ESPERANÇA, HUMANIZAÇÃO E FUTURO EM PAULO FREIRE: UMA APROXIMAÇÃO A JÜRGEN MOLTMANN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sousa, Cirlene Cristina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Maçaneiro, Marcial
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9151
Resumo: No contexto da recente crise ambiental, alimentar e sanitária, o pensamento de Paulo Freire e de Jürgen Moltmann sobre a esperança reafirma sua atualidade, com suas respectivas obras Pedagogia da Esperança e Teologia da Esperança. Freire desenvolve uma pedagogia, com viés educativo-social, na qual assume a esperança como imperativo histórico e existencial, a promover a plena humanização dos sujeitos. Moltmann, por sua vez, discorre sobre a esperança como princípio teológico, de viés histórico-escatológico, que traz para o tempo presente o novum ultimum do Reino de Deus. Lidos em aproximação, ambos valorizam a esperança como virtude ativa, aliada ao senso crítico, na dialética entre presente e futuro, como fator de transformação social e de realização humana. Isso se demonstra em três proposições em que os autores convergem: 1) a esperança dinamiza a humanização da pessoa e da sociedade; 2) a esperança promove uma vida mais plena; 3) a esperança possibilita o novo, construindo o futuro nas escolhas do presente. A partir dessas proposições, são examinados os argumentos, as ênfases próprias e as correlações dos autores, aproximando as perspectivas da Educação (Freire) e da Teologia (Moltmann) num projeto de “nova humanidade”.
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