Movimento dos Professores e a Formação do Sujeito Coletivo na Cultura Política da Década de 1980
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1970 |
Resumo: | Resumo: este artigo, tendo como referência a conjuntura de 1979 a 1989, examina a constituição dos professores do ensino fundamental e médio da rede publica de Goiás em sujeito coletivo. No bojo da cultura política do período a forma de eclosão do movimento de professores - e as sucessivas greves - permitiu temporariamente desvelar o ensino de baixa qualidade, o regime de trabalho aviltante, a extrema precariedade no exercício da profissão e a lógica das políticas publicas educacionais. No período, o movimento possibilitou a conversão da categoria em sujeito coletivo na medida em que os professores passam a se relacionar com o Estado como reivindicantes de direitos específicos tais como: a eleição direta para diretor de escola, a vigência de um estatuto do magistério, concurso publico e melhores condições de trabalho e salariais. . Palavras-chave: movimento de professores, rede pública de ensino, sujeito coletivo, cultura política |
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Movimento dos Professores e a Formação do Sujeito Coletivo na Cultura Política da Década de 1980Resumo: este artigo, tendo como referência a conjuntura de 1979 a 1989, examina a constituição dos professores do ensino fundamental e médio da rede publica de Goiás em sujeito coletivo. No bojo da cultura política do período a forma de eclosão do movimento de professores - e as sucessivas greves - permitiu temporariamente desvelar o ensino de baixa qualidade, o regime de trabalho aviltante, a extrema precariedade no exercício da profissão e a lógica das políticas publicas educacionais. No período, o movimento possibilitou a conversão da categoria em sujeito coletivo na medida em que os professores passam a se relacionar com o Estado como reivindicantes de direitos específicos tais como: a eleição direta para diretor de escola, a vigência de um estatuto do magistério, concurso publico e melhores condições de trabalho e salariais. . Palavras-chave: movimento de professores, rede pública de ensino, sujeito coletivo, cultura políticaEDITORA DA PUC GOIÁS2012-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/197010.18224/educ.v14i2.1970Revista Educativa - Revista de Educação; v. 14, n. 2 (2011); 359-3731983-77711415-049210.18224/educ.v14i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1970/1233Guimarães, Maria Tereza Canezininfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-23T14:53:47ZRevista |
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