GÊNESE DO SALTÉRIO – PARA QUE UM LIVRO DOS SALMOS?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/1287 |
Resumo: | Hoje em dia a interpreção integral da Bíblia tem muitos adeptos. Neste contexto se defende também o conceito de um Saltério unido putativamente composto para a leitura contínua e a meditação popular. O escrutínio dos textos relevantes, no entanto, sugere uma hipótese bem diferente: os salmos sempre e até hoje normalmente foram usados individualmente em diferentes contextos cerimoniais. Rituais de cura, celebrações de vitória, das colheitas, de casamento, a etiqueta das cortes reais, a instrução nas comunidades judáicas emergentes produziam regras e textos oportunos. Eram especialistas como curandeiros, cantores, liturgistas, sacerdotes, levitas que criaram e guardaram tais textos, também colecionando-os em forma escrita. Nomes come Asaf, Etã, Coré nas superscrições dos salmos ainda lembram este tipo de salmistas velhos. Quando Israel se tornou uma nova comunhão daqueles que confessaram a sua fé em Javé (época pós-exílica) surgiu a necessidade de colecionar e preservar em escrito não só a tradição orientadora da Torah, mas também os textos referentes aos rituais diários e solenes. Os líderes cuidavam do tesouro de preces, canções, meditações e recitavam-as em contextos oportunos. A leitura popular se desenvolvia muito mais tarde com a criação de escolas gerais e de uma cultura literária comum. |
id |
PUC_GO-2_660449ac4b634113c8f58834a53d89a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/1287 |
network_acronym_str |
PUC_GO-2 |
network_name_str |
Caminhos (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
GÊNESE DO SALTÉRIO – PARA QUE UM LIVRO DOS SALMOS?Hoje em dia a interpreção integral da Bíblia tem muitos adeptos. Neste contexto se defende também o conceito de um Saltério unido putativamente composto para a leitura contínua e a meditação popular. O escrutínio dos textos relevantes, no entanto, sugere uma hipótese bem diferente: os salmos sempre e até hoje normalmente foram usados individualmente em diferentes contextos cerimoniais. Rituais de cura, celebrações de vitória, das colheitas, de casamento, a etiqueta das cortes reais, a instrução nas comunidades judáicas emergentes produziam regras e textos oportunos. Eram especialistas como curandeiros, cantores, liturgistas, sacerdotes, levitas que criaram e guardaram tais textos, também colecionando-os em forma escrita. Nomes come Asaf, Etã, Coré nas superscrições dos salmos ainda lembram este tipo de salmistas velhos. Quando Israel se tornou uma nova comunhão daqueles que confessaram a sua fé em Javé (época pós-exílica) surgiu a necessidade de colecionar e preservar em escrito não só a tradição orientadora da Torah, mas também os textos referentes aos rituais diários e solenes. Os líderes cuidavam do tesouro de preces, canções, meditações e recitavam-as em contextos oportunos. A leitura popular se desenvolvia muito mais tarde com a criação de escolas gerais e de uma cultura literária comum.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2011-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/128710.18224/cam.v8i1.1287Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 8 No. 1 (2010); 11-30Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 8 Núm. 1 (2010); 11-30Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 8 N. 1 (2010); 11-30Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 8 n. 1 (2010); 11-301983-778X10.18224/cam.v8.n1.2010reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/1287/871GERSTEBBERGER, ERHARD S.info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-09T11:09:58Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/1287Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2018-04-09T11:09:58Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GÊNESE DO SALTÉRIO – PARA QUE UM LIVRO DOS SALMOS? |
title |
GÊNESE DO SALTÉRIO – PARA QUE UM LIVRO DOS SALMOS? |
spellingShingle |
GÊNESE DO SALTÉRIO – PARA QUE UM LIVRO DOS SALMOS? GERSTEBBERGER, ERHARD S. |
title_short |
GÊNESE DO SALTÉRIO – PARA QUE UM LIVRO DOS SALMOS? |
title_full |
GÊNESE DO SALTÉRIO – PARA QUE UM LIVRO DOS SALMOS? |
title_fullStr |
GÊNESE DO SALTÉRIO – PARA QUE UM LIVRO DOS SALMOS? |
title_full_unstemmed |
GÊNESE DO SALTÉRIO – PARA QUE UM LIVRO DOS SALMOS? |
title_sort |
GÊNESE DO SALTÉRIO – PARA QUE UM LIVRO DOS SALMOS? |
author |
GERSTEBBERGER, ERHARD S. |
author_facet |
GERSTEBBERGER, ERHARD S. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GERSTEBBERGER, ERHARD S. |
description |
Hoje em dia a interpreção integral da Bíblia tem muitos adeptos. Neste contexto se defende também o conceito de um Saltério unido putativamente composto para a leitura contínua e a meditação popular. O escrutínio dos textos relevantes, no entanto, sugere uma hipótese bem diferente: os salmos sempre e até hoje normalmente foram usados individualmente em diferentes contextos cerimoniais. Rituais de cura, celebrações de vitória, das colheitas, de casamento, a etiqueta das cortes reais, a instrução nas comunidades judáicas emergentes produziam regras e textos oportunos. Eram especialistas como curandeiros, cantores, liturgistas, sacerdotes, levitas que criaram e guardaram tais textos, também colecionando-os em forma escrita. Nomes come Asaf, Etã, Coré nas superscrições dos salmos ainda lembram este tipo de salmistas velhos. Quando Israel se tornou uma nova comunhão daqueles que confessaram a sua fé em Javé (época pós-exílica) surgiu a necessidade de colecionar e preservar em escrito não só a tradição orientadora da Torah, mas também os textos referentes aos rituais diários e solenes. Os líderes cuidavam do tesouro de preces, canções, meditações e recitavam-as em contextos oportunos. A leitura popular se desenvolvia muito mais tarde com a criação de escolas gerais e de uma cultura literária comum. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/1287 10.18224/cam.v8i1.1287 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/1287 |
identifier_str_mv |
10.18224/cam.v8i1.1287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/1287/871 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 8 No. 1 (2010); 11-30 Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 8 Núm. 1 (2010); 11-30 Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 8 N. 1 (2010); 11-30 Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 8 n. 1 (2010); 11-30 1983-778X 10.18224/cam.v8.n1.2010 reponame:Caminhos (Goiânia. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Caminhos (Goiânia. Online) |
collection |
Caminhos (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
keilamatos.puc@gmail.com |
_version_ |
1796797347684941824 |