LIBERDADE TRANSCENDENTE: INTERFACES ENTRE A EDUCAÇÃO E A RELIGIÃO NA COSMOVISÃO DE PAULO FREIRE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cotta, Denis
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9105
Resumo: Este artigo visa pontuar aspectos de interface entre a educação e a religião no pensamento do educador brasileiro Paulo Freire. Segundo o pedagogo, a educação libertadora tem a capacidade de aprimorar a constituição psíquica do indivíduo, promovendo assim a sua conscientização para o bem comum. Freire também ressalta a importância do cultivo de uma religiosidade pautada pelo pensamento crítico, contexto este que favorece a prática da Imitatio Dei. Como recurso metodológico, utilizaremos uma análise teórico-bibliográfica das obras: Pedagogia do oprimido, Pedagogia da autonomia e Educação como prática de liberdade, todas de Paulo Freire. Por fim, pretende-se evidenciar que a educação emancipadora é capaz de instaurar na pessoa a busca pela liberdade transcendente
id PUC_GO-2_c41ff299d34b3b63b28b12a523cdfe43
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9105
network_acronym_str PUC_GO-2
network_name_str Caminhos (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling LIBERDADE TRANSCENDENTE: INTERFACES ENTRE A EDUCAÇÃO E A RELIGIÃO NA COSMOVISÃO DE PAULO FREIREEducaçãoReligiãoLiberdadeTranscendênciaPaulo Freire.Este artigo visa pontuar aspectos de interface entre a educação e a religião no pensamento do educador brasileiro Paulo Freire. Segundo o pedagogo, a educação libertadora tem a capacidade de aprimorar a constituição psíquica do indivíduo, promovendo assim a sua conscientização para o bem comum. Freire também ressalta a importância do cultivo de uma religiosidade pautada pelo pensamento crítico, contexto este que favorece a prática da Imitatio Dei. Como recurso metodológico, utilizaremos uma análise teórico-bibliográfica das obras: Pedagogia do oprimido, Pedagogia da autonomia e Educação como prática de liberdade, todas de Paulo Freire. Por fim, pretende-se evidenciar que a educação emancipadora é capaz de instaurar na pessoa a busca pela liberdade transcendenteEditora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/910510.18224/cam.v19i4.9105Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 34-54Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 34-54Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 34-54Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 34-541983-778X10.18224/cam.v19.n4.2021reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9105/5350Copyright (c) 2021 Denis Cottainfo:eu-repo/semantics/openAccessCotta, Denis2021-12-06T10:22:21Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9105Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2021-12-06T10:22:21Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv LIBERDADE TRANSCENDENTE: INTERFACES ENTRE A EDUCAÇÃO E A RELIGIÃO NA COSMOVISÃO DE PAULO FREIRE
title LIBERDADE TRANSCENDENTE: INTERFACES ENTRE A EDUCAÇÃO E A RELIGIÃO NA COSMOVISÃO DE PAULO FREIRE
spellingShingle LIBERDADE TRANSCENDENTE: INTERFACES ENTRE A EDUCAÇÃO E A RELIGIÃO NA COSMOVISÃO DE PAULO FREIRE
Cotta, Denis
Educação
Religião
Liberdade
Transcendência
Paulo Freire.
title_short LIBERDADE TRANSCENDENTE: INTERFACES ENTRE A EDUCAÇÃO E A RELIGIÃO NA COSMOVISÃO DE PAULO FREIRE
title_full LIBERDADE TRANSCENDENTE: INTERFACES ENTRE A EDUCAÇÃO E A RELIGIÃO NA COSMOVISÃO DE PAULO FREIRE
title_fullStr LIBERDADE TRANSCENDENTE: INTERFACES ENTRE A EDUCAÇÃO E A RELIGIÃO NA COSMOVISÃO DE PAULO FREIRE
title_full_unstemmed LIBERDADE TRANSCENDENTE: INTERFACES ENTRE A EDUCAÇÃO E A RELIGIÃO NA COSMOVISÃO DE PAULO FREIRE
title_sort LIBERDADE TRANSCENDENTE: INTERFACES ENTRE A EDUCAÇÃO E A RELIGIÃO NA COSMOVISÃO DE PAULO FREIRE
author Cotta, Denis
author_facet Cotta, Denis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cotta, Denis
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Religião
Liberdade
Transcendência
Paulo Freire.
topic Educação
Religião
Liberdade
Transcendência
Paulo Freire.
description Este artigo visa pontuar aspectos de interface entre a educação e a religião no pensamento do educador brasileiro Paulo Freire. Segundo o pedagogo, a educação libertadora tem a capacidade de aprimorar a constituição psíquica do indivíduo, promovendo assim a sua conscientização para o bem comum. Freire também ressalta a importância do cultivo de uma religiosidade pautada pelo pensamento crítico, contexto este que favorece a prática da Imitatio Dei. Como recurso metodológico, utilizaremos uma análise teórico-bibliográfica das obras: Pedagogia do oprimido, Pedagogia da autonomia e Educação como prática de liberdade, todas de Paulo Freire. Por fim, pretende-se evidenciar que a educação emancipadora é capaz de instaurar na pessoa a busca pela liberdade transcendente
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9105
10.18224/cam.v19i4.9105
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9105
identifier_str_mv 10.18224/cam.v19i4.9105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9105/5350
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Denis Cotta
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Denis Cotta
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 34-54
Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 34-54
Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 34-54
Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 34-54
1983-778X
10.18224/cam.v19.n4.2021
reponame:Caminhos (Goiânia. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Caminhos (Goiânia. Online)
collection Caminhos (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv keilamatos.puc@gmail.com
_version_ 1796797350347276288