study To be approved in first-class universities, preferably public, and therefore with fierce competition. These pressures, not infrequently, provoke emotions and feelings that are experienced by the adolescents as suffering, expressed in the form of convulsive cries, reports of despair, sadness, anguish, arriving at more serious pictures, such as depression, for example. It is defended that one of the roles of the Psychologist in the school is to promote social situations of development that favor experiences that enable these adolescents to reconfigure the meanings and to attribute new meanings to this stage of their life. The information was constructed in 15 weekly meetings of two hours each, with students of the third year of high school, in a private school, in a city in the interior of São Paulo. These meetings were mediated by various artistic expressions, such as: poetry, films, images and stories, as well as student productions in drawing, collage and painting, which we call mediating materialities. These, intentionally chosen, had as objective to favor the expression of the young people about the way they perceived the school, how they understood the period of preparation for entering Higher Education and what relations they established between the school content and its formation as a developing subject. All encounters were recorded and transcribed, and observation notes composed field diaries. As a result, it is understood that many scenarios constitute the professional choices of young people. At school, in families, among friends and groups to which they belong, adolescents configure their ways of seeing and thinking the world and, consequently, the world of work that they want to enter and it is through the configuration of these different scenarios that the adolescent constitutes your choices. Vocational Guidance in schools could then be configured as a space for re-signification of relationships between adolescents and the multiple sources of their development, as well as the practice of the psychologist anchored in a critical perspective of this professional's performance in the school context.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESPUC-CampinasSouza, Vera Lúcia Trevisan dePontifícia Universidade Católica de CampinasMedeiros, Fernanda Pereira2022-02-16T19:01:10Z2022-02-16T19:01:10Z2017-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16013porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-18T19:19:05Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16013Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-18T19:19:05Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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