Las Religiones Periféricas y la Etnografía de la Modernidad Latinoamericana como un Desafío a Las Ciencias de la Religión
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/928 |
Resumo: | Este texto faz parte de um projeto maior que tem por objetivo compreender a dinâmica sócio-religiosa na América Latina. A questão central do projeto gira em torno das características que assume no campo religioso a modernidade periférica latino-americana. Dentro deste campo religioso há grupos e instituições que ocupam eles mesmos espaços periféricos e heterodoxos em relação aos grupos dominantes. Esses espaços periféricos são lugares liminares, de entrada e saída da modernidade, nos quais acontece uma forte criatividade cultural e uma reinvenção das tradições. O texto examina quatro exemplos; a Ordem Rosa Cruz AMORC de Buenos Aires, os grupos espiritistas da Escola Científica Basilio da Argentina, o culto venezuelano de María Lionza e o culto do Santo Daime no Brasil. Todos esses grupos se definem como uma ciência espiritual, esquecida e ignorada pela ciência moderna. Eles remetem a uma tradição longínqua e propõem tecnologias do ser, ou seja, tem práticas e crenças para um caminho próprio de perfeição. |
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Las Religiones Periféricas y la Etnografía de la Modernidad Latinoamericana como un Desafío a Las Ciencias de la ReligiónEste texto faz parte de um projeto maior que tem por objetivo compreender a dinâmica sócio-religiosa na América Latina. A questão central do projeto gira em torno das características que assume no campo religioso a modernidade periférica latino-americana. Dentro deste campo religioso há grupos e instituições que ocupam eles mesmos espaços periféricos e heterodoxos em relação aos grupos dominantes. Esses espaços periféricos são lugares liminares, de entrada e saída da modernidade, nos quais acontece uma forte criatividade cultural e uma reinvenção das tradições. O texto examina quatro exemplos; a Ordem Rosa Cruz AMORC de Buenos Aires, os grupos espiritistas da Escola Científica Basilio da Argentina, o culto venezuelano de María Lionza e o culto do Santo Daime no Brasil. Todos esses grupos se definem como uma ciência espiritual, esquecida e ignorada pela ciência moderna. Eles remetem a uma tradição longínqua e propõem tecnologias do ser, ou seja, tem práticas e crenças para um caminho próprio de perfeição.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2010-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/92810.18224/cam.v6i1.928Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 6 No. 1 (2008); 83-101Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 6 Núm. 1 (2008); 83-101Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 6 N. 1 (2008); 83-101Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 6 n. 1 (2008); 83-1011983-778X10.18224/cam.v6.n1.2008reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/928/660Wright, Pabloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-29T20:41:03Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/928Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2017-03-29T20:41:03Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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