As Abordagens Pluralistas sobre Identidade e Diferença e a Gestão da Escola Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rubens Luiz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/115-131
Resumo: Resumo: no atual contexto da educação escolar, mudanças significativas foram elaboradas no tratamento do tema da pluralidade cultural, atribuindo um lugar de destaque aos conceitos de identidade e diferença. A perspectiva central desse texto é de problematizar esses conceitos, respondendo ao desafio de se reformular suas orientações. Nesse sentido, se faz pertinente analisar essas abordagens que propõem mudanças no campo da educação e, especificamente, compreender suas consequências para a gestão da escola. Como os fundamentos teóricos de uma pedagogia da identidade e da diferença se articulam na gestão da escola? Para que e para quem serve a pedagogia da identidade e da diferença? Como sujeitos e processos são valorizados frente à pedagogia da identidade e da diferença? Palavras-chave: Gestão. Igualdade e diferença.
id PUC_GO-4_0affc562d461209343dc2c2fec2bac7d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2775
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling As Abordagens Pluralistas sobre Identidade e Diferença e a Gestão da Escola PúblicaResumo: no atual contexto da educação escolar, mudanças significativas foram elaboradas no tratamento do tema da pluralidade cultural, atribuindo um lugar de destaque aos conceitos de identidade e diferença. A perspectiva central desse texto é de problematizar esses conceitos, respondendo ao desafio de se reformular suas orientações. Nesse sentido, se faz pertinente analisar essas abordagens que propõem mudanças no campo da educação e, especificamente, compreender suas consequências para a gestão da escola. Como os fundamentos teóricos de uma pedagogia da identidade e da diferença se articulam na gestão da escola? Para que e para quem serve a pedagogia da identidade e da diferença? Como sujeitos e processos são valorizados frente à pedagogia da identidade e da diferença? Palavras-chave: Gestão. Igualdade e diferença.EDITORA DA PUC GOIÁS2013-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/115-13110.18224/educ.v16i1.2775Revista Educativa - Revista de Educação; v. 16, n. 1 (2013)1983-77711415-049210.18224/educ.v16i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/115-131/1697Rodrigues, Rubens Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2775Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:46.266Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv As Abordagens Pluralistas sobre Identidade e Diferença e a Gestão da Escola Pública
title As Abordagens Pluralistas sobre Identidade e Diferença e a Gestão da Escola Pública
spellingShingle As Abordagens Pluralistas sobre Identidade e Diferença e a Gestão da Escola Pública
Rodrigues, Rubens Luiz
title_short As Abordagens Pluralistas sobre Identidade e Diferença e a Gestão da Escola Pública
title_full As Abordagens Pluralistas sobre Identidade e Diferença e a Gestão da Escola Pública
title_fullStr As Abordagens Pluralistas sobre Identidade e Diferença e a Gestão da Escola Pública
title_full_unstemmed As Abordagens Pluralistas sobre Identidade e Diferença e a Gestão da Escola Pública
title_sort As Abordagens Pluralistas sobre Identidade e Diferença e a Gestão da Escola Pública
author Rodrigues, Rubens Luiz
author_facet Rodrigues, Rubens Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Rubens Luiz
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: no atual contexto da educação escolar, mudanças significativas foram elaboradas no tratamento do tema da pluralidade cultural, atribuindo um lugar de destaque aos conceitos de identidade e diferença. A perspectiva central desse texto é de problematizar esses conceitos, respondendo ao desafio de se reformular suas orientações. Nesse sentido, se faz pertinente analisar essas abordagens que propõem mudanças no campo da educação e, especificamente, compreender suas consequências para a gestão da escola. Como os fundamentos teóricos de uma pedagogia da identidade e da diferença se articulam na gestão da escola? Para que e para quem serve a pedagogia da identidade e da diferença? Como sujeitos e processos são valorizados frente à pedagogia da identidade e da diferença? Palavras-chave: Gestão. Igualdade e diferença.
description Resumo: no atual contexto da educação escolar, mudanças significativas foram elaboradas no tratamento do tema da pluralidade cultural, atribuindo um lugar de destaque aos conceitos de identidade e diferença. A perspectiva central desse texto é de problematizar esses conceitos, respondendo ao desafio de se reformular suas orientações. Nesse sentido, se faz pertinente analisar essas abordagens que propõem mudanças no campo da educação e, especificamente, compreender suas consequências para a gestão da escola. Como os fundamentos teóricos de uma pedagogia da identidade e da diferença se articulam na gestão da escola? Para que e para quem serve a pedagogia da identidade e da diferença? Como sujeitos e processos são valorizados frente à pedagogia da identidade e da diferença? Palavras-chave: Gestão. Igualdade e diferença.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/115-131
10.18224/educ.v16i1.2775
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/115-131
identifier_str_mv 10.18224/educ.v16i1.2775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/115-131/1697
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 16, n. 1 (2013)
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v16i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341973916581888