Movimento dos Professores e a Formação do Sujeito Coletivo na Cultura Política da Década de 1980

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Maria Tereza Canezin
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1970
Resumo: Resumo: este artigo, tendo como referência a conjuntura de 1979 a 1989, examina a constituição dos professores do ensino fundamental e médio da rede publica de Goiás em sujeito coletivo. No bojo da cultura política do período a forma de eclosão do movimento de professores - e as sucessivas greves - permitiu temporariamente desvelar o ensino de baixa qualidade, o regime de trabalho aviltante, a extrema precariedade no exercício da profissão e a lógica das políticas publicas educacionais. No período, o movimento possibilitou a conversão da categoria em sujeito coletivo na medida em que os professores passam a se relacionar com o Estado como reivindicantes de direitos específicos tais como: a eleição direta para diretor de escola, a vigência de um estatuto do magistério, concurso publico e melhores condições de trabalho e salariais. . Palavras-chave: movimento de professores, rede pública de ensino, sujeito coletivo, cultura política
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