Francisco de Assis e a Comunhão das Criaturas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/3036 |
Resumo: | Este artigo interpreta o pensamento de Francisco de Assis, seus escritos e suas biografias, desde a compreensão de criação como ordem (ordo), ordenamento, para justificar o modo como ele entende a pertença comum originária das criaturas e o modo de ação de Deus. O conceito de “ordem”, na palavra de Francisco, indica a unidade imediata e indeterminada de todas as relações possíveis das criaturas. Assim, as criaturas constituem um todo e são constituídas pelo todo de acordo com uma pertença mútua. Para o pensamento místico em Francisco, além do mais, o modo de ser da ordem da criatura, em sua articulação, é pensado em igualdade de condições com o modo de ser da ordem divina. Há sempre, por isso, ordem e não “uma” ordem. Esta compreensão aparece claramente em outro nome que Francisco frequentemente atribui a Deus: “Sumo Bem”. |
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Francisco de Assis e a Comunhão das CriaturasCriaçãoMística medievalEspiritualidade franciscanaPlenitudeElevaçãoLiberdadeEste artigo interpreta o pensamento de Francisco de Assis, seus escritos e suas biografias, desde a compreensão de criação como ordem (ordo), ordenamento, para justificar o modo como ele entende a pertença comum originária das criaturas e o modo de ação de Deus. O conceito de “ordem”, na palavra de Francisco, indica a unidade imediata e indeterminada de todas as relações possíveis das criaturas. Assim, as criaturas constituem um todo e são constituídas pelo todo de acordo com uma pertença mútua. Para o pensamento místico em Francisco, além do mais, o modo de ser da ordem da criatura, em sua articulação, é pensado em igualdade de condições com o modo de ser da ordem divina. Há sempre, por isso, ordem e não “uma” ordem. Esta compreensão aparece claramente em outro nome que Francisco frequentemente atribui a Deus: “Sumo Bem”.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2014-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/303610.18224/cam.v12i1.3036Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 12 No. 1 (2014); 125-142Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 12 Núm. 1 (2014); 125-142Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 12 N. 1 (2014); 125-142Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 12 n. 1 (2014); 125-1421983-778X10.18224/cam.v12.n1.2014reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/3036/1841Garcia, Gilberto Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-26T16:27:31Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/3036Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2019-03-26T16:27:31Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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