Educação, Religião, Imaginário: interfaces
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/5135 |
Resumo: | Resumo: sempre existiu no decorrer da história o interesse e a curiosidade do homem pelo Sagrado. Buscando desenvolver pesquisas e estudos sobre a diversidade do fenômeno religioso foi criado o Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões-PPGCR na Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Nosso objetivo é registrar ao longo dos dez anos de existência do programa de pós-graduação a contribuição da linha de pesquisa “Educação e Religião” para o componente curricular Ensino Religioso seja na produção de artigos, dissertações e livros, bem como, eventos científicos desenvolvidos relacionando educação, religião e imaginário. O presente estudo é de caráter exploratório, bibliográfico e de abordagem qualitativa. Como resultado foi possível identificar o quanto esta linha de pesquisa tem favorecido e contribuído para a formação dos professores e pesquisadores na propagação do componente curricular Ensino Religioso-ER, em particular no estado da Paraíba. Palavras-chave: Educação. Religião. Produção de conhecimento. |
id |
PUC_GO-2_51fdd121a629e57ad752a262e69aea1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/5135 |
network_acronym_str |
PUC_GO-2 |
network_name_str |
Caminhos (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação, Religião, Imaginário: interfacesResumo: sempre existiu no decorrer da história o interesse e a curiosidade do homem pelo Sagrado. Buscando desenvolver pesquisas e estudos sobre a diversidade do fenômeno religioso foi criado o Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões-PPGCR na Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Nosso objetivo é registrar ao longo dos dez anos de existência do programa de pós-graduação a contribuição da linha de pesquisa “Educação e Religião” para o componente curricular Ensino Religioso seja na produção de artigos, dissertações e livros, bem como, eventos científicos desenvolvidos relacionando educação, religião e imaginário. O presente estudo é de caráter exploratório, bibliográfico e de abordagem qualitativa. Como resultado foi possível identificar o quanto esta linha de pesquisa tem favorecido e contribuído para a formação dos professores e pesquisadores na propagação do componente curricular Ensino Religioso-ER, em particular no estado da Paraíba. Palavras-chave: Educação. Religião. Produção de conhecimento.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2016-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/513510.18224/cam.v14i2.5135Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 14 No. 2 (2016); 435-450Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 14 Núm. 2 (2016); 435-450Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 14 N. 2 (2016); 435-450Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 14 n. 2 (2016); 435-4501983-778X10.18224/cam.v14.n2.2016reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/5135/2827Copyright (c) 2016 Eunice Simões Lins Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Eunice Simões Lins2017-08-07T17:00:17Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/5135Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2017-08-07T17:00:17Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação, Religião, Imaginário: interfaces |
title |
Educação, Religião, Imaginário: interfaces |
spellingShingle |
Educação, Religião, Imaginário: interfaces Gomes, Eunice Simões Lins |
title_short |
Educação, Religião, Imaginário: interfaces |
title_full |
Educação, Religião, Imaginário: interfaces |
title_fullStr |
Educação, Religião, Imaginário: interfaces |
title_full_unstemmed |
Educação, Religião, Imaginário: interfaces |
title_sort |
Educação, Religião, Imaginário: interfaces |
author |
Gomes, Eunice Simões Lins |
author_facet |
Gomes, Eunice Simões Lins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Eunice Simões Lins |
description |
Resumo: sempre existiu no decorrer da história o interesse e a curiosidade do homem pelo Sagrado. Buscando desenvolver pesquisas e estudos sobre a diversidade do fenômeno religioso foi criado o Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões-PPGCR na Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Nosso objetivo é registrar ao longo dos dez anos de existência do programa de pós-graduação a contribuição da linha de pesquisa “Educação e Religião” para o componente curricular Ensino Religioso seja na produção de artigos, dissertações e livros, bem como, eventos científicos desenvolvidos relacionando educação, religião e imaginário. O presente estudo é de caráter exploratório, bibliográfico e de abordagem qualitativa. Como resultado foi possível identificar o quanto esta linha de pesquisa tem favorecido e contribuído para a formação dos professores e pesquisadores na propagação do componente curricular Ensino Religioso-ER, em particular no estado da Paraíba. Palavras-chave: Educação. Religião. Produção de conhecimento. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/5135 10.18224/cam.v14i2.5135 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/5135 |
identifier_str_mv |
10.18224/cam.v14i2.5135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/5135/2827 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Eunice Simões Lins Gomes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Eunice Simões Lins Gomes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 14 No. 2 (2016); 435-450 Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 14 Núm. 2 (2016); 435-450 Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 14 N. 2 (2016); 435-450 Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 14 n. 2 (2016); 435-450 1983-778X 10.18224/cam.v14.n2.2016 reponame:Caminhos (Goiânia. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Caminhos (Goiânia. Online) |
collection |
Caminhos (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
keilamatos.puc@gmail.com |
_version_ |
1796797348831035392 |