Interfaces entre a fenomenologia da vida, o abstracionismo e a arquitetura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mauri, Bianca
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16130
Resumo: Esta pesquisa propõe a análise do ensino da arquitetura por meio da fenomenologia tal como abordada por Michel Henry. O eu “fenomênico” também se manifesta pela construção de uma arquitetura voltada a captar a “afetividade” do observador, diante do processo de uma arte abstrata, que visa a potencialidade do ser que propicia o encontro de si. Para isto, pretende-se analisar especificamente “Ver o invisível”, onde Henry discorre sobre o caráter da obra do pintor e professor da Bauhaus Wassily Kandinsky, cotejando esta obra do filósofo aos principais textos do pintor, estabelecendo também vínculos entre seus apontamentos e obras pictóricas. A proposta deste projeto será realizada por intermédio do exame bibliográfico, no possível vínculo que se estabelece entre artes, arquitetura e fenomenologia. Esta investigação visa analisar as práticas pedagógicas relativas ao ensino de arquitetura na área das artes visuais vinculando isso com a fenomenologia e caracterizar, desta forma, uma vivência de si, através dessa transformação da construção em um possível abrigo para a alma.
id PUC_CAMP-5_fe7971a0cdc92e6479ab8263e97c9839
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16130
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Interfaces entre a fenomenologia da vida, o abstracionismo e a arquiteturaArquiteturaPráticas PedagógicasFenomenologiaKandinskyArte AbstrataMichel HenryArchitecturePedagogical PracticePhenomenologyKandinskyAbstract ArtMichel HenryEsta pesquisa propõe a análise do ensino da arquitetura por meio da fenomenologia tal como abordada por Michel Henry. O eu “fenomênico” também se manifesta pela construção de uma arquitetura voltada a captar a “afetividade” do observador, diante do processo de uma arte abstrata, que visa a potencialidade do ser que propicia o encontro de si. Para isto, pretende-se analisar especificamente “Ver o invisível”, onde Henry discorre sobre o caráter da obra do pintor e professor da Bauhaus Wassily Kandinsky, cotejando esta obra do filósofo aos principais textos do pintor, estabelecendo também vínculos entre seus apontamentos e obras pictóricas. A proposta deste projeto será realizada por intermédio do exame bibliográfico, no possível vínculo que se estabelece entre artes, arquitetura e fenomenologia. Esta investigação visa analisar as práticas pedagógicas relativas ao ensino de arquitetura na área das artes visuais vinculando isso com a fenomenologia e caracterizar, desta forma, uma vivência de si, através dessa transformação da construção em um possível abrigo para a alma.This research project propounds the analysis of the architecture education through phenomenology as approached by Michel Henry. The "phenomenon" self is also manifested by the development of an architecture aimed at capturing the observer's “affectivity”, in the face of the process of an abstract art, which seeks the potentiality of the being that enables the encounter of oneself. For this purpose, it is purported to analyze specifically "Seeing the Invisible", where Henry confer the character's work of the painter and teacher of Bauhaus, Wassily Kandinsky, collating this philosopher's work to the main texts of the painter, and also establishing links between his notes and pictorial works. The proposal of this project will be performed over bibliographic examination, in the possible connection that is established between arts, architecture and phenomenology. This investigation mean to analyze the pedagogical practices related to the architecture education in the visual arts area connecting it with phenomenology, and mark, thus, an experience of oneself, through this transformation of the building into a possible shelter to the soul.Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior - CAPESPUC-CampinasFerreira, Jane VictalPontifícia Universidade Católica de CampinasMauri, Bianca2022-02-17T16:02:37Z2022-02-17T16:02:37Z2020-01-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/161307530852630266333porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-05-04T19:24:54Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16130Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-05-04T19:24:54Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Interfaces entre a fenomenologia da vida, o abstracionismo e a arquitetura
title Interfaces entre a fenomenologia da vida, o abstracionismo e a arquitetura
spellingShingle Interfaces entre a fenomenologia da vida, o abstracionismo e a arquitetura
Mauri, Bianca
Arquitetura
Práticas Pedagógicas
Fenomenologia
Kandinsky
Arte Abstrata
Michel Henry
Architecture
Pedagogical Practice
Phenomenology
Kandinsky
Abstract Art
Michel Henry
title_short Interfaces entre a fenomenologia da vida, o abstracionismo e a arquitetura
title_full Interfaces entre a fenomenologia da vida, o abstracionismo e a arquitetura
title_fullStr Interfaces entre a fenomenologia da vida, o abstracionismo e a arquitetura
title_full_unstemmed Interfaces entre a fenomenologia da vida, o abstracionismo e a arquitetura
title_sort Interfaces entre a fenomenologia da vida, o abstracionismo e a arquitetura
author Mauri, Bianca
author_facet Mauri, Bianca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Jane Victal
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Mauri, Bianca
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura
Práticas Pedagógicas
Fenomenologia
Kandinsky
Arte Abstrata
Michel Henry
Architecture
Pedagogical Practice
Phenomenology
Kandinsky
Abstract Art
Michel Henry
topic Arquitetura
Práticas Pedagógicas
Fenomenologia
Kandinsky
Arte Abstrata
Michel Henry
Architecture
Pedagogical Practice
Phenomenology
Kandinsky
Abstract Art
Michel Henry
description Esta pesquisa propõe a análise do ensino da arquitetura por meio da fenomenologia tal como abordada por Michel Henry. O eu “fenomênico” também se manifesta pela construção de uma arquitetura voltada a captar a “afetividade” do observador, diante do processo de uma arte abstrata, que visa a potencialidade do ser que propicia o encontro de si. Para isto, pretende-se analisar especificamente “Ver o invisível”, onde Henry discorre sobre o caráter da obra do pintor e professor da Bauhaus Wassily Kandinsky, cotejando esta obra do filósofo aos principais textos do pintor, estabelecendo também vínculos entre seus apontamentos e obras pictóricas. A proposta deste projeto será realizada por intermédio do exame bibliográfico, no possível vínculo que se estabelece entre artes, arquitetura e fenomenologia. Esta investigação visa analisar as práticas pedagógicas relativas ao ensino de arquitetura na área das artes visuais vinculando isso com a fenomenologia e caracterizar, desta forma, uma vivência de si, através dessa transformação da construção em um possível abrigo para a alma.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-23
2022-02-17T16:02:37Z
2022-02-17T16:02:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16130
7530852630266333
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16130
identifier_str_mv 7530852630266333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1798415793554194432