As Abordagens Pluralistas sobre Identidade e Diferença e a Gestão da Escola Pública
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/115-131 |
Resumo: | Resumo: no atual contexto da educação escolar, mudanças significativas foram elaboradas no tratamento do tema da pluralidade cultural, atribuindo um lugar de destaque aos conceitos de identidade e diferença. A perspectiva central desse texto é de problematizar esses conceitos, respondendo ao desafio de se reformular suas orientações. Nesse sentido, se faz pertinente analisar essas abordagens que propõem mudanças no campo da educação e, especificamente, compreender suas consequências para a gestão da escola. Como os fundamentos teóricos de uma pedagogia da identidade e da diferença se articulam na gestão da escola? Para que e para quem serve a pedagogia da identidade e da diferença? Como sujeitos e processos são valorizados frente à pedagogia da identidade e da diferença? Palavras-chave: Gestão. Igualdade e diferença. |
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As Abordagens Pluralistas sobre Identidade e Diferença e a Gestão da Escola PúblicaResumo: no atual contexto da educação escolar, mudanças significativas foram elaboradas no tratamento do tema da pluralidade cultural, atribuindo um lugar de destaque aos conceitos de identidade e diferença. A perspectiva central desse texto é de problematizar esses conceitos, respondendo ao desafio de se reformular suas orientações. Nesse sentido, se faz pertinente analisar essas abordagens que propõem mudanças no campo da educação e, especificamente, compreender suas consequências para a gestão da escola. Como os fundamentos teóricos de uma pedagogia da identidade e da diferença se articulam na gestão da escola? Para que e para quem serve a pedagogia da identidade e da diferença? Como sujeitos e processos são valorizados frente à pedagogia da identidade e da diferença? Palavras-chave: Gestão. Igualdade e diferença.EDITORA DA PUC GOIÁS2013-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/115-13110.18224/educ.v16i1.2775Revista Educativa - Revista de Educação; v. 16, n. 1 (2013)1983-77711415-049210.18224/educ.v16i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/115-131/1697Rodrigues, Rubens Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2775Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:46.266Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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Resumo: no atual contexto da educação escolar, mudanças significativas foram elaboradas no tratamento do tema da pluralidade cultural, atribuindo um lugar de destaque aos conceitos de identidade e diferença. A perspectiva central desse texto é de problematizar esses conceitos, respondendo ao desafio de se reformular suas orientações. Nesse sentido, se faz pertinente analisar essas abordagens que propõem mudanças no campo da educação e, especificamente, compreender suas consequências para a gestão da escola. Como os fundamentos teóricos de uma pedagogia da identidade e da diferença se articulam na gestão da escola? Para que e para quem serve a pedagogia da identidade e da diferença? Como sujeitos e processos são valorizados frente à pedagogia da identidade e da diferença? Palavras-chave: Gestão. Igualdade e diferença. |
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