A Criança sob o olhar de conselheiros de direitos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16449 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo identificar a concepção de conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente sobre criança e suas necessidades e comparar os discursos dos representantes do Poder Público e da Sociedade Civil. Doze (12) conselheiros participaram desta pesquisa respondendo a um roteiro de entrevistas, sendo seis (6) deles representantes a sociedade civil e os outros seis (6) representantes do Poder Público; suas respostas foram avaliadas qualitativa e quantitativamente. Este estudo teve como referenciais teóricos para uma compreensão psicológica dos direitos da criança Urie Bronfenbrenner, Abaham Maslow e Ignácio Martín- Baró. Os resultados identificam a concepção de criança constituída de três (3) categorias: figura poética/emocional, ser em desenvolvimento e sujeito de direitos. As necessidades apontadas por eles são: necessidades biofisiológicas, de segurança; educacionais/culturais, psicológicas, sociais e de relação sócio-política. Quanto aos discursos, observa-se que os representantes da sociedade civil utilizam mais argumentos para definir crianças e suas necessidades do que os representantes do poder público. |
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A Criança sob o olhar de conselheiros de direitosPolítica PúblicaEstatuto da Criança e do AdolescentePsicologia do DesenvolvimentoNecessidades Básicas e CMDCAPublic PolicyChildren´s RightsPsychology of DevelopmentBasic Needs and CMDCAO presente estudo teve como objetivo identificar a concepção de conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente sobre criança e suas necessidades e comparar os discursos dos representantes do Poder Público e da Sociedade Civil. Doze (12) conselheiros participaram desta pesquisa respondendo a um roteiro de entrevistas, sendo seis (6) deles representantes a sociedade civil e os outros seis (6) representantes do Poder Público; suas respostas foram avaliadas qualitativa e quantitativamente. Este estudo teve como referenciais teóricos para uma compreensão psicológica dos direitos da criança Urie Bronfenbrenner, Abaham Maslow e Ignácio Martín- Baró. Os resultados identificam a concepção de criança constituída de três (3) categorias: figura poética/emocional, ser em desenvolvimento e sujeito de direitos. As necessidades apontadas por eles são: necessidades biofisiológicas, de segurança; educacionais/culturais, psicológicas, sociais e de relação sócio-política. Quanto aos discursos, observa-se que os representantes da sociedade civil utilizam mais argumentos para definir crianças e suas necessidades do que os representantes do poder público.The present study goal’s was to know the perception of rights´s councilor from Municipality Council for Children and Adolescentson Rights on child and her needs and then to compare the speech of Public Power and Civilian representatives. Twelve (12) councilors answered the interview’s script being six (6) representing the civilian and six (6) representing the Public Power, their responses were evaluated quatitatively and qualitatively. This research took as quidelines for a psychological understanding of child´s rights, the theories of Urie Bronfenbrenner, Abaham Maslow and Ignácio Martín-Baró. The results demonstrate that their opinion of child were displayed on 3 categories: poetic, developmental being and subjet of rights. Needs apointed by them were: biological needs, safety needs, education/cultural needs, psycological, social and politcs needs. Considering their speeches, the civilian used more information to describe child and her needs than the representants of Public Power.PUC-CampinasGuzzo, Raquel Souza LoboPontifícia Universidade Católica de CampinasCarvalho, Carolina Freire de Carvalho de2022-02-23T14:53:43Z2022-02-23T14:53:43Z2003-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16449porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-17T19:14:40Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16449Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-17T19:14:40Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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O presente estudo teve como objetivo identificar a concepção de conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente sobre criança e suas necessidades e comparar os discursos dos representantes do Poder Público e da Sociedade Civil. Doze (12) conselheiros participaram desta pesquisa respondendo a um roteiro de entrevistas, sendo seis (6) deles representantes a sociedade civil e os outros seis (6) representantes do Poder Público; suas respostas foram avaliadas qualitativa e quantitativamente. Este estudo teve como referenciais teóricos para uma compreensão psicológica dos direitos da criança Urie Bronfenbrenner, Abaham Maslow e Ignácio Martín- Baró. Os resultados identificam a concepção de criança constituída de três (3) categorias: figura poética/emocional, ser em desenvolvimento e sujeito de direitos. As necessidades apontadas por eles são: necessidades biofisiológicas, de segurança; educacionais/culturais, psicológicas, sociais e de relação sócio-política. Quanto aos discursos, observa-se que os representantes da sociedade civil utilizam mais argumentos para definir crianças e suas necessidades do que os representantes do poder público. |
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