Las Religiones Periféricas y la Etnografía de la Modernidad Latinoamericana como un Desafío a Las Ciencias de la Religión

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wright, Pablo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/928
Resumo: Este texto faz parte de um projeto maior que tem por objetivo compreender a dinâmica sócio-religiosa na América Latina. A questão central do projeto gira em torno das características que assume no campo religioso a modernidade periférica latino-americana. Dentro deste campo religioso há grupos e instituições que ocupam eles mesmos espaços periféricos e heterodoxos em relação aos grupos dominantes. Esses espaços periféricos são lugares liminares, de entrada e saída da modernidade, nos quais acontece uma forte criatividade cultural e uma reinvenção das tradições. O texto examina quatro exemplos; a Ordem Rosa Cruz AMORC de Buenos Aires, os grupos espiritistas da Escola Científica Basilio da Argentina, o culto venezuelano de María Lionza e o culto do Santo Daime no Brasil. Todos esses grupos se definem como uma ciência espiritual, esquecida e ignorada pela ciência moderna. Eles remetem a uma tradição longínqua e propõem tecnologias do ser, ou seja, tem práticas e crenças para um caminho próprio de perfeição.
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