Il Cristianesimo del Terzo Millennio fra Immaginazione e Crisi
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/1943 |
Resumo: | no cristianismo do Terceiro Milênio renova-se o dilema que o caracteriza desde sua origem: no princípio está a palavra, aquela dada por Jesus, em seguida está o movimento que a acolheu. Esta palavra dividiu o campo religioso, que, aos poucos, ia se definindo em suas fronteiras simbólicas, entre aqueles que pretendiam experimentá-la como fundamento de uma comunidade carismática e profética e aqueles que a traduziram como fundamento de uma autoridade que pretendia definir verdade. O cenário dos tempos atuais nos mostra como a imaginação cristã sobreviveu à virtude da obediência à autoridade. Os grandes sistemas de crença institucionais - o modelo da grande igreja, por exemplo - sofrem, hoje, um grande desafio, dentro e fora dos movimentos, que geralmente denominamos de pentecostais, mas que na realidade poderiam ser simplesmente definidos como movimentos de libertação do modelo de organização católico-romano e de emancipação pós-colonial da teologia eurocêntrica. |
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Il Cristianesimo del Terzo Millennio fra Immaginazione e Crisino cristianismo do Terceiro Milênio renova-se o dilema que o caracteriza desde sua origem: no princípio está a palavra, aquela dada por Jesus, em seguida está o movimento que a acolheu. Esta palavra dividiu o campo religioso, que, aos poucos, ia se definindo em suas fronteiras simbólicas, entre aqueles que pretendiam experimentá-la como fundamento de uma comunidade carismática e profética e aqueles que a traduziram como fundamento de uma autoridade que pretendia definir verdade. O cenário dos tempos atuais nos mostra como a imaginação cristã sobreviveu à virtude da obediência à autoridade. Os grandes sistemas de crença institucionais - o modelo da grande igreja, por exemplo - sofrem, hoje, um grande desafio, dentro e fora dos movimentos, que geralmente denominamos de pentecostais, mas que na realidade poderiam ser simplesmente definidos como movimentos de libertação do modelo de organização católico-romano e de emancipação pós-colonial da teologia eurocêntrica.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2012-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/194310.18224/cam.v10i1.1943Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 10 No. 1 (2012); 26-42Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 10 Núm. 1 (2012); 26-42Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 10 N. 1 (2012); 26-42Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 10 n. 1 (2012); 26-421983-778X10.18224/cam.v10.n1.2012reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/1943/1210Pace, Enzoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-11T17:49:10Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/1943Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2017-05-11T17:49:10Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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