O ESPAÇO PÚBLICO QUE PONTENCIALIZA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES*

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milani, Maria Luiza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/9295
Resumo: A pesquisa abordou a violência contra a mulher praticada no espaço não domiciliar bem como, a inserção das mulheres na vida coletiva, produtiva, política, social, na construção de uma sociedade de igualdade de gêneros pela mobilização dos movimentos sociais. Se indagou como o espaço público, do trabalho e da vida social podem se configurar em lugares que potencializam atos violentos contra mulheres? O objetivo foi de destacar os espaços públicos de Canoinhas que colocam a mulher em situação vulnerável à violência não domiciliar como uma contradição no âmbito dos espaços públicos historicamente conquistados. Desenvolveu-se pesquisa qualitativa, dialética, bibliográfica e de campo. Aponta-se os espaços urbanos de municípios do porte de Canoinhas sobressaem lugares e formas de organização da vida coletiva que potencializam práticas de violência contra a mulher fora dos seus domicílios. Foram apontados locais mal iluminados, com acúmulo de lixo, abandonados, mas que a violência pode acontecer também nos locais d trabalho e de lazer. Para a mulher permanecem riscos e vulnerabilidades, que podem ser minimizados com medidas infraestruturais como iluminação, vigilância e segurança. A questão deve ser amplamente abordada com a população do gênero masculino.
id PUC_GO-3_956e4119dc1ca5a307b82b4e8e2b1aaa
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9295
network_acronym_str PUC_GO-3
network_name_str Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos
repository_id_str
spelling O ESPAÇO PÚBLICO QUE PONTENCIALIZA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES*Mulher. Violência. Espaço público.A pesquisa abordou a violência contra a mulher praticada no espaço não domiciliar bem como, a inserção das mulheres na vida coletiva, produtiva, política, social, na construção de uma sociedade de igualdade de gêneros pela mobilização dos movimentos sociais. Se indagou como o espaço público, do trabalho e da vida social podem se configurar em lugares que potencializam atos violentos contra mulheres? O objetivo foi de destacar os espaços públicos de Canoinhas que colocam a mulher em situação vulnerável à violência não domiciliar como uma contradição no âmbito dos espaços públicos historicamente conquistados. Desenvolveu-se pesquisa qualitativa, dialética, bibliográfica e de campo. Aponta-se os espaços urbanos de municípios do porte de Canoinhas sobressaem lugares e formas de organização da vida coletiva que potencializam práticas de violência contra a mulher fora dos seus domicílios. Foram apontados locais mal iluminados, com acúmulo de lixo, abandonados, mas que a violência pode acontecer também nos locais d trabalho e de lazer. Para a mulher permanecem riscos e vulnerabilidades, que podem ser minimizados com medidas infraestruturais como iluminação, vigilância e segurança. A questão deve ser amplamente abordada com a população do gênero masculino.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2022-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/929510.18224/baru.v8i1.9295Revista Baru - Brazilian Journal of Regional and Urban Affairs; Vol. 8 (2022); 11 páginasRevista Baru - Revista Brasileña de Asuntos Regionales y Urbanos; Vol. 8 (2022); 11 páginasRevista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos; v. 8 (2022); 11 páginas2448-046010.18224/baru.v8.2022reponame:Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanosinstname:Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/9295/5477https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/9295/6133Copyright (c) 2022 Maria Luiza Milaniinfo:eu-repo/semantics/openAccessMilani, Maria Luiza2023-02-13T22:54:45Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9295Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/indexPRIhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/oaibaru@pucgoias.edu.br2448-04602448-0460opendoar:2023-02-13T22:54:45Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos - Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESPAÇO PÚBLICO QUE PONTENCIALIZA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES*
title O ESPAÇO PÚBLICO QUE PONTENCIALIZA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES*
spellingShingle O ESPAÇO PÚBLICO QUE PONTENCIALIZA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES*
Milani, Maria Luiza
Mulher. Violência. Espaço público.
title_short O ESPAÇO PÚBLICO QUE PONTENCIALIZA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES*
title_full O ESPAÇO PÚBLICO QUE PONTENCIALIZA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES*
title_fullStr O ESPAÇO PÚBLICO QUE PONTENCIALIZA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES*
title_full_unstemmed O ESPAÇO PÚBLICO QUE PONTENCIALIZA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES*
title_sort O ESPAÇO PÚBLICO QUE PONTENCIALIZA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES*
author Milani, Maria Luiza
author_facet Milani, Maria Luiza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Milani, Maria Luiza
dc.subject.por.fl_str_mv Mulher. Violência. Espaço público.
topic Mulher. Violência. Espaço público.
description A pesquisa abordou a violência contra a mulher praticada no espaço não domiciliar bem como, a inserção das mulheres na vida coletiva, produtiva, política, social, na construção de uma sociedade de igualdade de gêneros pela mobilização dos movimentos sociais. Se indagou como o espaço público, do trabalho e da vida social podem se configurar em lugares que potencializam atos violentos contra mulheres? O objetivo foi de destacar os espaços públicos de Canoinhas que colocam a mulher em situação vulnerável à violência não domiciliar como uma contradição no âmbito dos espaços públicos historicamente conquistados. Desenvolveu-se pesquisa qualitativa, dialética, bibliográfica e de campo. Aponta-se os espaços urbanos de municípios do porte de Canoinhas sobressaem lugares e formas de organização da vida coletiva que potencializam práticas de violência contra a mulher fora dos seus domicílios. Foram apontados locais mal iluminados, com acúmulo de lixo, abandonados, mas que a violência pode acontecer também nos locais d trabalho e de lazer. Para a mulher permanecem riscos e vulnerabilidades, que podem ser minimizados com medidas infraestruturais como iluminação, vigilância e segurança. A questão deve ser amplamente abordada com a população do gênero masculino.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/9295
10.18224/baru.v8i1.9295
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/9295
identifier_str_mv 10.18224/baru.v8i1.9295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/9295/5477
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/9295/6133
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Maria Luiza Milani
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Maria Luiza Milani
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baru - Brazilian Journal of Regional and Urban Affairs; Vol. 8 (2022); 11 páginas
Revista Baru - Revista Brasileña de Asuntos Regionales y Urbanos; Vol. 8 (2022); 11 páginas
Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos; v. 8 (2022); 11 páginas
2448-0460
10.18224/baru.v8.2022
reponame:Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos
instname:Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem)
instacron:PUC_GO
instname_str Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos
collection Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos
repository.name.fl_str_mv Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos - Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem)
repository.mail.fl_str_mv baru@pucgoias.edu.br
_version_ 1798319680836861952