A BUSCA PELA VERDADE COMO UMA PROPOSTA EDUCATIVA VIA O IDEAL DA PAIDEIA DE PLATÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinel, Hiran
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira, Herberth Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8004
Resumo: A proposta deste artigo aborda duas questões filosóficas de Platão (427 aC.-347 a.C.) as quais, para nós, mostram-se de maneira, no mínimo, interessante. De um lado, apoiado nos recursos da tradição religiosa e cultural de sua época, a afirmação da existência de uma alma imortal e conhecedora das verdades. De outro, a elaboração de uma metodologia e pedagogia própria que marcou sua disputa entre os sofistas e as práticas da educação oficial ateniense, apontando, assim, para um novo tipo ideal da Paideia. Ainda nesse trabalho, mesmo que de forma paralela, veremos que o filósofo acaba por tangenciar uma questão escatológica, ao apresentar a ideia da alma que percorre 1.000 anos em busca de aperfeiçoamento. Essa escatologia, para nós, não deixa de ser uma proposta pedagógica própria de Platão.
id PUC_GO-2_c3aac377849f03f9da5c2c6a38f0a3ec
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8004
network_acronym_str PUC_GO-2
network_name_str Caminhos (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling A BUSCA PELA VERDADE COMO UMA PROPOSTA EDUCATIVA VIA O IDEAL DA PAIDEIA DE PLATÃOPlatãoReligiãoConhecimentoEducação.Filosofia. PsicologiaA proposta deste artigo aborda duas questões filosóficas de Platão (427 aC.-347 a.C.) as quais, para nós, mostram-se de maneira, no mínimo, interessante. De um lado, apoiado nos recursos da tradição religiosa e cultural de sua época, a afirmação da existência de uma alma imortal e conhecedora das verdades. De outro, a elaboração de uma metodologia e pedagogia própria que marcou sua disputa entre os sofistas e as práticas da educação oficial ateniense, apontando, assim, para um novo tipo ideal da Paideia. Ainda nesse trabalho, mesmo que de forma paralela, veremos que o filósofo acaba por tangenciar uma questão escatológica, ao apresentar a ideia da alma que percorre 1.000 anos em busca de aperfeiçoamento. Essa escatologia, para nós, não deixa de ser uma proposta pedagógica própria de Platão.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/800410.18224/cam.v18i3.8004Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 18 (2020): Religião, Literatura e Arte; 1022-1035Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 18 (2020): Religião, Literatura e Arte; 1022-1035Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 18 (2020): Religião, Literatura e Arte; 1022-1035Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 18 (2020): Religião, Literatura e Arte; 1022-10351983-778X10.18224/cam.v18.n3.2020reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8004/4848Copyright (c) 2020 Hiran Pinel, Herberth Gomes Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinel, HiranFerreira, Herberth Gomes2020-12-22T13:33:27Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8004Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2020-12-22T13:33:27Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A BUSCA PELA VERDADE COMO UMA PROPOSTA EDUCATIVA VIA O IDEAL DA PAIDEIA DE PLATÃO
title A BUSCA PELA VERDADE COMO UMA PROPOSTA EDUCATIVA VIA O IDEAL DA PAIDEIA DE PLATÃO
spellingShingle A BUSCA PELA VERDADE COMO UMA PROPOSTA EDUCATIVA VIA O IDEAL DA PAIDEIA DE PLATÃO
Pinel, Hiran
Platão
Religião
Conhecimento
Educação.
Filosofia. Psicologia
title_short A BUSCA PELA VERDADE COMO UMA PROPOSTA EDUCATIVA VIA O IDEAL DA PAIDEIA DE PLATÃO
title_full A BUSCA PELA VERDADE COMO UMA PROPOSTA EDUCATIVA VIA O IDEAL DA PAIDEIA DE PLATÃO
title_fullStr A BUSCA PELA VERDADE COMO UMA PROPOSTA EDUCATIVA VIA O IDEAL DA PAIDEIA DE PLATÃO
title_full_unstemmed A BUSCA PELA VERDADE COMO UMA PROPOSTA EDUCATIVA VIA O IDEAL DA PAIDEIA DE PLATÃO
title_sort A BUSCA PELA VERDADE COMO UMA PROPOSTA EDUCATIVA VIA O IDEAL DA PAIDEIA DE PLATÃO
author Pinel, Hiran
author_facet Pinel, Hiran
Ferreira, Herberth Gomes
author_role author
author2 Ferreira, Herberth Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinel, Hiran
Ferreira, Herberth Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Platão
Religião
Conhecimento
Educação.
Filosofia. Psicologia
topic Platão
Religião
Conhecimento
Educação.
Filosofia. Psicologia
description A proposta deste artigo aborda duas questões filosóficas de Platão (427 aC.-347 a.C.) as quais, para nós, mostram-se de maneira, no mínimo, interessante. De um lado, apoiado nos recursos da tradição religiosa e cultural de sua época, a afirmação da existência de uma alma imortal e conhecedora das verdades. De outro, a elaboração de uma metodologia e pedagogia própria que marcou sua disputa entre os sofistas e as práticas da educação oficial ateniense, apontando, assim, para um novo tipo ideal da Paideia. Ainda nesse trabalho, mesmo que de forma paralela, veremos que o filósofo acaba por tangenciar uma questão escatológica, ao apresentar a ideia da alma que percorre 1.000 anos em busca de aperfeiçoamento. Essa escatologia, para nós, não deixa de ser uma proposta pedagógica própria de Platão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8004
10.18224/cam.v18i3.8004
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8004
identifier_str_mv 10.18224/cam.v18i3.8004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8004/4848
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Hiran Pinel, Herberth Gomes Ferreira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Hiran Pinel, Herberth Gomes Ferreira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 18 (2020): Religião, Literatura e Arte; 1022-1035
Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 18 (2020): Religião, Literatura e Arte; 1022-1035
Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 18 (2020): Religião, Literatura e Arte; 1022-1035
Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 18 (2020): Religião, Literatura e Arte; 1022-1035
1983-778X
10.18224/cam.v18.n3.2020
reponame:Caminhos (Goiânia. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Caminhos (Goiânia. Online)
collection Caminhos (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv keilamatos.puc@gmail.com
_version_ 1796797349821939712