MULTIMODALIDADE E O USO DE ESTACIONAMENTOS A FAVOR DAS CONEXÕES COM TRANSPORTE PÚBLICO
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/8516 |
Resumo: | Poluição, exclusão social e prejuízos econômicos oriundos da falta de mobilidade, somados a perspectiva de um agravamento futuro devido ao aumento populacional impulsionam a procura de soluções. Nesse sentido, as diretrizes da mobilidade sustentável têm apresentado alternativas promissoras, dentre as quais a multimodalidade é uma delas. Dividido em duas partes principais, o presente artigo através de um enfoque pouco explorado, o uso dos estacionamentos no favorecimento do transporte multimodal, apresenta o caso de Curitiba. Em um primeiro momento, através de uma revisão teórica, destaca o que está previsto no Plano Diretor da cidade a respeito da inclusão dos estacionamentos. Essa etapa destaca quais as ações foram previstas para a cidade, benefícios para os proprietários de imóveis em aderir e benefícios aos usuários do sistema de transporte. A segunda etapa consiste em explorar, dentro do que a lei propõe, o que a cidade já possui de infraestrutura para colocar a proposta em prática e o que falta ou pode ser melhorado. Para essa segunda etapa o Sistema de Informações Geográficas voltado para uso em transportes, Transcad versão 4.5, foi usado como ferramenta na produção de imagens e análises espaciais. Dessa forma foi possível verificar no Plano Diretor ações bastante interessantes no sentido de promover multimodalidade a partir do uso de estacionamentos. Pôde-se concluir que, apenas 7% dos estacionamentos com alvará ativo em Curitiba se enquadram nos parâmetros do que foi proposto na lei. |
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MULTIMODALIDADE E O USO DE ESTACIONAMENTOS A FAVOR DAS CONEXÕES COM TRANSPORTE PÚBLICOEngenhariaMultimodalidade, mobilidade sustentável, estacionamentos655.1Poluição, exclusão social e prejuízos econômicos oriundos da falta de mobilidade, somados a perspectiva de um agravamento futuro devido ao aumento populacional impulsionam a procura de soluções. Nesse sentido, as diretrizes da mobilidade sustentável têm apresentado alternativas promissoras, dentre as quais a multimodalidade é uma delas. Dividido em duas partes principais, o presente artigo através de um enfoque pouco explorado, o uso dos estacionamentos no favorecimento do transporte multimodal, apresenta o caso de Curitiba. Em um primeiro momento, através de uma revisão teórica, destaca o que está previsto no Plano Diretor da cidade a respeito da inclusão dos estacionamentos. Essa etapa destaca quais as ações foram previstas para a cidade, benefícios para os proprietários de imóveis em aderir e benefícios aos usuários do sistema de transporte. A segunda etapa consiste em explorar, dentro do que a lei propõe, o que a cidade já possui de infraestrutura para colocar a proposta em prática e o que falta ou pode ser melhorado. Para essa segunda etapa o Sistema de Informações Geográficas voltado para uso em transportes, Transcad versão 4.5, foi usado como ferramenta na produção de imagens e análises espaciais. Dessa forma foi possível verificar no Plano Diretor ações bastante interessantes no sentido de promover multimodalidade a partir do uso de estacionamentos. Pôde-se concluir que, apenas 7% dos estacionamentos com alvará ativo em Curitiba se enquadram nos parâmetros do que foi proposto na lei.Editora da PUC GoiasPavelski, Luziane MachadoBernardinis, Marcia Pereira de Andrade2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/851610.18224/baru.v6i1.8516Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos; v. 6 (2020); e85162448-04602448-046010.18224/baru.v6.2020reponame:Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanosinstname:Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/8516/5114Direitos autorais 2020 Luziane Machado Pavelski, Marcia Pereira de Andrade Bernardinishttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-27T12:47:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8516Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/indexPRIhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/oaibaru@pucgoias.edu.br2448-04602448-0460opendoar:2021-04-27T12:47:24Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos - Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem)false |
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