A IMPORTÂNCIA DE MUSEUS NO INTERIOR – O CASO CENPALEO/MTV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weinschütz, Luiz Carlos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pscheidt, Cristiane, Strapasson, Eliane Villa Lobos, Hirth, Celina, Wantowsky, Morgana Denk, Ricetti, João Henrique Zahdi, Wilner, Everton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/7345
Resumo: O Museu da Terra e da Vida de Mafra, Santa Catarina foi criado para levar à comunidade o conhecimento gerado pelo Centro Paleontológico da Universidade do Contestado, e hoje atende em média 7.000 visitantes por ano, na maioria estudantes de instituições de ensino públicas que utilizam o museu como um espaço para educação não formal. Tendo como amostra os dados de visitas entre 2005 e 2018, verificamos uma estabilização com relação ao número de visitantes locais entre 3.000 a 4.000 pessoas/ano, e um crescimento com relação aos visitantes provenientes de outras localidades (4.000 a 4.500 pessoas/ano). Com relação à distância de procedência dos visitantes de “fora” a maioria vêm de cidades localizadas até 200 km, relacionado diretamente aos custos e tempo do transporte. Em Santa Catarina os museus de Ciências e História Natural estão concentrados nas regiões de Florianópolis, Joinville e Blumenau. Ficou evidente nessa pesquisa a relação entre a possibilidade de visita de estudantes no museu e a distância em que residem, corroborando com a necessidade de políticas de incentivo a criação de museus no interior do Estado. A utilização de museus como parte do plano pedagógico dos professores contribui para o desenvolvimento regional, seja pelo aquecimento do comércio, divulgação da cidade e pela disseminação do conhecimento e cultura.
id PUC_GO-3_61791ae54b2b8e096863ffd63674b92c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7345
network_acronym_str PUC_GO-3
network_name_str Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DE MUSEUS NO INTERIOR – O CASO CENPALEO/MTVMuseus de História Natural; Alfabetização Científica; Democratização do Conhecimento.O Museu da Terra e da Vida de Mafra, Santa Catarina foi criado para levar à comunidade o conhecimento gerado pelo Centro Paleontológico da Universidade do Contestado, e hoje atende em média 7.000 visitantes por ano, na maioria estudantes de instituições de ensino públicas que utilizam o museu como um espaço para educação não formal. Tendo como amostra os dados de visitas entre 2005 e 2018, verificamos uma estabilização com relação ao número de visitantes locais entre 3.000 a 4.000 pessoas/ano, e um crescimento com relação aos visitantes provenientes de outras localidades (4.000 a 4.500 pessoas/ano). Com relação à distância de procedência dos visitantes de “fora” a maioria vêm de cidades localizadas até 200 km, relacionado diretamente aos custos e tempo do transporte. Em Santa Catarina os museus de Ciências e História Natural estão concentrados nas regiões de Florianópolis, Joinville e Blumenau. Ficou evidente nessa pesquisa a relação entre a possibilidade de visita de estudantes no museu e a distância em que residem, corroborando com a necessidade de políticas de incentivo a criação de museus no interior do Estado. A utilização de museus como parte do plano pedagógico dos professores contribui para o desenvolvimento regional, seja pelo aquecimento do comércio, divulgação da cidade e pela disseminação do conhecimento e cultura.Editora da PUC GoiasWeinschütz, Luiz CarlosPscheidt, CristianeStrapasson, Eliane Villa LobosHirth, CelinaWantowsky, Morgana DenkRicetti, João Henrique ZahdiWilner, Everton2019-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/734510.18224/baru.v5i1.7345Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos; v. 5, n. 1 (2019); 68-832448-04602448-046010.18224/baru.v5.2019reponame:Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanosinstname:Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/7345/4117Direitos autorais 2019 LUIZ CARLOS WEINSCHÜTZ, CRISTIANE PSCHEIDT, ELIANE VILLA LOBOS STRAPASSON, CELINA HIRTH, MORGANA DENK WANTOWSKY, JOÃO HENRIQUE ZAHDI RICETTI, EVERTON WILNERinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-02T12:58:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7345Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/indexPRIhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/oaibaru@pucgoias.edu.br2448-04602448-0460opendoar:2019-08-02T12:58:03Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos - Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DE MUSEUS NO INTERIOR – O CASO CENPALEO/MTV
title A IMPORTÂNCIA DE MUSEUS NO INTERIOR – O CASO CENPALEO/MTV
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DE MUSEUS NO INTERIOR – O CASO CENPALEO/MTV
Weinschütz, Luiz Carlos
Museus de História Natural; Alfabetização Científica; Democratização do Conhecimento.
title_short A IMPORTÂNCIA DE MUSEUS NO INTERIOR – O CASO CENPALEO/MTV
title_full A IMPORTÂNCIA DE MUSEUS NO INTERIOR – O CASO CENPALEO/MTV
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DE MUSEUS NO INTERIOR – O CASO CENPALEO/MTV
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DE MUSEUS NO INTERIOR – O CASO CENPALEO/MTV
title_sort A IMPORTÂNCIA DE MUSEUS NO INTERIOR – O CASO CENPALEO/MTV
author Weinschütz, Luiz Carlos
author_facet Weinschütz, Luiz Carlos
Pscheidt, Cristiane
Strapasson, Eliane Villa Lobos
Hirth, Celina
Wantowsky, Morgana Denk
Ricetti, João Henrique Zahdi
Wilner, Everton
author_role author
author2 Pscheidt, Cristiane
Strapasson, Eliane Villa Lobos
Hirth, Celina
Wantowsky, Morgana Denk
Ricetti, João Henrique Zahdi
Wilner, Everton
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Weinschütz, Luiz Carlos
Pscheidt, Cristiane
Strapasson, Eliane Villa Lobos
Hirth, Celina
Wantowsky, Morgana Denk
Ricetti, João Henrique Zahdi
Wilner, Everton
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Museus de História Natural; Alfabetização Científica; Democratização do Conhecimento.
topic Museus de História Natural; Alfabetização Científica; Democratização do Conhecimento.
description O Museu da Terra e da Vida de Mafra, Santa Catarina foi criado para levar à comunidade o conhecimento gerado pelo Centro Paleontológico da Universidade do Contestado, e hoje atende em média 7.000 visitantes por ano, na maioria estudantes de instituições de ensino públicas que utilizam o museu como um espaço para educação não formal. Tendo como amostra os dados de visitas entre 2005 e 2018, verificamos uma estabilização com relação ao número de visitantes locais entre 3.000 a 4.000 pessoas/ano, e um crescimento com relação aos visitantes provenientes de outras localidades (4.000 a 4.500 pessoas/ano). Com relação à distância de procedência dos visitantes de “fora” a maioria vêm de cidades localizadas até 200 km, relacionado diretamente aos custos e tempo do transporte. Em Santa Catarina os museus de Ciências e História Natural estão concentrados nas regiões de Florianópolis, Joinville e Blumenau. Ficou evidente nessa pesquisa a relação entre a possibilidade de visita de estudantes no museu e a distância em que residem, corroborando com a necessidade de políticas de incentivo a criação de museus no interior do Estado. A utilização de museus como parte do plano pedagógico dos professores contribui para o desenvolvimento regional, seja pelo aquecimento do comércio, divulgação da cidade e pela disseminação do conhecimento e cultura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/7345
10.18224/baru.v5i1.7345
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/7345
identifier_str_mv 10.18224/baru.v5i1.7345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/7345/4117
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goias
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goias
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos; v. 5, n. 1 (2019); 68-83
2448-0460
2448-0460
10.18224/baru.v5.2019
reponame:Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos
instname:Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem)
instacron:PUC_GO
instname_str Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos
collection Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos
repository.name.fl_str_mv Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos - Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem)
repository.mail.fl_str_mv baru@pucgoias.edu.br
_version_ 1798319681606516736