LIBERDADE TRANSCENDENTE: INTERFACES ENTRE A EDUCAÇÃO E A RELIGIÃO NA COSMOVISÃO DE PAULO FREIRE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9105 |
Resumo: | Este artigo visa pontuar aspectos de interface entre a educação e a religião no pensamento do educador brasileiro Paulo Freire. Segundo o pedagogo, a educação libertadora tem a capacidade de aprimorar a constituição psíquica do indivíduo, promovendo assim a sua conscientização para o bem comum. Freire também ressalta a importância do cultivo de uma religiosidade pautada pelo pensamento crítico, contexto este que favorece a prática da Imitatio Dei. Como recurso metodológico, utilizaremos uma análise teórico-bibliográfica das obras: Pedagogia do oprimido, Pedagogia da autonomia e Educação como prática de liberdade, todas de Paulo Freire. Por fim, pretende-se evidenciar que a educação emancipadora é capaz de instaurar na pessoa a busca pela liberdade transcendente |
id |
PUC_GO-2_c41ff299d34b3b63b28b12a523cdfe43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9105 |
network_acronym_str |
PUC_GO-2 |
network_name_str |
Caminhos (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LIBERDADE TRANSCENDENTE: INTERFACES ENTRE A EDUCAÇÃO E A RELIGIÃO NA COSMOVISÃO DE PAULO FREIREEducaçãoReligiãoLiberdadeTranscendênciaPaulo Freire.Este artigo visa pontuar aspectos de interface entre a educação e a religião no pensamento do educador brasileiro Paulo Freire. Segundo o pedagogo, a educação libertadora tem a capacidade de aprimorar a constituição psíquica do indivíduo, promovendo assim a sua conscientização para o bem comum. Freire também ressalta a importância do cultivo de uma religiosidade pautada pelo pensamento crítico, contexto este que favorece a prática da Imitatio Dei. Como recurso metodológico, utilizaremos uma análise teórico-bibliográfica das obras: Pedagogia do oprimido, Pedagogia da autonomia e Educação como prática de liberdade, todas de Paulo Freire. Por fim, pretende-se evidenciar que a educação emancipadora é capaz de instaurar na pessoa a busca pela liberdade transcendenteEditora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/910510.18224/cam.v19i4.9105Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 34-54Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 34-54Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 34-54Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 34-541983-778X10.18224/cam.v19.n4.2021reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9105/5350Copyright (c) 2021 Denis Cottainfo:eu-repo/semantics/openAccessCotta, Denis2021-12-06T10:22:21Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9105Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2021-12-06T10:22:21Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LIBERDADE TRANSCENDENTE: INTERFACES ENTRE A EDUCAÇÃO E A RELIGIÃO NA COSMOVISÃO DE PAULO FREIRE |
title |
LIBERDADE TRANSCENDENTE: INTERFACES ENTRE A EDUCAÇÃO E A RELIGIÃO NA COSMOVISÃO DE PAULO FREIRE |
spellingShingle |
LIBERDADE TRANSCENDENTE: INTERFACES ENTRE A EDUCAÇÃO E A RELIGIÃO NA COSMOVISÃO DE PAULO FREIRE Cotta, Denis Educação Religião Liberdade Transcendência Paulo Freire. |
title_short |
LIBERDADE TRANSCENDENTE: INTERFACES ENTRE A EDUCAÇÃO E A RELIGIÃO NA COSMOVISÃO DE PAULO FREIRE |
title_full |
LIBERDADE TRANSCENDENTE: INTERFACES ENTRE A EDUCAÇÃO E A RELIGIÃO NA COSMOVISÃO DE PAULO FREIRE |
title_fullStr |
LIBERDADE TRANSCENDENTE: INTERFACES ENTRE A EDUCAÇÃO E A RELIGIÃO NA COSMOVISÃO DE PAULO FREIRE |
title_full_unstemmed |
LIBERDADE TRANSCENDENTE: INTERFACES ENTRE A EDUCAÇÃO E A RELIGIÃO NA COSMOVISÃO DE PAULO FREIRE |
title_sort |
LIBERDADE TRANSCENDENTE: INTERFACES ENTRE A EDUCAÇÃO E A RELIGIÃO NA COSMOVISÃO DE PAULO FREIRE |
author |
Cotta, Denis |
author_facet |
Cotta, Denis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cotta, Denis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Religião Liberdade Transcendência Paulo Freire. |
topic |
Educação Religião Liberdade Transcendência Paulo Freire. |
description |
Este artigo visa pontuar aspectos de interface entre a educação e a religião no pensamento do educador brasileiro Paulo Freire. Segundo o pedagogo, a educação libertadora tem a capacidade de aprimorar a constituição psíquica do indivíduo, promovendo assim a sua conscientização para o bem comum. Freire também ressalta a importância do cultivo de uma religiosidade pautada pelo pensamento crítico, contexto este que favorece a prática da Imitatio Dei. Como recurso metodológico, utilizaremos uma análise teórico-bibliográfica das obras: Pedagogia do oprimido, Pedagogia da autonomia e Educação como prática de liberdade, todas de Paulo Freire. Por fim, pretende-se evidenciar que a educação emancipadora é capaz de instaurar na pessoa a busca pela liberdade transcendente |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9105 10.18224/cam.v19i4.9105 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9105 |
identifier_str_mv |
10.18224/cam.v19i4.9105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9105/5350 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Denis Cotta info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Denis Cotta |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 34-54 Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 34-54 Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 34-54 Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 34-54 1983-778X 10.18224/cam.v19.n4.2021 reponame:Caminhos (Goiânia. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Caminhos (Goiânia. Online) |
collection |
Caminhos (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
keilamatos.puc@gmail.com |
_version_ |
1796797350347276288 |