TEOLOGIA, ESPIRITUALIDADE E CONTEMPORANEIDADE: EXPERIÊNCIA CRISTÃ DE DEUS E TENDÊNCIAS POLÍTICO-MESSIÂNICAS
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Data de Publicação: | 2021 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Caminhos (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9061 |
Resumo: | Partindo de interlocuções entre teologia, espiritualidade e política, investigamos a experiência cristã de Deus nos novos messianismos. Metodologicamente, delineamos uma pesquisa qualitativa, bibliográfica. Numa época de remoção do cadáver de Deus, diagnosticamos um “obscurecimento de Deus”, no qual se reflete a crise da civilização ocidental. Destarte, [a] a experiência religiosa é uma experiência do Sagrado; [b] a experiência de Deus é uma experiência do Sentido; [c] a experiência cristã de Deus é uma experiência da presença do Sentido radical em uma existência historicamente dada e na palavra da Revelação, que é totalmente direcionada por esta existência histórica. Nos novos messianismos, identificamos a experiência religiosa, perpassada por fascínio e temor. Na base da vida associativa, desvela-se a massa. Para os dias de hoje, propomos, em face da tentação do vazio cultural de Deus – expresso no infantilismo político-religioso-messiânico –, a experiência cristã de Deus, que desabrocha na oração e produz obras. |
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TEOLOGIA, ESPIRITUALIDADE E CONTEMPORANEIDADE: EXPERIÊNCIA CRISTÃ DE DEUS E TENDÊNCIAS POLÍTICO-MESSIÂNICASVazio cultural de Deus. Vazio espiritual de Deus. Novos messianismos. Cristofascismo. Jesus Cristo.Teologiaespiritualidade e contemporaneidadePartindo de interlocuções entre teologia, espiritualidade e política, investigamos a experiência cristã de Deus nos novos messianismos. Metodologicamente, delineamos uma pesquisa qualitativa, bibliográfica. Numa época de remoção do cadáver de Deus, diagnosticamos um “obscurecimento de Deus”, no qual se reflete a crise da civilização ocidental. Destarte, [a] a experiência religiosa é uma experiência do Sagrado; [b] a experiência de Deus é uma experiência do Sentido; [c] a experiência cristã de Deus é uma experiência da presença do Sentido radical em uma existência historicamente dada e na palavra da Revelação, que é totalmente direcionada por esta existência histórica. Nos novos messianismos, identificamos a experiência religiosa, perpassada por fascínio e temor. Na base da vida associativa, desvela-se a massa. Para os dias de hoje, propomos, em face da tentação do vazio cultural de Deus – expresso no infantilismo político-religioso-messiânico –, a experiência cristã de Deus, que desabrocha na oração e produz obras.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/906110.18224/cam.v19i3.9061Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 19 No. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 591-616Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 19 Núm. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 591-616Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 19 N. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 591-616Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 19 n. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 591-6161983-778X10.18224/cam.v19.n3.2021reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9061/5377Copyright (c) 2021 Everaldo dos Santos Mendes, Edilmar Cardoso Ribeiro, Clélia Perettiinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Everaldo dos SantosRibeiro, Edilmar CardosoPeretti, Clélia2021-12-22T10:16:59Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9061Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2021-12-22T10:16:59Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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Partindo de interlocuções entre teologia, espiritualidade e política, investigamos a experiência cristã de Deus nos novos messianismos. Metodologicamente, delineamos uma pesquisa qualitativa, bibliográfica. Numa época de remoção do cadáver de Deus, diagnosticamos um “obscurecimento de Deus”, no qual se reflete a crise da civilização ocidental. Destarte, [a] a experiência religiosa é uma experiência do Sagrado; [b] a experiência de Deus é uma experiência do Sentido; [c] a experiência cristã de Deus é uma experiência da presença do Sentido radical em uma existência historicamente dada e na palavra da Revelação, que é totalmente direcionada por esta existência histórica. Nos novos messianismos, identificamos a experiência religiosa, perpassada por fascínio e temor. Na base da vida associativa, desvela-se a massa. Para os dias de hoje, propomos, em face da tentação do vazio cultural de Deus – expresso no infantilismo político-religioso-messiânico –, a experiência cristã de Deus, que desabrocha na oração e produz obras. |
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