MÚSICA RELIGIOSA: ESPIRITUALIDADE E CATEQUESE EM CANÇÕES DO PE. ZEZINHO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8414 |
Resumo: | José Fernandes de Oliveira é conhecido nacionalmente como Padre Zezinho, sacerdote católico pertencente à Congregação do Sagrado Coração de Jesus, os padres dehonianos por conta do nome de seu fundador, Pe. Léon Dehon. É cantor, compositor, instrumentista, escritor, radialista, um homem de múltiplos talentos colocados a serviço da comunicação e expressões artísticas no exercício de seu ministério. Sua obra é imensa e suas canções são conhecidas mesmo além do ambiente católico, de modo que não se pode pensar a música religiosa contemporânea sem sua contribuição. O presente artigo, depois de rápida passagem por sua biografia e alusão a suas obras mais significativas, analisa a letra de duas de suas canções mais conhecidas através da metodologia do diálogo entre teologia e literatura, no intuito de perceber expressões de espiritualidade nelas presente que manifestam e formam a espiritualidade do catolicismo popular brasileiro contemporâneo, além de apontar para os componentes catequéticos também presentes em tais canções. |
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MÚSICA RELIGIOSA: ESPIRITUALIDADE E CATEQUESE EM CANÇÕES DO PE. ZEZINHOEspiritualidadeCatequeseCançõesPe. ZezinhoMúsica e teologiaJosé Fernandes de Oliveira é conhecido nacionalmente como Padre Zezinho, sacerdote católico pertencente à Congregação do Sagrado Coração de Jesus, os padres dehonianos por conta do nome de seu fundador, Pe. Léon Dehon. É cantor, compositor, instrumentista, escritor, radialista, um homem de múltiplos talentos colocados a serviço da comunicação e expressões artísticas no exercício de seu ministério. Sua obra é imensa e suas canções são conhecidas mesmo além do ambiente católico, de modo que não se pode pensar a música religiosa contemporânea sem sua contribuição. O presente artigo, depois de rápida passagem por sua biografia e alusão a suas obras mais significativas, analisa a letra de duas de suas canções mais conhecidas através da metodologia do diálogo entre teologia e literatura, no intuito de perceber expressões de espiritualidade nelas presente que manifestam e formam a espiritualidade do catolicismo popular brasileiro contemporâneo, além de apontar para os componentes catequéticos também presentes em tais canções.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/841410.18224/cam.v18i3.8414Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 18 (2020): Religião, Literatura e Arte; 762-780Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 18 (2020): Religião, Literatura e Arte; 762-780Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 18 (2020): Religião, Literatura e Arte; 762-780Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 18 (2020): Religião, Literatura e Arte; 762-7801983-778X10.18224/cam.v18.n3.2020reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8414/4835Copyright (c) 2020 Antonio Manzattoinfo:eu-repo/semantics/openAccessManzatto, Antonio2020-12-22T13:33:27Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8414Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2020-12-22T13:33:27Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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